Questões de Concurso Para ciscopar

Foram encontradas 1.055 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2303030 Medicina
Paciente de 11 anos, com doença renal terminal é receptor de transplante renal, podendo os doadores serem vivos ou o transplante ocorrer com rim proveniente de cadáver. Com relação ao transplante renal, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2303027 Medicina
A dermatite atópica é uma das doenças cutâneas mais comuns, principalmente nas áreas urbanas ou nos países desenvolvidos, afetando aproximadamente 20% das crianças ou adolescentes e 1 a 3% dos adultos em países desenvolvidos. A maioria das pessoas desenvolve o distúrbio antes dos 5 anos, e muitas o desenvolvem com menos de 1 ano de idade. A dermatite atópica que se desenvolve durante a infância frequentemente desaparece ou diminui consideravelmente até a fase adulta. Os médicos não sabem o que causa dermatite atópica, mas ela está relacionada aos genes e, muitas vezes, é hereditária e aumenta a probabilidade de também desenvolver:


I-   Asma. II-  Pneumonia. III- Febre do feno. IV- Urticária. V-  Vitiligo.


Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q2303022 Medicina
Sabendo as características e procedimentos cirúrgicos, bem como abordagem dos tumores sólidos em crianças, qual das afirmativas abaixo está CORRETA?
Alternativas
Q2303008 Medicina
Sobre a Lei n.° 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2302960 Medicina
Considerando o câncer da laringe, assinale o item INCORRETO.
Alternativas
Q2302959 Medicina
Em relação a Síndrome de Sjögren, assinale o item verdadeiro.
Alternativas
Q2302958 Medicina
Qual o nome do canal principal da glândula salivar maior parótida?
Alternativas
Q2302957 Medicina
A vertigem muitas vezes é subvalorizada, porém pode estar associada desde causa benigna até acidente vascular encefálico e neoplasia do ângulo ponto-cerebelar. Sobre o assunto, aponte o item CORRETO:
Alternativas
Q2302956 Medicina
É a causa mais frequente de estridor no neonato, e na maioria dos casos, crianças portadoras dessa anomalia apresentam sintomatologia por ocasião do nascimento, ou nos primeiros dias de vida. Em geral, o estridor é benigno, sendo exacerbado pela alimentação, pelo choro e na posição de decúbito supino. Em 50% dos casos, os sintomas pioram durante os primeiros seis meses de vida; e em praticamente todas as crianças com essa anomalia os sintomas desaparecerão por volta de um ano de idade. O diagnóstico é confirmado pela laringoscopia com fibra óptica flexível transnasal. Os achados característicos são pregas ariepiglóticas curtas, com prolapso das cartilagens cuneiformes. Aqui expomos sobre:
Alternativas
Q2302955 Medicina
A paralisia facial periférica idiopática (PFP) é uma disfunção do nervo facial que acomete indivíduos de todas as idades, podendo causar alterações emocionais, sociais e profissionais. A paralisia aguda do nervo facial é uma entidade clínica comum com a qual todo otorrinolaringologista deve estar familiarizado. Trata-se de uma paralisia periférica aguda do nervo facial de causa não definida, sendo o diagnóstico de exclusão. A literatura médica aponta como a principal causa:
Alternativas
Q2302954 Medicina
Todos os pacientes com DPOC deveriam ser encorajados a manter atividade física regular e um estilo de vida saudável. Aqueles pacientes que têm dificuldade em manter uma atividade física por limitação na falta de ar, apesar da otimização do tratamento medicamentoso, deveriam participar de um programa supervisionado de reabilitação. Sobre o tema, analise as assertivas.


I- DPOC é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, caracterizada por limitação do fluxo aéreo pulmonar, parcialmente reversível e geralmente progressiva. Essa limitação é causada por uma associação entre doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e destruição de parênquima (enfisema).
II- Estudos realizados em pessoas com sobrepeso/obesidade relataram que a taxa de mortalidade é diminuída de acordo com o aumento do índice de massa corporal (IMC), ou seja, pacientes com sobrepeso/ obesidade pareciam possuir um efeito protetor contra a mortalidade, o que tem sido chamado de “paradoxo da obesidade”.
III- Os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico da DPOC, não sendo necessário e recomendado a confirmação espirométrica.
IV- O diagnóstico da DPOC é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição ocupacional que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. 
Alternativas
Q2302953 Medicina
O sistema respiratório tem por função facultar a troca de gases do organismo com o ar atmosférico, assegurando concentração de oxigênio de forma permanente no sangue e servindo como via de eliminação de gases residuais. 
Alternativas
Q2302952 Medicina
São sinais, sintomas e tratamento da otite externa eczematosa, EXCETO:
Alternativas
Q2302951 Medicina
Várias são as afecções sofridas pela orelha externa. Os itens abaixo descrevem algumas delas. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2302950 Medicina
Pacientes que apresentam sintomas nasais por mais de quatro semanas podem receber o diagnóstico de rinite. Sobre este diagnóstico, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2302929 Medicina
O trauma de vasos é a causa primária de morte no trauma abdominal. Analise os itens abaixo sobre o tema:


I- Os ferimentos por arma de fogo causam mais lesões intra-abdominais devido a extensão da sua trajetória e a maior energia cinética, envolvendo as estruturas vasculares abdominais em 25% casos.
II- O trauma de vasos abdominais representa 10% a 20% de todos os pacientes submetidos a uma laparotomia por traumatismo penetrante, sendo 24,6% por arma de fogo e 10,3% por arma branca.
III- Os traumatismos fechados causados por acidentes por veículos automotores e quedas de alturas correspondem a cerca de 5 a 10% de todos os traumatismos vasculares abdominais.
IV- Também deve lembrar-se das lesões iatrogênicas comuns em procedimentos como angiografia, cateterismo cardíaco, etc.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2302927 Medicina
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por:
Alternativas
Q2302926 Medicina
A medicina baseada em evidências (MBE) é definida como sendo:
Alternativas
Q2302925 Medicina
As principais causas de osteonecrose são lesões nos ossos que ocorrem por um traumatismo, como em casos de fraturas ou luxações. No entanto, as causas não traumáticas não incluem:
Alternativas
Q2302924 Medicina
Sobre artrite reumatoide (AR), marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: A
6: A
7: C
8: C
9: B
10: C
11: C
12: C
13: B
14: B
15: A
16: D
17: B
18: B
19: D
20: A