Questões de Concurso Para ses - sp

Foram encontradas 615 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3126732 Medicina
Em relação ao exame físico vascular, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3126731 Medicina
    Um paciente, 33 anos de idade, foi ao ambulatório de cirurgia vascular, ele relatou dor e parestesia na perna durante a caminhada com pouco mais de 100 m. Ele também disse que estava sedentário há alguns anos e já havia sentido esporadicamente dores semelhantes, reforçou que, no momento, a dor no pé e na perna é constante durante a caminhada, porém melhora durante o treino de corrida. Ele negou tabagismo, trauma local, etilismo e comorbidades.

Exame físico vascular:  

MID: Pulso femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso presente. Ausência de pulsos distais ao realizar dorsiflexão passiva da perna. TEC < 3 seg. Sinal da bandeira positivo. Normotérmico. Sensibilidade preservada. Pele íntegra.
MIE: Pulso femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso presente. TEC < 3 seg. Sinal da bandeira positivo. Normotérmico. Sensibilidade preservada. Pele íntegra.


Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico adequado para esse caso clínico.
Alternativas
Q3126730 Medicina
Quanto às malformações vasculares, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3126729 Medicina
    Uma paciente, 59 anos de idade, foi ao pronto atendimento com queixa de lesão dolorosa na perna e estava acompanhada de sua filha. Ela relatou que não sabia ao certo como a lesão surgiu, mas notou que vem aumentando de tamanho e com piora da dor, sem posição para colocar a perna que faça conseguir melhora álgica. Estava em uso diário de analgésicos e do antibiótico cefalexina há uma semana indicado por uma amiga da paciente que alegou ter tido uma lesão semelhante, com melhora após o uso do antibiótico. Ela negou comorbidades, mas a filha relatou que a mãe já havia sido diagnosticada com hipertensão e dislipidemia há anos sem nunca ter iniciado o tratamento adequado. PA: 170 x 100 mmHg | FC: 70 bpm. Ex‑tabagista 40 maços/ano (cessou há 5 meses).

Exame físico vascular:

Abdome: globoso, flácido. Indolor à palpação. Ausência de visceromegalias pulsáteis. 

Membro inferior esquerdo: lesão ulcerada, arredondada, diâmetro de 4 cm, com bordas definidas, inodora, sem secreção purulenta e dolorosa à palpação em face lateral no terço distal da perna. Presença de telangectasias. Pulso femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso palpáveis. TEC < 3 seg no pé. Sensibilidade preservada no pé. 

Membro inferior direito: presença de telangectasias. Pulso femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso palpáveis. TEC < 3 seg no pé. Sensibilidade preservada no pé.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico adequado. 
Alternativas
Q3126728 Medicina
O pé diabético é um seguimento específico nos cuidados com o paciente diabético, tendo em vista a complexidade das alterações nas extremidades e na vulnerabilidade dos pés desses pacientes. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3126727 Medicina
De acordo com o Consenso Internacional de Chapel Hill, que define a nomenclatura das vasculites primárias, assinale a alternativa que apresenta apenas as vasculites de vasos de médio calibre.
Alternativas
Q3126726 Medicina
Em relação às desordens venosas pélvicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3126725 Medicina
A respeito das tromboses venosas profundas e da síndrome pós‑trombótica, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3126724 Medicina
    Um paciente, 58 anos de idade, compareceu ao pronto‑socorro com queixa de dor em membro inferior esquerdo, hiperemia e febre há 48 horas, sem eventos semelhantes prévios. Ele relatou ter feito uso de anti‑inflamatórios via oral nos últimos 2 dias; no entanto, notou apenas melhora no controle da febre após o uso da medicação e persistência do eritema. Ele contou, ainda, que é diabético, tabagista e já foi submetido à cirurgia de revascularização do membro inferior esquerdo com confecção de enxerto fêmoro‑poplíteo com prótese há nove anos. O paciente possui alergia a iodo e à penicilina. Sinais vitais normais. Ao exame físico do membro, o paciente apresentava hiperemia delimitada até o joelho, dor à palpação da panturrilha, discreto empastamento, edema 2+/4+, sinal da bandeira positivo, sinal de Homans negativo, pulsos distais palpáveis. Foram solicitados exames laboratoriais que demonstraram leucocitose discreta e PCR elevado. Foi solicitado também ultrassom Doppler venoso de membros inferiores que descartou trombose venosa profunda associada ao quadro. 

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a indicação principal do regime de tratamento na administração da antibioticoterapia para esse paciente.
Alternativas
Q3126723 Medicina
Há predisposição na formação de aneurismas aórticos associados a um defeito na produção do colágeno tipo III e mutação no cariótipo (X0) na síndrome de
Alternativas
Q3126722 Medicina
Em relação à síndrome da veia cava superior, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3126721 Medicina
Quanto ao tratamento das tromboses venosas profundas (TVP), assinale a alternativa que apresenta os anticoagulantes orais que não precisam de ponte com anticoagulante parenteral (heparina).
Alternativas
Q3126720 Medicina
A púrpura trombocitopênica trombótica e a neutropenia são efeitos colaterais incomuns, mas quando presentes ocorrem principalmente pelo uso de um antiagregante plaquetário denominado
Alternativas
Q3126719 Medicina
    Uma paciente, 37 anos de idade, vem apresentando edema endurado em todo o membro inferior direito há 3 anos. Durante o exame físico, observou‑se pele íntegra, ausência de depressão cutânea a digitopressão, assim como a não redução do edema ao elevar os membros e ao se manter em repouso por mais de um dia.

Com base nessa situação hipotética, o diagnóstico e o grau segundo a classificação de Mowlen desse quadro deve ser
Alternativas
Q3126718 Medicina
Estudos apontam que a insuficiência venosa crônica acomete de 50‑85% da população ocidental associada à elevada prevalência. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3126717 Medicina
A respeito das fístulas arteriovenosas, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3126716 Medicina
Quanto à síndrome de May‑Thurner, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3126715 Medicina
Em relação aos acessos para a hemodiálise, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q3126714 Medicina
O sinal da cimitarra pode ser encontrado nas arteriografias dos pacientes com diagnóstico de
Alternativas
Q3126713 Medicina
    Uma paciente de 48 anos de idade compareceu ao pronto atendimento com dor abdominal epigástrica, que piorou no período pós‑prandial, há aproximadamente 12 meses. Ela relatou ter procurado atendimento por múltiplas vezes, sem elucidação adequada do quadro. Já foi realizada a colecistectomia, sem indícios de melhora. Houve perda de 10 kg nos últimos 3 meses devido a esse quadro. Relatou piora da dor nos últimos dias, o que a fez procurar o atendimento de urgência. A paciente estava em bom estado, lactato 0,9. Exames cardiológicos estavam normais. Foi realizada angiotomografia, que evidenciou a imagem a seguir.  

Q31.png (428×285)

Com base nessa situação hipotética e na imagem acima, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a conduta adequados para o caso.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: C
6: B
7: D
8: E
9: E
10: C
11: E
12: A
13: D
14: D
15: C
16: D
17: A
18: C
19: C
20: B