Questões de Concurso
Para crq - 19ª região (pb)
Foram encontradas 368 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
De modo geral, é correto afirmar que a química surge com a elaboração e a transmissão de conhecimentos práticos, cujas origens remontam ao domínio do fogo, à confecção de artefatos de cerâmica e aos primeiros processos de tinturaria e de fermentação.
As operações descontínuas ocorrem nesta ordem: os processos de carregamento; descarregamento; e transformação. Neles, a limpeza dos equipamentos acontece sem qualquer interrupção do processo.
Um processo acontece quando, durante a transformação da matéria‑prima, ocorrem reações químicas. Assim, processo de fabricação é o conjunto de operações e processos, objetivando transformar uma matéria‑prima específica em um determinado produto final.
A tecnologia industrial básica reúne um conjunto de funções tecnológicas de uso pelos diversos setores da economia, agregando ainda serviços de infraestrutura tecnológica.
Os processos tecnológicos industriais são constantemente melhorados ao longo dos anos, com a intenção de melhorar a eficiência dos processos, o que possibilita a geração de novos produtos e o aproveitamento dos coprodutos ou subprodutos das cadeias produtivas.
Os aldeídos apresentam a mesma reatividade dos ácidos carboxílicos, resultando em compostos com nomenclatura semelhante, como no caso do metanal (designado como ácido fórmico ou formaldeído) e etanal (designado como ácido acético ou acetaldeído).
Os compostos alcinos são hidrocarbonetos cíclicos contendo ligação tripla, com fórmula geral CⁿH2ⁿ e nomenclatura com terminação “ino”.
Uma solução de um composto molecular ioniza‑se dissolvido em água. É o caso, por exemplo, da solução de metanol (CH3OH), que é formada, majoritariamente, por íons H⁺ e íons CH3O⁻, com as moléculas dispersas por toda a solução.
Quando um sólido iônico é solubilizado em água, os íons em solução ficam rodeados por moléculas de água, sendo que a substância que forma essa solução aquosa é denominada eletrólito.
A reação química que ocorre quando metano (CH4) é queimado ao ar para produzir o gás dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O) pode ser representada pela equação química balanceada a seguir.
CH4 (g) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (g)
Uma vez que os átomos não são criados nem destruídos em uma reação, uma equação química balanceada deve ter número igual de átomos de cada lado da seta.
O ozônio (O3) é uma forma alotrópica de oxigênio, sendo encontrado na alta atmosfera e no ar poluído das grandes cidades.
Quando um ácido de Brønsted‑Lowry transfere um próton para uma base, a substância produzida nessa transferência é chamada de base conjugada do ácido. Da mesma forma, quando uma base de Brønsted‑Lowry recebe um próton, é formada outra substância, denominada ácido conjugado da base.
Uma substância iônica tem condutividade elétrica baixa, seja no estado sólido, no estado líquido (quando fundida) ou quando dissolvida em solução aquosa, por causa da retenção de seus íons ao deslocamento em direção aos polos da fonte externa de corrente elétrica aplicada.
Para que uma substância seja considerada uma base, cujo pH em solução deve ser maior do que 7, ela deve liberar íons positivos de hidrogênio (H⁺), quando dissolvida em solução aquosa.
Na ligação metálica, ocorre a ocupação do espaço de modo mais eficiente possível na estrutura metálica, com os elétrons da camada de valência responsáveis pela condução da energia elétrica e térmica.
A ligação covalente é formada por átomos que se ligam compartilhando pares de elétrons, que passam a pertencer, ao mesmo tempo, a ambos os átomos.
Os compostos iônicos são formados pela ligação entre os elementos não metais, que formam cátions e ânions, tendo o oxigênio como principal representante.
A formação de amônia pode ser realizada pela reação entre o gás nitrogênio e o gás hidrogênio, conforme a equação química a seguir.
N2 (g) + H2 (g) → NH3 (g) ΔH = −92 kJ
Para essa reação, o valor negativo da variação de entalpia indica que a reação é fortemente endotérmica, com a liberação de 92 kJ de energia.
Quando ocorre uma reação química, os elétrons e os núcleos atômicos são rearranjados, alterando suas energias potenciais.