Questões de Concurso
Para ufape
Foram encontradas 608 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Considerando o que mostra a figura com relação à evolução dos cordados Craniata, analise as afirmativas a seguir:
I. Os vertebrados terrestres evoluíram primariamente de modo a diminuir a perda de água para o ambiente e para melhorar a sustentação do corpo, que passou a não contar mais com o empuxo oferecido pelo meio aquático. II. Os primeiros vertebrados a surgirem na Terra foram os ostracodermes. Esses são peixes agnatos extintos, que não desenvolveram maxilares ósseos ou pares de nadadeiras, que a maioria dos peixes posteriores vieram a possuir. Suas principais características são: o revestimento de ossos dérmicos, que eram organizados em forma de escamas, armaduras ou carapaças. III. As aves evoluíram a partir de um grupo de dinossauros. Assim, os répteis, como as aves, formam um grupo parafilético, pois não incluem todos os descendentes de uma mesma linhagem.
Assinale

Considerando o que mostra a figura sobre a estrutura desses três tipos arquitetônicos das esponjas, é correto afirmar que


As adaptações das aves ao voo envolvem modificações que contribuem para a diminuição de peso ou aumento de potência. Essas características juntas favorecem a permanência desses animais no ar. As afirmativas abaixo referem-se as adaptações das aves ao voo, à exceção de uma. Assinale-a

Os platelmintos apresentam características morfofisiológicas muito significativas na biologia evolutiva animal. Além de ser o primeiro filo a apresentarem um sistema excretor constituído por um grupo de células especializadas denominadas, as células-flama. Os platelmintos são os primeiros animais a apresentar também:

A variedade desses organismos se reflete na sua complexidade, tamanho, hábitats e hábitos alimentares. De acordo com a evidencia fóssil, os moluscos originaram-se no mar e muitos permaneceram por lá. Grande parte, no entanto, evoluiu ao longo das praias, onde havia muitos hábitats e alimento disponíveis. Dentre os moluscos, somente duas classes ocuparam hábitats de água doce e salobra e, destas, apenas uma conseguiu se estabelecer no ambiente terrestre. Esses organismos são, portanto, representantes da classe
I. Enxágue das ponteiras: para pipetas que levam ponteiras, o ideal é fazer um pré-enxágue antes de iniciar um novo procedimento, em um processo de aspiração. Isso evita qualquer contaminação do líquido anterior e aumenta a precisão para o próximo trabalho. II. Manuseio do êmbolo: quando se fizer a aspiração do líquido, a pipeta deve estar posicionada na horizontal, evitando o contato com as paredes do frasco. Ao dispensar a solução, é necessário encontrar o ângulo correto e arrastá-la delicadamente. Deve-se evitar pressionar o êmbolo de maneira muito forte ou muito fraca, porque dessa maneira pode-se gerar imprecisão no volume do líquido pipetado. III. Limpeza do bulbo: Caso o bulbo esteja sujo, toda e qualquer substância que esteve em contato anterior com a pipeta se contaminará ao novo procedimento. Por isso, é importante ressaltar que a limpeza do bulbo deve ser recorrente, já que, se esse dispositivo estiver sujo, mas em uso, poderá secar ou rachar.
Assinale

A necrose é, então, um processo que compreende tanto a morte quanto a degeneração das células de um tecido afetado por determinadas alterações. Essas alterações originam modificações morfológicas oriundas da desnaturação das proteínas intracelulares e/ou da digestão enzimática. Considerando os diferentes tipos de necrose, a necrose que é caracterizada por:
• morte por hipóxia em todos os tecidos, à exceção do cérebro; • acidose intracelular que provoca a desnaturação de proteínas e enzimas, bloqueando a proteólise celular; • tecido, ainda, apresentando a textura firme e a manutenção da sua arquitetura, com preservação do contorno celular por pelo menos alguns dias.
Esse tipo de necrose é, portanto, classificada como