Questões de Concurso
Para professor - artes
Foram encontradas 13.282 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Isabel Marques e Fábio Brazil apresentam a seguinte reflexão no seu livro “Arte em questões”:
“Se permitirmos que a relação entre a Arte na escola e arte fruída socialmente se torne inócua, por que mantê-la nos currículos escolares? Se, para grande parcela da população, o professor de Arte ainda tem pouca importância no contexto da escolarização básica; se a Arte tem pouco interesse na escola e o professor raramente é valorizado como interlocutor de conhecimento e produtor de linguagem, para que insistir em mantê-los nas propostas curriculares? Não seriam ambos dispensáveis, Arte e professor especialista na área? Não deveriam ter o mesmo destino que tiveram o Latim, a Educação Moral e Cívica e as Prendas Domésticas que já habitaram nossos currículos? Seria a arte uma ‘língua morta’? Uma questão de foro pessoal/familiar? Um tipo de ‘prenda’ dispensável?” Marques, Isabel A.; Brazil, Fábio. Arte em questões (Portuguese Edition). Cortez Editora. Edição do Kindle. Localização de 263 a 268.
De acordo com o texto, analise as sentenças a seguir sobre a finalidade da arte.
I- O acesso à arte por meio da escola formal não é, necessariamente, o início de um caminho para sistematizar, ampliar e construir conhecimento nas diferentes linguagens artísticas que nos possibilitam interagir no mundo de forma diferenciada.
II- Qualquer pessoa, tendo sua escolarização lhe garantido ou não esse direito, pode vir a reconhecer o quanto do conhecimento, das leituras de mundo, das impressões e expressões da humanidade está registrado pela arte, presentificado pela arte, concretizado num trabalho de arte, mobilizado no fazer artístico.
III- Arte é conhecimento, cujo direito é universal, mas não é um conjunto de saberes que são imprescindíveis para que o cidadão possa inteligir, experienciar e atuar no mundo.
Está(ão) CORRETO(S):
Analise as sentenças a seguir, de acordo com o teatro pedagógico de Brecht.
I- Brecht propõe um teatro que parte da complexidade do gesto e do maximalismo para compor a ação teatral, que de tal forma necessita de grandes arquiteturas para acontecer, estando posta em lugares específicos para a montagem do palco.
II- Seu teatro didático se presta a nos conduzir ao exercício de uma reflexão sobre os paradigmas sociais, sendo um teatro que parte do jogo e não tem objetivos espetaculares, servindo como experiências estéticas sempre voltadas ao social, adequando-se aos objetivos educacionais.
III- O foco das peças didáticas são os jovens, que, na utopia desse dramaturgo, poderiam, a partir de uma pedagogia estética, buscar a transformação da sociedade em um espaço mais justo e igualitário. Assim, em suas peças didáticas ele nos apresenta perguntas, levando-nos a indagar mais e mais a partir da linha traçada pelo texto e pela ideia que se materializa em ação dramática.
Está(ão) CORRETO(S):