Questões de Concurso Para analista treinee - ciências da computação

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Q52681 Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Um dos objetivos da BPMN é criar um mecanismo simples para o desenvolvimento dos modelos de processos de negócio e, ao mesmo tempo, poder garantir a complexidade inerente aos processos. A simbologia adotada está dividida em quatro categorias básicas de elementos, ou seja,
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Q52680 Arquitetura de Software
Imagem 015.jpg

Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III acima:
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Q52679 Arquitetura de Software
Enterprise Service Bus ? ESB:
Alternativas
Q52678 Arquitetura de Software
Sobre a SOA ? Service-oriented architecture, considere:

I. A SOA fornece, essencialmente, uma estrutura na qual a lógica do aplicativo pode ser decomposta em pedaços ou serviços que podem ser reutilizados e modificados e aplicados em diferentes áreas dentro e fora da empresa sem ajustar a tecnologia subjacente, otimizando, dessa forma, o compartilhamento e reutilização dos componentes de TI.
II. Ao contrário das Web Services, na SOA, duas áreas diferentes, com aplicativos e dados diferentes, e possivelmente sistemas operacionais ainda mais diferentes, podem compartilhar o serviço sem uma grande quantidade de codificações customizadas para fazê-lo funcionar.
III. Utilizando a SOA, uma empresa pode construir sistemas de TI flexíveis, com serviços fortemente acoplados que podem ser compartilhados, modificados e permutados sem enfrentar dificuldades com a customização de tecnologias subjacentes, mesmo levando em conta a existência de grande quantidade de linhas de códigos da linguagem WSDL.
IV. Na SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo, tal como editar ou processar uma transação, e não devem depender do estado de outras funções ou processos.

É correto o que consta APENAS em
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Q52677 Engenharia de Software
Em relação à componentização e reuso, considere:

I. Se o componente sendo projetado é muito complicado, então, não é usável, por ser muito complexo ou apenas uma pequena porção desse componente é usada. Ao projetar um componente reusável, deve-se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível.
II. Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de modo que vários usuários possam utilizar. Uma outra forma para reuso de interfaces genéricas é o reuso da especificação. Uma vez que os componentes podem possuir múltiplas interfaces, é possível ter diferentes componentes.
III. No que concerne ao reuso dos componentes existentes, as interfaces podem ser projetadas para usar outras interfaces em tempo de design (desde que todas as implementações de componentes no sistema especificado suportem as interfaces) ou em tempo de implementação (usa os serviços de outras interfaces).

É correto o que consta em
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Q52676 Engenharia de Software
Requisitos não funcionais são aqueles que declaram restrições ou atributos de qualidade para um software e/ou para o processo de desenvolvimento de um sistema. Algumas classificações dos requisitos não funcionais podem ser encontradas na literatura, tais como, as propostas por Mamani [Mamani 99] e por Sommerville [Sommerville 92], apresentadas abaixo.

Imagem 014.jpg
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Q52675 Engenharia de Software
Representar a arquitetura de software em várias visões, utilizando vários modelos, produz um resultado mais consistente uma vez que há muita informação dissociada para retratar em um único modelo. Nesse sentido considere os itens abaixo, relativos aos principais esquemas de visões:

I. Um esquema que ressalta, em separado, os detalhes estático, dinâmico e funcional dos objetos identificados no sistema, ou seja, cada objeto possui sua estrutura e sua descrição definidas do ponto de vista estático, dinâmico e funcional.
II. As visões determinam uma seqüência de atividades que ocorrem no tempo, ou seja, uma evolução incremental dos conceitos do negócio e suas representações. Primeiro devem ser pensados os detalhes da visão lógica para, em seguida, se pensar nos detalhes da visão física. As semânticas determinam as representações estática e dinâmica de ambas as visões.
III. Um esquema onde as visões são coordenadas com o objetivo de representar a arquitetura como um modelo de abstração que possui o foco na estrutura nos elementos essenciais, sugerindo a notação UML [Booch98] como principal mecanismo de representação dos propósitos das visões. IV. Um esquema onde vários propósitos são atendidos pelas visões, tais como, abordar a organização lógica do sistema, organizar suas funcionalidades, abordar os aspectos de concorrência e descrever a distribuição física do software na plataforma utilizada. As visões se dividem em lógica, de processo, de desenvolvimento, de implementação e de casos de uso.

Os itens acima referem-se, respectivamente, às visões
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Q52674 Arquitetura de Software
Em Arquitetura de Software, um estilo de arquitetura é a descrição de tipos de componentes, dos padrões que guiam a interação entre eles e de suas restrições. Nesse sentido, considere:

Ele oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. Antes de projetar um sistema, coleta-se os requisitos, transformando-os em especificações, considerando-se que os requisitos estão bem definidos e estáveis. Inclui os padrões Camada (Layers), Canos e Filtros (Pipes and Filters) e Blackboard.

Trata-se do estilo de arquitetura:
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Q52673 Algoritmos e Estrutura de Dados
Para responder às questões de números 51 e 52, considere a figura abaixo, relacionada à Teoria dos Grafos.

Imagem 012.jpg

No grafo exibido, o caminho Imagem 013.jpg tem comprimento igual a
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Q52672 Algoritmos e Estrutura de Dados
Para responder às questões de números 51 e 52, considere a figura abaixo, relacionada à Teoria dos Grafos.

Imagem 012.jpg

O grafo representado é um grafo
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Q52671 Sistemas Operacionais
A responsabilidade do kernel consiste, tradicionalmente, em abstrair a interface do hardware, permitindo que processos utilizem este recurso concorrentemente, de forma segura e padronizada. Assim, um kernel ou núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware, que é o caso do sistema operacional aberto Linux. O Linux é um
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Q52670 Redes de Computadores
Nos sistemas multimídia,
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Q52669 Noções de Informática
Em relação a sistemas distribuídos, considere:

I. Visando a otimização do maior número possível de máquinas e tipos de computadores, o protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas.
II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.
III. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir várias tarefas simultaneamente.
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que consta APENAS em
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Q52668 Redes de Computadores
Imagem 011.jpg
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Q52667 Banco de Dados
Analise os elementos apresentados nos quadros 1 e 2 abaixo.

Imagem 010.jpg
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Q52666 Programação
No âmbito das linguagens formais, no processo de compilação, a fase de análise é composta pelas subfases: Análise Léxica, Análise Sintática e Análise Semântica. Assim, considere:

I. Durante a análise léxica, as palavras ou lexemas são guardados na tabela de símbolos e classificados de acordo com a linguagem, em palavras reservadas, comandos, variáveis e tipos básicos.
II. A Análise Sintática é responsável pela verificação da boa formação dos comandos da linguagem, de acordo com as regras especificadas pela gramática da linguagem, pois sentenças mal formadas, geralmente, interrompem o processo de compilação e são apresentadas como mensagens de erro.
III. No fim da análise sintática, temos a representação do programa original de forma hierárquica, onde o programa é representado por uma árvore sintática.
IV. A análise semântica mais comum consiste na verificação da consistência de tipos dos operandos envolvidos em operações aritméticas ou dos parâmetros passados a procedimentos.

É correto o que consta em
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Q52665 Programação
Em linguagem formal, os sufixos da palavra aaba são identificados por
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Q52664 Banco de Dados
Em termos de banco de dados, é correto afirmar:
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Q52663 Programação
Boas práticas de programação são sempre bem-vindas em qualquer tipo de linguagem, já que trazem benefícios em termos de qualidade e performance. Nesse sentido, considere os códigos abaixo, utilizados no desenvolvimento de aplicações baseadas na plataforma .NET.

Imagem 009.jpg
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Q52662 Programação
No que concerne às linguagens de programação, analise:

I. A linguagem de programação C++ não oferece herança múltipla, somente herança simples. Java suporta herança simples, mas a partir de uma classe virtual chamada interface, constitui uma versão da herança múltipla.
II. Existem várias versões de PHP, sendo que o suporte para acesso a banco de dados com o uso de cláusulas SQL está disponível apenas nas versões posteriores à PHP 3.
III. Métodos de passagem de parâmetros permitem que parâmetros sejam transmitidos entre o programa principal e os subprogramas. Nesse sentido, o método de passagem de parâmetros por valor é a técnica na qual são passadas cópias dos parâmetros envolvidos, isto é, ao passar uma variável como parâmetro de um método, sempre será efetuada a cópia dos bits desta variável.
IV. ASP e PHP foram projetadas para serem embutidas em páginas HTML, não podendo ser usadas independentemente para a geração de programas executáveis autônomos.

É correto o que consta em
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: E
6: E
7: B
8: A
9: D
10: B
11: A
12: B
13: C
14: C
15: A
16: E
17: E
18: C
19: D
20: D