Questões de Concurso Para analista técnico - saúde

Foram encontradas 70 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1980802 Medicina
Paciente masculino aparentando 35 anos é trazido pelo SAMU ao serviço de emergência com tosse produtiva, febre e algo dispneico. Foi encontrado na via pública e apresenta más condições de higiene pessoal. Está torporoso e com abertura ocular espontânea, as pupilas estão isocóricas, não apresenta déficit motor e os reflexos profundos estão preservados. Exame físico (resumo):
- pressão arterial = 125/90mmHg;
- frequência cardíaca = 108bpm;
- temperatura axilar = 38,2°C;
- mucosas hipocoradas e hipo-hidratadas;
- dentes em mau estado geral;
- aparelho respiratório com roncos difusos e crepitações à direita.
A radiografia do tórax mostrou um infiltrado cavitário no segmento superior do lobo inferior, confirmado pela tomografia computadorizada.
Ao se iniciar terapêutica antibiótica empírica para esse paciente, dentre os medicamentos abaixo, a melhor escolha é:
Alternativas
Q1980801 Medicina
Para o tratamento do status epilético, o medicamento inicial a ser utilizado é:
Alternativas
Q1980800 Medicina
Paciente de 18 anos, masculino, apresenta queixa de episódios frequentes de palpitação. O exame físico mostra frequência cardíaca variando de 160 a 180bpm; pressão arterial = 110/70mmHg; ritmo cardíaco irregular, com bulhas normofonéticas e sem sopros. Eletrocardiograma apresentou traçado compatível com taquicardia supraventricular (TSV). Após reversão com adenosina, foi realizado um Holter 24 horas, durante o qual o paciente não apresentou sintomas. Esse exame evidenciou ritmo de base variável alternando TSV e ritmo sinusal com intervalo P-R curto, onda delta e prolongamento do QRS.
O diagnóstico desse jovem é:
Alternativas
Q1980799 Medicina
Homem de 75 anos apresenta quadro de dor importante na região interescapular. Sua história médica inclui hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio há alguns anos e tabagismo prévio. Encontra-se ansioso; pressão arterial = 180/110mmHg; frequência cardíaca = 110bpm.
O ECG mostra infarto antigo da parede inferior, mas não apresenta alterações isquêmicas agudas. A radiografia do tórax apresenta alargamento do mediastino e a tomografia computadorizada do tórax mostra dissecção da aorta descendente que não envolve as artérias renais (tipo II de Stanford).
O mais apropriado para a próxima etapa na abordagem terapêutica desse paciente é:
Alternativas
Q1980798 Medicina
Mulher de 52 anos com acometimento de múltiplas articulações teve o diagnóstico de artrite reumatoide feito pelo seu médico. Como primeira escolha terapêutica foi iniciada monoterapia com metotrexato. Após três meses do tratamento inicial otimizado, ainda há persistência de atividade inflamatória da doença.
O passo terapêutico seguinte para essa paciente deve ser:
Alternativas
Q1980797 Medicina
A manifestação do aparelho respiratório mais comum no lúpus eritematoso sistêmico é:
Alternativas
Q1980796 Medicina
No Brasil, para o tratamento inicial de adultos com infecção pelo HIV, o esquema inicial preferencial deve ser a associação de:
Alternativas
Q1980795 Medicina
Indivíduo masculino de 32 anos assintomático realiza exame de aptidão física para a prática desportiva. O médico realiza um ECG cujo traçado parece sugerir doença de Chagas.
A confirmação do diagnóstico nessa fase de evolução da enfermidade: 
Alternativas
Q1980794 Medicina
Paciente masculino de 58 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial, realizou alguns exames laboratoriais para consulta com seu médico. Sua pressão arterial era 150/90mmHg e os exames apresentaram:
- glicemia (jejum) = 142mg/dl;
- Na = 140mmol/l;
- K = 5,3mmol/l;
- ureia = 36mg/dl;
- creatinina = 1,1mg/dl;
- microalbuminúria = 250mg/24h.
Sobre esse último achado, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1980793 Medicina
Homem de 42 anos, lavrador, é internado em hospital de referência com relato de febre irregular e emagrecimento há cinco meses. No exame físico é observada palidez cutaneomucosa e hepatoesplenomegalia.
A equipe médica suspeita do diagnóstico de leishmaniose visceral e o diagnóstico de certeza deverá ser feito preferencialmente por meio de:
Alternativas
Q1980792 Medicina
Indivíduo adulto do sexo masculino procura serviço de pronto atendimento com cefaleia, dores pelo corpo e síndrome febril. O médico que o atende suspeita de dengue, mas não identifica a presença de sinal de alarme, entretanto, sua prova do laço é positiva.
A conduta recomendada pelo Ministério da Saúde para esse paciente é:
Alternativas
Q1980791 Medicina
Indivíduo de 25 anos, usuário de drogas injetáveis, apresenta febre, calafrios e dor lombar. O hemograma completo mostra leucocitose e 12% de bastões e um exame de imagem apresenta lesões em L2 e L3. Após a colheita de amostras para hemocultura, foi iniciado antibiótico empírico que, após 48 horas, mostrou ser adequado para o tratamento do paciente.
Esse medicamento provavelmente foi:
Alternativas
Q1980790 Medicina
Homem de 60 anos apresenta dispneia aos esforços e sibilância há seis meses, e produção diária de escarro. Trata-se de um fumante de 50 maços-ano de cigarros e que era previamente saudável. O exame físico apresenta o murmúrio vesicular difusamente reduzido com alguns sibilos ao final da expiração. É realizada espirometria que evidencia o volume forçado expiratório no primeiro segundo (VEF1) de 1,5 l (60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 l e relação VEF1/CVF de 0,65.
Sobre esse paciente, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1980789 Medicina
Homem de 36 anos, obeso, procura serviço de emergência com dor abdominal, náuseas e hematúria. Seus sinais vitais estão adequados e há dor à palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome, sem outros achados no exame físico. O exame de urina confirma a presença de sangue, sem outros elementos anormais. A tomografia computadorizada revela litíase de 4mm no terço distal do ureter esquerdo.
A melhor abordagem terapêutica para esse paciente é:
Alternativas
Q1980788 Medicina
Mulher de 61 anos com hipertensão arterial e diabetes tipo 2 procura serviço de pronto atendimento com dor no joelho direito. Sua pressão arterial é 140/85mmHg, frequência cardíaca de 76bpm e a articulação se encontra aumentada de volume e com presença de derrame. É prescrito anti-inflamatório para uso diário. Após dez dias de uso começa a apresentar dispneia, fadiga e edema de membros inferiores. Nova avaliação médica detecta pressão arterial de 185/100mmHg e dosagens de ureia e creatinina séricas de 110 e 3,6 mg/dl, respectivamente.
O provável mecanismo pelo qual o medicamento causou a insuficiência renal aguda nessa paciente é:
Alternativas
Q1980787 Medicina
Universitário de 19 anos apresenta rash cutâneo maculopapular generalizado após o uso de amoxicilina para tratamento de faringite exsudativa.
Tem maior probabilidade de estar associada a esse efeito adverso:
Alternativas
Q1980786 Medicina
A ação da peçonha presente nas serpentes responsáveis pelos acidentes botrópicos é:
Alternativas
Q1980785 Medicina
A manifestação cardiovascular mais frequente na doença de Graves é: 
Alternativas
Q1980784 Medicina

Sobre a síndrome metabólica, analise as afirmativas a seguir.


I. A redução do peso é a abordagem primária do distúrbio.


II. A presença de hipertrigliceridemia é um dos critérios de definição da síndrome.


III. Ela pode estar associada à presença de doença hepática gordurosa não alcoólica.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1980783 Medicina
Paciente masculino de 58 anos iniciou quadro de forte dor na orofaringe à direita e no conduto auditivo externo desse mesmo lado, de forte intensidade, precipitada pela deglutição ou fala. A duração da dor era em média de 30 a 60 segundos.
Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de neuralgia do: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: E
6: A
7: E
8: E
9: C
10: D
11: E
12: A
13: D
14: B
15: B
16: E
17: D
18: B
19: E
20: E