Questões de Concurso
Para fisioterapeuta
Foram encontradas 28.709 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I – Um nível elevado de leucócitos e desvio à esquerda sugere processo infeccioso ativo, exigindo atenção ao manejo de exercícios e riscos de propagação.
II – A contagem de plaquetas é irrelevante para protocolos de mobilização precoce, pois não impacta risco de sangramento.
III – Hematócrito baixo pode indicar necessidade de ajustes de intensidade, reduzindo sobrecarga cardiovascular.
IV – O VCM (Volume Corpuscular Médio) não oferece nenhuma informação sobre a etiologia da anemia.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I – O acompanhamento farmacoterapêutico permite ajuste de medicamentos, considerando possíveis interferências no desempenho motor.
II – A farmácia clínica é restrita à dispensação de fármacos básicos, sem impacto no processo de reabilitação.
III – A reconciliação medicamentosa pode auxiliar na prevenção de interações que afetem a evolução do quadro funcional.
IV – A atuação multiprofissional baseia-se na troca de informações, incluindo orientações de doses e horários para otimizar as sessões.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I – Protocolos de calibração e uso de materiais de referência certificado fortalecem a confiabilidade dos resultados laboratoriais.
II – A adoção de indicadores de qualidade, como gráficos de Levey-Jennings, dispensa a análise crítica do profissional de saúde.
III – A biossegurança em laboratórios inclui barreiras de proteção e treinamento contínuo, reduzindo o risco de contaminações e erros pré-analíticos.
IV – O controle interno de qualidade anula completamente a necessidade de auditorias externas ou de programas de proficiência.
Estão corretas apenas as afirmativas:
(__) Assumir responsabilidade técnica por serviço de Fisioterapia, em caráter de urgência, quando designado ou quando for o único profissional do setor, atendendo a Resolução específica.
(__) Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção, salvo situações previstas em lei.
(__) Divulgar, para fins de autopromoção, declaração, atestado, imagem ou carta de agradecimento emitida por cliente/paciente/usuário ou familiar deste, em razão de serviço profissional prestado.
(__) Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal incompatível com o princípio de bioética de justiça.
A sequência está correta em:
I. O perfil epidemiológico do local de trabalho interfere diretamente na prioridade de ação da fisioterapia.
II. O modelo da fisioterapia coletiva não visa extinguir as ações de cura e reabilitação característica da fisioterapia reabilitadora, mas sim acrescentar novas possibilidades e necessidades de atuação do fisioterapeuta frente ao atual quadro sanitário e da nova lógica de organização do SUS.
III. No que se refere à população idosa, a atuação do fisioterapeuta na atenção básica possibilita o desenvolvimento de ações relacionadas à melhoria da postura, o estado físico-funcional, além de estimular o desenvolvimento da autoestima e bem-estar.
I. A ultrassonografia utiliza ondas sonoras de alta frequência, seus efeitos são térmicos, mecânicos, químicos e biológicos. É indicado para tendinite, bursite, contraturas, osteoartrite, lesões ósseas e síndromes dolorosas regionais complexas.
II. Os exercícios resistivos para extremidades hemiplégicas podem diminuir a espasticidade e por isso são controversos.
III. Atividades e exercícios que estimulam o uso dos membros superiores e inferiores são utilizados para estagnar a capacidade muscular aeróbica.