Questões de Concurso Para agente de vigilância

Foram encontradas 863 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3287648 Saúde Pública
Segundo o volume 55, nº 15, do Boletim Epidemiológico, de 2024, o Estado do Pará registrou 11.206 casos de acidentes com animais peçonhentos em 2023, cerca de 16% dos casos notificados no país naquele ano.
Os acidentes com animais peçonhentos registrados no Estado do Pará, envolveram, mais comumente, 
Alternativas
Q3287647 Saúde Pública
Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma ação de promoção da saúde.
Alternativas
Q3287646 Saúde Pública
Entre as ações de controle de anofelinos vetores da malária está a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).
A respeito da estratégia de BRI, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3287645 Saúde Pública
O Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP-Malária) é usado no Brasil para monitorar e gerenciar os casos de malária em todo o território nacional.
A respeito desse sistema, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3287644 Saúde Pública
Assinale a opção que apresenta a prática que, durante uma operação de campo no controle de doenças transmitidas por vetores, garante a segurança e sua efetividade.
Alternativas
Q3287643 Saúde Pública
A Portaria MS/GM nº 1.356 iniciou a implantação do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) no Brasil.
Sobre o VIVA, analise as afirmativas a seguir.

I. O componente VIVA Inquérito realiza inquéritos periódicos em unidades sentinelas de urgência e emergência para descrever o perfil das vítimas de violências.
II. O componente de Vigilância Contínua desse sistema integra o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
III. Os casos de tráfico de pessoas e trabalho escravo não são objeto de vigilância no VIVA.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3287642 Saúde Pública
O plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (DANT) 2021-2030 apresenta-se como diretriz para a prevenção dos fatores de risco das DANT e para a promoção da saúde da população.
Sobre esse plano, analise as afirmativas a seguir.

I. O monitoramento da carga de mortalidade por DCNT atribuída à poluição do ar é realizado com informações produzidas por metodologia que combina dados de saúde e de qualidade do ar.
II. Para o monitoramento das metas de redução da taxa de mortalidade prematura por DCNT, deve-se considerar os óbitos ocorridos em idades menores que 30 anos.
III. Os óbitos por intoxicações exógenas por produtos de uso domiciliar, alimentos e por uso abusivo de álcool e outras drogas fazem parte do Eixo Vigilância em Saúde das DCNT.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3287641 Saúde Pública
A respeito do uso de larvicidas e inseticidas durante ações de controle de vetores em áreas residenciais, assinale a opção que descreve uma prática correta.
Alternativas
Q3287640 Saúde Pública
As visitas domiciliares são ações realizadas pelos profissionais de saúde, com o objetivo de monitorar, educar, prevenir e tratar condições de saúde em ambientes domiciliares.
Sobre as atribuições dos técnicos em vigilância epidemiológica durante as visitas domiciliares, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3287639 Saúde Pública
A Atenção Básica e a Vigilância em Saúde deverão desenvolver ações integradas visando à promoção da saúde e à prevenção de doenças nos territórios sob sua responsabilidade.
Sobre as atribuições da Vigilância na Atenção Básica, de acordo com as políticas definidas do SUS elencadas na Portaria de Consolidação no 2/2017, analise os itens a seguir.

I. Vigilância de infecção hospitalar.
II. Vigilância da violência e acidentes.
III. Vigilância das doenças não transmissíveis.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3287638 Saúde Pública
O e-SUS APS é uma estratégia criada para reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde (APS) em nível nacional, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
A respeito da estratégia e-SUS APS analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O sistema de processamento e a disponibilização de dados e informações relacionadas à APS é o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
( ) O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) é alimentado pelo Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e pelo Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
( ) Os sistemas e-SUS Território, e-SUS Atividade Coletiva e e-SUS Vacinação alimentam o sistema e-SUS Gestão, que subsidia os gestores municipais com as informações das atividades realizadas pelas equipes de saúde da família.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3287637 Saúde Pública
O Sistema de Vigilância de Epizootias em primatas não humanos (PNH) capta informações sobre adoecimento ou morte desses animais e investiga, adequadamente, esses eventos, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão para a adoção de medidas de prevenção e de controle e para reduzir a morbimortalidade da doença na população humana, em áreas afetadas.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A área de abrangência para a vigilância de epizootias em PNH compreende todo o território nacional.
( ) Com as coordenadas geográficas dos locais de investigação, é possível cruzar informações a respeito do clima, da cobertura vegetal e da hidrografia.
( ) A notificação da morte de PNH à unidade local da Secretaria Municipal de Saúde pode ser realizada por qualquer indivíduo, o mais brevemente possível.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3287636 Saúde Pública
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) constitui um método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição desse vetor.
A respeito do LIRAa, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3287635 Saúde Pública
A implementação do Regulamento Sanitário Internacional no Brasil permitiu a promoção de parcerias globais para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, com destaque para o aprimoramento da rede de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Sobre as competências da Rede CIEVS, analise as afirmativas a seguir.

I. Verificar eventos e rumores de Saúde Pública que possam constituir ameaça à saúde da população.
II. Coletar, consolidar, avaliar, analisar e disseminar informações referentes a eventos de Saúde Pública.
III. Supervisionar o funcionamento das Coordenações e Postos de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras nos Estados.
Alternativas
Q3287634 Saúde Pública
O município de Canaã dos Carajás tem como uma de suas principais atividades econômicas a mineração de ferro. A exposição continuada à poeira de minério do ferro pode causar a pneumoconiose denominada siderose.
A respeito da siderose, analise as afirmativas a seguir.

I. A maioria dos casos é assintomática.
II. O uso de equipamentos de proteção individual diminui o risco dos trabalhadores de desenvolver a doença.
III. As pessoas acometidas são elegíveis para receber a vacinação pneumocócica independentemente da idade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3287633 Saúde Pública
Em função da importância do uso de ferramentas de análise espacial na investigação de epizootias, é imperativo padronizar as unidades de medida aferidas com aparelhos GPS (Global Positioning System) nas seguintes coordenadas geográficas:
Alternativas
Q3287632 Saúde Pública
O Brasil enfrenta um surto de Oropouche, com mais de 8 mil casos confirmados esse ano, incluindo três mortes. Cerca de 44,5% dos casos ocorreram em estados da Região Norte. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O principal vetor no Brasil é o maruim (Culicoides paraensis).
II. A letalidade do Oropouche é geralmente muito menor que a da dengue.
III. O agente etiológico envolvido é o protozoário Myxobolus braziliensis.
IV. Os quadros clínicos são facilmente diferenciados da dengue pela diferença no tempo de incubação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3287631 Saúde Pública
Analise a lista de doenças a seguir.

I. Sarampo.
II. Febre amarela.
III. Tuberculose.
IV. Esquistossomose.

Assinale a opção que contém as doenças pertencentes à lista de agravos de notificação compulsória imediata ao Ministério da Saúde.
Alternativas
Q3287630 Saúde Pública
Assinale a opção que indica, segundo a Organização Mundial da Saúde, a denominação dos fatores econômicos e sociais relacionados com a produção do processo saúde-doença e o sistema de cuidados. 
Alternativas
Q3287629 Saúde Pública
A Constituição Federal de 1988 prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja estruturado com princípios e diretrizes específicas.
Conforme determinado pela Constituição, assinale a opção que indica a estratégia de organização dos serviços de saúde em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de racionalizar o uso dos recursos. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: E
5: E
6: B
7: C
8: E
9: C
10: D
11: E
12: D
13: D
14: B
15: E
16: B
17: A
18: A
19: B
20: C