Questões de Concurso
Para tecnologista júnior – citotecnologia
Foram encontradas 100 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O tempo de exposição necessário para a destruição de microrganismos depende da concentração e da potência do desinfectante.
Os esporos bacterianos têm maior resistência à ação dos desinfectantes químicos que o vírus da hepatite B.
Esterelização é o processo físico ou químico que destrói microrganismos presentes em objetos contaminados, incluindo os esporos bacterianos.
Desinfecção é o processo físico ou químico que destrói microrganismos presentes em objetos contaminados, sem atingir os esporos bacterianos.
A primeira referência a respeito de um desinfectantes de que se tem conhecimento está relacionada ao dióxido de enxofre.
A operação de destampar um frasco com líquido contaminado logo após agitá-lo deve sempre ser realizada dentro das cabines de segurança, porque pode gerar aerossóis infecciosos.
Os aerossóis formam-se pelo uso incorreto de centrífugas e outros equipamentos.
Os aerossóis são micropartículas sólidas ou líquidas com dimensões de 0,1 μm a 10 μm que podem permanecer em suspensão e transportar agentes infecciosos.
Ao contrário da centrífuga, a ultracentrífuga, por possibilitar derramamento e quebra de tubos, é considerada um equipamento de risco dentro do laboratório.
O Treponema pallidum e o Schistosoma mansoni são agentes biológicos que podem provocar doença no homem, com grande probabilidade de alto risco para os profissionais de saúde.
O Mycobacterium tuberculosis e o HIV são agentes biológicos que apresentam risco individual baixo e risco coletivo alto de provocar enfermidades graves em profissionais de laboratório.
No método de Ziehl-Neelsen-Faraco, a fuccina básica visa reforçar a coloração das bactérias, e a utilização de substâncias oleosas visa aumentar o conteúdo lipídico da membrana.
O PAS é um método que cora o glicogênio e os mucopolissacarídeos neutros e, aplicando-se a diástase, elimina-se o mucopolissarídeo, corando somente o glicogênio.
Material com alto teor de proteínas, a exemplo dos derrames cavitários, necessita da utilização de cola de gelatina e albumina para facilitar a sua adesão às lâminas.
Nas fezes, nas secreções vaginais e no suco duodenal, a pesquisa de Entamoeba histolytica, Trichomonas vaginalis e Giardia lamblia pode simplesmente ser feita entre lâmina e lamínula.
O polietilenoglicol, o formol e o álcool etílico são os fixadores ideais para a citologia diagnóstica.
O método de Papanicolaou não pode ser utilizado para avaliar as alterações hormonais do ciclo menstrual.
Nas lâminas coradas pela hematoxilina-eosina, as alterações nucleares características das células malignas são evidenciadas pelo corante eosina.
As normas de biossegurança dependem do sistema regulatório em vigor para as atividades econômicas afetadas pela biotecnologia: saúde humana e animal, alimentação, agricultura e proteção ambiental.
O Documento Escopo, elaborado pela Câmara dos Lordes britânica, foi a primeira diretriz governamental para a definição de um padrão de normas embasado no risco propriamente dito.