Questões de Concurso
Para músico
Foram encontradas 878 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões 38 e 39.
Observe o trecho musical a seguir.
Sobre o trecho musical acima, é CORRETO afirmar:
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões 38 e 39.
No trecho musical há um acorde que pode receber nomenclatura diferenciada, conforme o âmbito de estudo e análise musical. São duas possibilidades de nomenclatura desse acorde:
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
No âmbito da técnica vocal, verificamos um conjunto de recursos destinados à articulação expressiva da voz, uma parte deles relacionada à composição de um gênero e/ou estilo musical e outra parte relacionada às possibilidades fisiológicas do uso do aparelho vocal. São recursos considerados fundamentais para o uso do aparelho vocal:
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
Na constituição da orquestra sinfônica, os grupos de instrumentos e naipes foram formados gradualmente por sua afinidade de construção e execução. São pertencentes ao mesmo grupo instrumental:
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
tímpanos, bumbo sinfônico, violino e celesta.
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
Durante o desenvolvimento da orquestração moderna, diversas novas possibilidades de escrita musical foram surgindo junto ao desenvolvimento dos instrumentos, principalmente no século XX. São consideradas expansões do conjunto de técnicas de instrumentos no século XX:
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
Um dos recursos mais utilizados na escrita em bloco, bastante presente nos arranjos realizados para bandas de metais e madeiras, é o Drop-2. O recurso Drop-2 refere-se à
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
No arranjo da música popular é comum encontrarmos técnicas diversas de condução vocal, muitas vezes diretamente relacionadas a estilos ou contextos de escrita. Se, por um lado, a escrita coral tradicional é bastante utilizada, por outro lado, outras técnicas podem conduzir a sonoridades distintas das mais comuns. NÃO é uma técnica ou recurso de condução de vozes
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
No trecho musical,
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
O trecho musical NÃO apresenta o padrão de escrita rítmica denominado
Considere o trecho musical a seguir para responder às questões de 29 a 31:
Sobre o trecho musical, é INCORRETO afirmar:
A prosódia aplicada à música trata especificamente do manejo do texto e da acentuação tônica das palavras em relação à acentuação e à métrica musicais. Com base nessa concepção, analise o trecho musical a seguir:
No trecho musical acima,
A polirritmia é
Entre as ferramentas atuais de ensino da leitura musical, especialmente o solfejo, apresenta-se a leitura melódica proporcional, também conhecida como “dó móvel”. Essa forma de trabalho tem sido frequentemente utilizada na preparação de corais amadores, por sua agilidade e melhor assimilação por não iniciados na linguagem musical. Sobre a leitura melódica proporcional, é CORRETO afirmar:
A performance na regência, relacionada principalmente à interpretação musical do repertório destinado a grupos de instrumentistas e/ou cantores, se desenvolveu profundamente durante o século XX e continua a se desenvolver no século XXI. Esse processo, por sua vez, fez surgir técnicas distintas de condução, também com finalidades diferentes. São, exclusivamente, técnicas de condução presentes no estudo do gestual da regência:
A técnica de batuta, principalmente associada à regência orquestral, se desenvolveu em direções diferentes ao longo da história da música, especialmente na forma de tratar o movimento e sua relação com a representação do tempo e com a conexão com o ictus. O ictus, é
A percepção vocal, conceito concernente à forma como o cantor percebe sua voz e se articula com a música por meio de seu corpo, está dividida em dois grupos, cada qual relacionado a um estágio da percepção. O primeiro estágio, relacionado ao estímulo anterior à emissão vocal, compreende o controle auditivo e a sensibilidade muscular do cantor. O segundo estágio, ligado à percepção do som já emitido, compreende a sensibilidade vibracional e a visão. Sobre a memória muscular do cantor, é CORRETO afirmar:
Na regência e preparação de corais amadores, é comum que o trabalho de arranjo seja diferenciado daquele direcionado ao canto coral profissional, muitas vezes tendo como prioridade a experiência musical sobre a especialização e, por vezes, também um processo de educação musical por meio da prática do canto. São recursos utilizados na preparação de corais amadores: