Questões de Concurso
Para professor - engenharia química
Foram encontradas 116 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere o que se afirma sobre adsorventes e processos de adsorção.
I. A adsorção envolve a transferência de um constituinte de um fluido para a superfície de uma fase sólida. Para completar a separação, normalmente o constituinte adsorvido pode ser removido do sólido. A fase fluida pode ser um gás ou um líquido.
II. A adsorção pode ocorrer por meio de mecanismos físicos e químicos.
III. Zeólitas utilizadas como peneiras moleculares são aluminossilicatos cristalinos que possuem poros uniformes. Entre outras aplicações, as zeólitas são utilizadas para secagem e separação de hidrocarbonetos.
IV. Os dados de uma adsorção física podem ser expressos, muitas vezes, por meio de isotermas de adsorção, como as de Freundlich e Langmuir.
V. Quase todos os sistemas de adsorção mostram que, com o aumento da temperatura, a quantidade adsorvida pelo adsorvente aumenta fortemente.
Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão relacionadas com processos de destilação:
I. Numa solução ideal a volatilidade pode ser relacionada diretamente à pressão de vapor dos componentes puros.
II. Uma vantagem deste processo é que não se faz necessário adicionar nenhuma substância para efetivar a separação.
III. Envolve a transferência de um componente solúvel de uma fase gasosa para um líquido relativamente não volátil.
IV. As fases líquida e gasosa não contêm os mesmos componentes.
V. Os efeitos térmicos são decorrentes aos calores de vaporização e de condensação.
VI. O líquido está abaixo do seu ponto de bolha e a fase gasosa está acima do seu ponto de orvalho.
Para os processos de separação, assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:
1. Os cálculos requerem o conhecimento do equilíbrio gás-líquido.
2. Remoção de um componente de um líquido pelo contato com uma fase gasosa. Por exemplo, pode-se extrair a amônia de uma solução aquosa mediante o borbulhamento de ar através da solução.
3. Transferência de um componente solúvel de uma fase gasosa para um líquido relativamente não volátil. Nos casos mais simples, o líquido não se vaporiza, e o gás contém apenas um constituinte solúvel.
4. Na indústria farmacêutica, antibióticos em solução aquosa podem ser removidos com solventes orgânicos.
5. Os componentes de uma fase sólida podem ser separados pela dissolução seletiva da parte solúvel do sólido por meio de um solvente adequado.
( ) Destilação e absorção de gás.
( ) Extração líquido-líquido.
( ) Absorção.
( ) Dessorção.
( ) Lixiviação.
Em relação aos grupos adimensionais, assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:
1. Razão entre as difusividades térmica e mássica.
2. Razão entre transferência de calor por convecção e somente por condução.
3. Gradiente de concentração adimensional na superfície e fornece uma medida da transferência de massa convectiva que ocorre na superfície.
4. Razão entre as difusividades de momento e mássica.
5. Razão entre as difusividades de momento e térmica.
( ) Número de Prandtl.
( ) Número de Sherwood.
( ) Número de Lewis.
( ) Número de Schmidt.
( ) Número de Nusselt.
Da mesma forma que a ____________ serve para definir a condutividade térmica, a __________ define outra propriedade de transporte importante, a difusividade mássica. Na transferência de massa, difusividades mássicas podem ter grandes variações, com as __________ difusividades associadas à difusão em gases e as _____________ difusividades associadas à difusão em sólidos. O fluxo mássico difusivo da espécie “A” representa ______________.
Assinale a alternativa cujas opções completam CORRETAMENTE as sentenças acima, na ordem em que aparecem no texto.
De acordo com os números de passes no casco e nos tubos, os trocadores de calor do tipo casco e tubos podem ser diferentes. Sua forma mais simples envolve _______________. Usualmente, são instaladas _______________ para aumentar o coeficiente convectivo no fluido no lado do casco, induzindo ________________. Trocadores de calor compactos possuem densas _______________ e são normalmente utilizados quando pelo menos um dos fluidos é um gás, tendo como característica um ______________ coeficiente de transferência de calor.
Assinale a alternativa cujas opções completam corretamente as sentenças acima, na ordem em que aparecem no texto.
Considere o que se afirma sobre radiação térmica.
I. É a energia emitida pela matéria que está a uma temperatura não nula. A emissão pode ocorrer a partir de gases, líquidos e superfícies sólidas. A radiação também pode incidir sobre uma superfície a partir de suas vizinhanças.
II. A emissão pode ser atribuída a alterações nas configurações eletrônicas dos átomos ou moléculas que constituem a matéria.
III. A transferência por radiação ocorre mais dificilmente no vácuo.
IV. O fluxo térmico emitido por uma superfície real é maior do que aquele emitido por um corpo negro à mesma temperatura.
V. A emissividade é uma propriedade que depende do material da superfície, mas independe de seu acabamento.
Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Analise as afirmativas sobre transferência de calor por convecção, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) A transferência de calor por convecção é mantida pelo movimento molecular aleatório e pelo movimento global do fluido no interior da camada limite.
( ) Na interface entre a superfície aquecida e o fluido, a velocidade do fluido é nula e o calor é transferido somente por convecção.
( ) No caso da convecção livre, o escoamento do fluido é induzido por forças de empuxo causadas por variações de temperatura no fluido.
( ) A equação para a taxa de transferência de calor por convecção é conhecida como a lei de Fourier.
A pressão é usada para obter uma separação de moléculas por meio de uma membrana semipermeável. Separação de emulsões de óleo em água, fracionamento ou separação de proteínas e recuperação de proteínas do soro de queijo são as principais aplicações de qual processo de separação por membranas?
Considere o que se afirma sobre camadas-limite de velocidade laminar e turbulenta.
I. Como efeito das interações que levam ao escoamento caótico, flutuações de velocidade e de pressão podem ocorrer em qualquer ponto no interior da camada-limite turbulenta.
II. Três regiões diferentes podem ser encontradas na camada-limite turbulenta como uma função da distância da superfície: uma subcamada viscosa na qual o perfil de velocidades é aproximadamente linear e o transporte é dominado pela difusão, uma camada de amortecimento adjacente e uma zona turbulenta na qual o transporte é dominado pela mistura turbulenta.
III. A transição do escoamento laminar para o turbulento pode ser resultado de pequenos distúrbios que podem se originar em flutuações na corrente livre ou podem ser causados pela rugosidade superficial ou minúsculas vibrações na superfície.
IV. Se o número de Reynolds for grande, as forças de inércia serão insignificantes em relação às forças viscosas.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Sobre o coeficiente de atrito, é INCORRETO afirmar que:
Sobre a camada limite, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA na sequência de cima para baixo.
( ) A camada limite é a região adjacente a uma superfície sólida na qual tensões viscosas estão presentes, em contraposição à corrente livre onde as tensões viscosas são desprezíveis.
( ) As tensões viscosas presentes na camada limite são decorrentes do cisalhamento das camadas do fluido.
( ) Gradientes de velocidade na camada limite originam tensões viscosas nesta região.
( ) Na camada limite laminar existem gradientes de velocidade, os quais não estão presentes na camada turbulenta.
( ) A espessura da camada limite pode ser definida como sendo a distância da superfície na qual a velocidade situa-se dentro de 1% da velocidade da corrente livre.
A lei da conservação da massa da espécie “A”, em um sistema binário, é escrita para o volume em uma casca fina de sólido ou fluido de acordo com a Equação 2:
{taxa de massa de A que entra} − {taxa de massa de A que sai} + {taxa de massa de A produzida pela reação homogênea} = 0
Equação 2
Sobre esta relação estão sendo feitas as seguintes considerações:
I. A espécie química “A” pode entrar ou sair do sistema por difusão, pelo movimento molecular.
II. A espécie química “A” pode entrar e sair do sistema por convecção, em decorrência do movimento global do fluido.
III. A espécie química “A” pode estar sendo consumida ou produzida por reações químicas homogêneas.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) A teoria da camada limite é usada para descrever o comportamento do fluido em uma região muito fina próximo a superfícies sólidas.
( ) Para o escoamento permanente bidimensional de um fluido com densidade e viscosidade constantes em torno de um objeto submerso, podemos afirmar que as principais variações de velocidade ocorrem em uma região muito fina, na qual os efeitos da curvatura são de extrema importância.
) A camada limite muito fina é uma condição encontrada no escoamento bidimensional de fluidos em torno de um objeto submerso, a altos números de Reynolds.
( ) Uma fina camada limite próxima da parede de escoamento do fluido pode ser usada para a descrição de um escoamento viscoso, onde se obtém uma solução aproximada para as componentes da velocidade, levando-se em conta a viscosidade do fluido.
Considere as afirmativas abaixo com relação à conservação de energia:
I. Um mecanismo de transferência de energia, em direção ao fluido e a partir dele no volume de controle é o trabalho realizado pelas forças de corpo e de superfície.
II. O trabalho realizado por força de corpo é constituído de forças decorrentes da pressão do fluido e das tensões de cisalhamento viscoso.
III. O trabalho realizado pelas forças de corpo tem de ser considerado apenas na presença de efeitos importantes gravitacionais, elétricos ou magnéticos.
Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Analise as afirmativas com relação às equações da quantidade de movimento:
I. As formas diferenciais das equações de movimento na camada limite hidrodinâmica são obtidas por meio da aplicação da segunda lei de Newton do movimento para um elemento diferencial de volume de controle na camada limite.
II. A segunda lei de Newton é a expressão do balanço da quantidade de movimento, segundo a qual a força líquida que age sobre o volume de controle é igual à massa vezes a aceleração do elemento fluido dentro do volume de controle, que também é igual à taxa líquida de quantidade de movimento que sai do volume de controle.
III. As forças que atuam sobre o volume de controle consistem em forças de corpo que atuam em todo o corpo do volume de controle e são proporcionais ao volume do corpo.
IV. As forças que atuam sobre as superfícies de controle, que são decorrentes da pressão hidrostática e em virtude dos efeitos viscosos, são proporcionais à superfície.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
O processo de sedimentação é acelerado com:
A fluidização é um processo no qual:
I. um fluido atravessa um leito de partículas sólidas em velocidade suficiente para gerar uma suspensão das partículas.
II. a altura do leito de partículas aumenta à medida que a taxa de escoamento do fluido aumenta.
III. a velocidade terminal das partículas individuais ocorre em velocidades de escoamentos muito maiores do que as necessárias à obtenção do leito fluidizado.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Para reduzir a turbulência, durante o escoamento de um fluido por um tubo, é possível:
Assinale a sequência que corresponde ao preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:
1. Britador de mandíbulas.
2. Moinho martelo.
3. Moinho de atrito.
4. Moinho de bolas.
5. Moinho agitado.
6. Moinho giratório.
( ) tem uma cabeça de esmagamento cônico que gira no interior de um invólucro em forma de funil, aberto na parte superior.
( ) é utilizado para a redução grosseira de ampla quantidade de sólidos.
( ) é composto de uma câmara no qual o meio moedor deixa as partículas ultrafinas.
( ) é caracterizado pelo processo de fragmentação do material sólido que passa entre dois discos ranhurados, nos quais, um gira sob o outro.
( ) contém um rotor de alta velocidade dentro de um invólucro cilíndrico.
( ) tem a redução do tamanho das partículas realizada pelo impacto de corpos moedores.