Questões de Concurso
Para analista de planejamento - geoprocessamento
Foram encontradas 68 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analisando-se os quadrantes, conclui-se que
I – Têm como característica diferencial a estrutura topológica representada pelos relacionamentos espaciais entre elementos gráficos, como conectividade, adjacência, proximidade, continência e intersecção.
II – Foram gerados para facilitar a criação de projetos de Engenharia e Arquitetura, mas é frequentemente utilizado em cartografia digital.
III – Geralmente acessam as informações de modo sequencial, forçando a fragmentação das informações geográficas em diversos arquivos.
IV – Têm capacidade de elaborar mapeamentos de risco e de potencial, por meio da análise espacial integrada de planos de informação.
Referem-se ao Sistema CAD APENAS as afirmativas
A técnica de filtragem espacial de frequências consiste em realçar seletivamente as feições de alta, média ou baixa frequências que compõem as imagens de sensoriamento remoto.
Na imagem de satélite, como forma de facilitar o reconhecimento de diferentes feições geomorfológicas, devem ser utilizados filtros do tipo
Nessa perspectiva, qual é a combinação correta entre bandas e cores (RGB), na qual uma área de floresta densa apareça verde na composição colorida?
O histograma ilustra um procedimento de aumento de contraste de uma imagem de satélite. Esse procedimento é denominado aumento
O RADARSAT possibilita obter imagens através de nuvens, chuva, neblina e fumaça e, parcialmente, através de algumas coberturas vegetais, águas rasas e areias não consolidadas.
O aspecto do RADARSAT que possibilita a obtenção dessas imagens é denominado
• apresenta sensibilidade ao teor de umidade das plantas, podendo-se observar estresse na vegetação causado por desequilíbrio hídrico;
• apresenta grande sensibilidade à presença de sedimentos em suspensão, em corpos líquidos;
• apresenta sensibilidade à morfologia do relevo, permitindo obter informações sobre geomorfologia, geologia e solos.
Essas características e aplicações referem-se, respectivamente, às seguintes bandas do LANDSAT:
A metodologia geoestatística procura extrair, de uma aparente aleatoriedade dos dados coletados, as características estruturais probabilísticas do fenômeno regionalizado, ou seja, uma função de correlação entre os valores situados em uma determinada vizinhança e a direção no espa- ço amostrado. O método de estimativa básico utilizado é o da krigagem, por meio do qual são resultados semivariogramas, que expressam o comportamento espacial da variável regionalizada.
Em um semivariograma, a distância a partir da qual as amostras passam a não possuir correlação espacial, e a relação entre elas torna-se aleatória é denominada
I - rede de drenagem;
II - cidades, rodovias e ferrovias;
III - altimetria;
IV - geomorfologia;
V - unidades e associações dos solos;
VI - tipologia vegetal;
VII - tipos de uso e ocupação das terras.
Para criar uma base cartográfica geral, por meio de um mapa topográfico, devem ser superpostos, especificamente, os PI referentes APENAS aos temas
Existe um satélite que detém sensor com maior sensibilidade para captar pequenas diferenças de radiação, possibilitando maior poder de contraste e de discriminação dos alvos nas imagens, ou seja, possui a melhor resolução radiométrica.
Esse satélite é o