Questões de Concurso Para técnico em planejamento

Foram encontradas 94 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1238474 Engenharia Civil
Na interpretação de um terreno representado por curvas de nível em planta, a linha de talvegue é
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1238310 Geografia
Analise as seguintes afirmativas com relação ao Sistema Universal Transverso de Mercartor (UTM). I. Apresenta a numeração dos fusos segundo o critério adotado para a Carta Internacional ao Milionésimo.
II. Para evitar valores negativos, as ordenadas são acrescidas, no hemisfério Sul, da constante 10.000.000 metros.
III. O cruzamento do Equador com o Meridiano Central marca a origem das coordenadas planas em cada sistema parcial.
Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1232796 Raciocínio Lógico
Duas proposições compostas são equivalentes se seus valores lógicos são iguais. Considerando que p e q são proposições lógicas, então é CORRETO afirmar que a proposição (p Ʌ ~ q) é equivalente a:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: CONAB
Q1228218 Direito Agrário
A política de garantia de preços mínimos (PGPM) existente no Brasil desde os meados da década de 60, somente assumiu um papel de destaque na política agrícola a partir de 1979, com o esgotamento do sistema de crédito agrícola. A PGPM tem como principal objetivo:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1226267 Raciocínio Lógico
Os sucessivos termos da sequência: (47, 42, 37, 33, 29, 26, x, y, z, w) são obtidos através de uma lei de formação. Obedecendo a essa lei, é CORRETO afirmar que o valor de (x + y +z + w) é igual a:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1221779 Matemática
Os números inteiros x, y e z são tais que x – 2y = 2z – 1; z + x = y - 2 e 2x + y + 3z = 1. Nessas condições. é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: CONAB
Q1221517 Engenharia Agronômica (Agronomia)
 A produção de grãos brasileira nas últimas décadas tem-se deslocado para áreas cada vez mais distantes dos grandes centros do Sudeste e do Sul do País. A mudança no sentido do escoamento dos grãos decorre de uma redução nos custos de transportes. Os dois fatores responsáveis por essa mudança, são:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: CONAB
Q1220444 Logística
Sobre a ocorrência freqüente de desaparecimento de cargas, que afeta o desempenho do setor de transportes de produtos agroindustriais e de alimentos, analise as afirmativas a seguir:
I - O contexto de insegurança leva à transferência do risco por meio do seguro de carga.
II - A sinistralidade é um indicador de desempenho dos seguros medido pela razão entre o valor das indenizações pagas e o faturamento do setor de transportes.
III - A utilização de seguros para cargas tem relação com a especificidade da carga transportada e a região de abrangência do frete.
As afirmativas corretas são:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: CONAB
Q1198996 Português
A pior explicação [para o resultado do referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo realizado recentemente no país] me parece ser a que divide o “não” e o “sim” entre bandidos e mocinhos. O “não” é o partido da bala, o “sim” é o partido da paz; o “não” defende o direito de matar, o “sim” é pela vida; o “não” é a opção pela barbárie, o “sim” é a escolha da civilização e coisas do gênero.
A explicação é maniqueísta na medida em que divide o mundo em bons e maus. É presunçosa quando coloca seu defensor do lado dos bons. É elitista e arrogante quando desrespeita a opinião de 60 milhões de brasileiros, reduzindo-os a partidários do mal ou, no mínimo, a idiotas enganados e manipulados por um grupo maquiavélico de fabricantes e comerciantes de armas.
Creio haver certa concordância entre analistas sobre o fato de que a força da campanha do “não” consistiu em enfatizar dois pontos, o direito individual à legítima defesa e a crítica ao fracasso das políticas públicas de segurança, isto é, ao não-cumprimento pelo Estado do dever de proteger os cidadãos.
Sem entrar na discussão substantiva do tema, eu diria que a surpresa do resultado do referendo provém exatamente do fato de que tais argumento tenham encontrado recepção tão positiva. Houve seguramente fatores tópicos que afetaram os resultados, como a tradição gaúcha de uso de armas, as necessidades de defesa das populações de fronteira. Mas eles não explicam a vitória generalizada do “não”.
A surpresa vem, sobretudo, do eco encontrado pela defesa de um direito civil clássico, a proteção da própria vida. Pesquisa de opinião pública na região metropolitana do Rio de Janeiro, em 1997, revelou muito baixa consciência de direitos, sobretudo políticos e civis. Do total de entrevistados, 57% não conseguiram mencionar nem um direito sequer. Apenas 2% mencionaram direitos políticos e 12% direitos civis. A situação só melhorava um pouco em relação aos direitos sociais, reconhecidos por 26% dos entrevistados. 
O referendo veio mostrar que, colocados diante de um problema concreto de direitos, os eleitores identificaram com clareza um direito civil clássico. É sintomático também que, na pesquisa, a consciência de direitos variava na proporção direta da escolaridade. O “não” predominou exatamente entre os mais educados.
Pode-se alegar que se trata propriamente de um direito clássico, isto é, de um liberalismo do século 19. Mas, em nossa tradição estatista e patrimonial, desenvolver a consciência de direitos individuais, mesmo com um século de atraso, é, sem dúvida, uma novidade e mesmo um progresso.
O progresso do outro argumento não foi surpresa. Nossa tradição sempre atribuiu ao Estado a tarefa de resolver tudo, inclusive o problema da segurança (nesse ponto, aliás, ela não diverge da tradição do Estado gendarme). É o óbvio ululante que nossos governos, nos três níveis de administração, com ou sem contingenciamento de verbas, têm falhado miseravelmente em proteger o cidadão. Impedir que o cidadão decida se vai ou não comprar uma arma quando o governo não consegue defendê-lo, restringir um direito ao mesmo tempo que não se cumpre um dever - eis a combinação explosiva que me parece ter levado 60 milhões a votar pelo “não”, concorde-se ou não com a decisão.
Não por acaso, em Diadema, onde a prefeitura executa há cinco anos, antes do Estatuto do Desarmamento, uma política eficiente de segurança, o “sim” venceu, embora por pequena margem.
(CARVALHO, José Murilo de. Folha de São Paulo: 30 / 10 / 2005.)
A gramática ensina que em não poucos contextos frasais a concordância verbal é facultativa. Tendo em vista esse fato, sugere-se abaixo, entre parênteses, ao lado da concordância observada no texto, uma segunda possibilidade de concordância.
I - “Houve (houveram) seguramente fatores tópicos que afetaram os resultados”.
II - “Do total de entrevistados, 75% não conseguiram (conseguiu) mencionar nem um direito sequer”.
III - “É sintomático também que, na pesquisa, a consciência de direitos variava (variavam) na proporção direta da escolaridade”.
IV - “eis a combinação explosiva que me parece ter (terem) levado 60 milhões a votar pelo ‘não’”.
Deve-se entender como correta, no português culto, a dupla concordância que se lê em:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1187950 Português
Em: "[...] no tom pernóstico de um plantonista que sabe que não tem leitos disponíveis e manda você para casa com aquela dor no peito e a "certeza" de que "você não está enfartando, deve ser só digestão", as aspas em “certeza” foram usadas com a finalidade de
Alternativas
Ano: 2006 Banca: NCE-UFRJ Órgão: CONAB
Q1186810 Matemática
Suponha que o prefeito de uma pequena cidade deseja fazer um estoque de segurança para a merenda escolar. Ele vai incorrer em um custo de armazenagem mensal de 1% sobre o preço da mercadoria por tonelada. O estoque da mercadoria (x), que custa R$ 3.500,00/tonelada, foi de 3 toneladas. Já o estoque da mercadoria (y), que custa R$ 3.000,00/tonelada, foi de 4 toneladas. Ambas as mercadorias (x) e (y) ficarão armazenadas por 6 meses. O custo de armazenagem para cada mercadoria é de:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG - MG
Q1183272 Matemática
Se os termos da Progressão Geométrica (a, b, c) são lados de um triângulo retângulo, então é CORRETO afirmar que a razão dessa Progressão Geométrica é um número
Alternativas
Q1109787 Engenharia Civil
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto. Sobre as instalações hidráulicas e hidrossanitárias em alvenaria estrutural, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1109786 Engenharia Civil
Um projeto é um empreendimento que se caracteriza por ser um evento temporário e por ter um objetivo único e bem definido. No que se refere ao planejamento e gestão de projetos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1109785 Engenharia Civil
Durante a orçamentação, é necessário que se leve em consideração as perdas de material que inevitavelmente acontecem. Com relação a essas perdas de material, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1109784 Noções de Informática
Ao usar o software AutoCAD® para executar um desenho arquitetônico, um dos comandos usados é o layer (camada). No que se refere a esse comando, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1109783 Engenharia Civil
Os projetos de instalações hidráulicas ou hidrossanitárias são os projetos de subsistemas que envolvem reserva e abastecimento de água, ramais de esgoto e drenagem. Com relação a esses projetos, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1109782 Engenharia Civil
Definem-se como mapas temáticos todos aqueles que representam qualquer tema, além da representação do terreno. Sobre os mapas temáticos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1109781 Engenharia Civil
Na terraplenagem de um trecho de estrada vicinal, foi necessária a escavação de materiais nos trechos de corte da pista em execução e também o uso de empréstimos para complementar o volume de terra necessário nos trechos em aterro. No que se refere à medição dos volumes escavados e considerando esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1109780 Engenharia de Agrimensura
Os modelos digitais de elevação (MDE), também conhecidos como modelos numéricos de terreno (MNT), são definidos como sendo a representação matemática da distribuição contínua do relevo dentro de um espaço de referência, armazenada em formato digital adequado para utilização em computadores. Com relação a um MNT, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: A
6: C
7: A
8: D
9: E
10: A
11: C
12: A
13: D
14: B
15: C
16: D
17: A
18: B
19: B
20: A