Questões de Concurso
Para residência
Foram encontradas 1.182 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O anexo V, da Portaria de Consolidação que normatizou as Redes de Atenção à Saúde, instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (Origem: PRT MS/GM 3088/2011 ); Art. 1° Fica Instituída a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (Origem: PRT MS/GM 3088/2011 ). Segundo estes anexos, são unidades pertencentes a RAPS:
O apoio matricial realizado no SUS configura-se como uma forma de organizar o trabalho:
Em 28 de setembro de 2017, o ministro da saúde assinou seis Portarias de Consolidação dos Atos Normativos do Ministério, divididas em eixos temáticos, que foram publicadas no Diário Oficial da União nº 190- Suplemento, de 03 de outubro de 2017. Segundo o Ministério da Saúde, as portarias conformam um "código", que resultou da análise de 17 mil portarias vigentes, onde menos de 5% continham normas ainda válidas. Essas normas foram consolidadas no que tem sido denominado como Código do SUS. A portaria de consolidação que normatiza as Redes de atenção à Saúde é:
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com o livro Psicopatologia e Semíologia dos Transtorno Mentais de Dalgalarrondo (2008):
De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.
1. Conceitualmente, a Educação lnterprofissional é definida como uma intervenção em que os membros de mais de uma profissão da saúde aprendem juntos, de forma interativa, com o propósito de melhorar a colaboração interprofissional e os níveis de saúde dos usuários. Educação lnterprofissional traz ao estudante a oportunidade de compreender mais claramente o trabalho como membro de equipe como prática colaborativa, aumentando a eficiência das equipes ao reduzir duplicidade de serviços.
2. A Educação lnterprofissional foi desenvolvida como uma forma de superar o desconhecimento e o preconceito entre as profissões, tendo em vista que, ao aprenderem em conjunto, as profissões saberão trabalhar melhor juntas, e, assim, melhorar a qualidade dos serviços prestados. É uma importante estratégia para o desenvolvimento de profissionais preparados para o trabalho em equipe, prática fundamental para a integralidade do cuidado.
3. A educação interprofissional deve propiciar aos profissionais de saúde uma experiência vertical de organização do trabalho na aprendizagem, onde cada profissão, partindo do paradigma biológico, desenvolva seu papel na pirâmide hierárquica do cuidado.