Questões de Concurso Para odontólogo - periodontia

Foram encontradas 271 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3211747 Saúde Pública
Assinale a alternativa que apresenta atribuição dos profissionais agentes comunitários de saúde das equipes de atenção básica.
Alternativas
Q3211746 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta corretamente técnica cirúrgica que proporciona acessibilidade à região radicular, redução ou eliminação da profundidade da bolsa, preservando ou aumentando a largura da gengiva aderida.
Alternativas
Q3211745 Saúde Pública
Para a afiação das limas de Hirschfeld, basta colocar a base do recurso de afiação triangular, paralela ao plano horizontal, o que deixa a face lateral do triângulo encostada na face coronária a ser desgastada. O movimento para dar fio ao instrumento deve ser feito para cada “dente” da lima.

O ângulo de afiação das limas de Hirschfeld é de 
Alternativas
Q3211744 Odontologia
A anestesia apenas dos tecidos moles e do periósteo bucal dos molares inferiores é alcançada pelo bloqueio do nervo
Alternativas
Q3211743 Odontologia
As porfirias constituem um grupo de doenças genéticas distintas, além de formas adquiridas, de potencial impacto para a clínica odontológica. São deficiências enzimáticas específicas na via de biossíntese do radical heme da hemoglobina, causando o acúmulo de porfirinas, compostos intermediários que se tornam tóxicos quando detectados em altas concentrações nos tecidos.

Em relação aos medicamentos de uso odontológico, são fármacos que apresentam contraindicação absoluta para pacientes portadores de porfiria: 
Alternativas
Q3211742 Odontologia
Quanto ao padrão de movimento durante a escovação dentária, assinale a alternativa que contém apenas técnicas que utilizam movimento vibratório.
Alternativas
Q3211741 Odontologia
O uso da escova de dentes não é sinônimo de alto padrão de higiene oral. Estudos mostram que adultos, a despeito de seus aparentes esforços, podem não conseguir ser tão efetivos na remoção de placa como poderia ser esperado.

Os dois índices mais usados para avaliar a eficácia da remoção de placa com escovas de dentes são: índice
Alternativas
Q3211740 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta defeito na região de furca compatível com o tratamento indicado.
Alternativas
Q3211739 Odontologia
O grau e a configuração do defeito de furca são fatores importantes no diagnóstico e no planejamento do tratamento.

Em relação ao defeito de furca grau II, é correto afirmar que
Alternativas
Q3211738 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta evento relacionado à fase de granulação no processo de cicatrização da lesão.
Alternativas
Q3211737 Odontologia
A cicatrização da lesão periodontal por meio de restauração de um sulco gengival normal no mesmo nível da base da bolsa periodontal patológica anterior configura
Alternativas
Q3211736 Odontologia
O mecanismo pelo qual o laser de baixa potência exerce seus efeitos em diminuir a sintomatologia dolorosa baseia-se
Alternativas
Q3211735 Odontologia
Lasers de alta potência tem a possibilidade de atuação em tecidos duros e moles. Devido à grande absorção pela água e hidroxiapatita promovem uma ablação explosiva mais precisa nos tecidos duros, como osso, esmalte, dentina e cemento.

Assinale a alternativa que apresenta apenas lasers que promovam tais efeitos.
Alternativas
Q3211734 Odontologia
A lesão endoperiodontal verdadeira combinada se forma quando uma doença endodôntica que progrediu coronariamente se junta com uma bolsa periodontal infectada que progrediu apicalmente.

Em relação ao tratamento de uma lesão endoperiodontal verdadeira combinada, é correto afirmar que se
Alternativas
Q3211733 Odontologia
Paciente de 22 anos, sexo feminino, apresenta lesões como anéis eritematosos circulares e concêntricos, assemelhando-se a um alvo (lesões em alvo), localizadas na pele e nas extremidades. No exame clínico intraoral, observam-se grandes erosões rasas e ulcerações com bordas irregulares na gengiva e na mucosa jugal, além de crostas hemorrágicas na região do vermelhão labial. Relata sintomas de febre, mal-estar, cefaleia, tosse e dor de garganta uma semana antes do aparecimento das lesões de pele e bucais. Os espécimes de biópsia do tecido perilesional mostram edema subepitelial e inflamação perivascular. A imunofluorescência indireta é negativa.

Uma hipótese de diagnóstico plausível para o caso clínico descrito é:
Alternativas
Q3211732 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta informação correta em relação à influência do diabetes sobre o periodonto.
Alternativas
Q3211731 Odontologia
Evidências científicas têm mostrado relação entre a saúde sistêmica e a saúde oral, ou seja, os efeitos potenciais da doença periodontal em uma ampla variedade de sistemas e órgãos.

A ativação endotelial pode ocorrer por diversos meios, e a participação de células espumosas está relacionada a vários processos patológicos. Mecanismos biológicos pelos quais as bactérias periodontais ou os mediadores inflamatórios associados à periodontite podem
Alternativas
Q3211730 Odontologia
Paciente de 54 anos, sexo feminino, fumante, HIV positivo (carga viral indetectável), queixa-se de mal-estar, febre e prostração, além de dor intensa e sangramento gengival. No exame físico, nota-se linfadenopatia dos linfonodos submandibulares. No exame clínico intraoral, observam-se ulceração e necrose da papila e da margem gengival, acompanhadas de perda de inserção clínica. As úlceras estão cobertas por uma camada branco-amarelada de massa bacteriana.

Na primeira consulta odontológica dessa paciente (tratamento da fase aguda), é correto afirmar que
Alternativas
Q3211729 Odontologia
Os anaeróbios obrigatórios que compõem o complexo vermelho de Socransky são reconhecidos pelo seu envolvimento nas doenças periodontais.

Assinale a alternativa que apresenta apenas bactérias que compõem o complexo vermelho. 
Alternativas
Q3211728 Odontologia
Um microrganismo fundamental no desenvolvimento da placa do biofilme é o Fusobacterium nucleatum. Essa espécie consegue coaderir à maioria das bactérias orais e atua como um importante microrganismo de conexão entre as espécies colonizadoras iniciais e tardias.

O microrganismo Fusobacterium nucleatum é uma bactéria
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: E
6: E
7: B
8: C
9: A
10: D
11: B
12: C
13: A
14: D
15: E
16: E
17: B
18: A
19: D
20: C