Questões de Concurso Para analista de gestão e assistência à saúde - cirurgia bucomaxilofacial

Foram encontradas 80 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1868084 Odontologia
A distração osteogênica é uma técnica cirúrgica baseada no princípio do "estresse de tensão" que permite o alongamento do osso e dos tecidos moles circundantes através da separação progressivamente controlada da fratura por meio de um dispositivo de distração. O sucesso na cirurgia e o acompanhamento pós-cirúrgico são baseados em princípios biológicos e biomecânicos minuciosos. São princípios biológicos de distração osteogênica, EXCETO: 
Alternativas
Q1868083 Odontologia
Referente ao tratamento cirúrgico dos caninos impactados, a maior parte da literatura disponível hoje está relacionada à impacção dos caninos superiores, refletindo sua ocorrência 20 vezes maior em relação aos caninos inferiores impactados. O tratamento típico envolve a manipulação ortodôntica a fim de fornecer espaço adequado para o dente na arcada e acesso cirúrgico ao dente impactado, com colagem de um dispositivo de erupção ortodôntica. Algumas técnicas cirúrgicas básicas foram descritas por Kokich e Cooke para o tratamento de caninos impactados, cada um tendo sua situação clínica com a escolha apropriada. São elas, EXCETO:
Alternativas
Q1868082 Odontologia
O equipamento odontológico e os periféricos, utilizados na Odontologia, estão sujeitos à contaminação por microorganismos patogênicos provenientes da cavidade bucal do paciente por meio do contato direto, do toque das mãos enluvadas do profissional e do pessoal auxiliar, de respingos de sangue ou saliva e do aerossol que neles se depositam. Além dessas fontes de contaminação, deve ser considerada, na elaboração de um programa de controle de infecção, a qualidade da água utilizada nos equipamentos odontológicos. Acerca do controle de infecção no consultório odontológico estão corretas as seguintes medidas, EXCETO:
Alternativas
Q1868081 Odontologia
A vestibuloplastia submucosa, como descrita por Obwegeser, pode ser o procedimento de escolha para correção de inserções de tecido mole sobre ou próximo à: 
Alternativas
Q1868080 Odontologia
Remoção de dentes impactados pode ser relativamente fácil ou extremamente difícil, mesmo para cirurgiões-dentistas experientes. Com classificação cuidadosa dos dentes impactados usando uma variedade de sistemas, o cirurgião pode fazer a cirurgia proposta de forma metódica e prever se alguma abordagem cirúrgica extraordinária será necessária ou se o paciente irá encontrar algum problema pós-operatório. A profundidade do dente impactado comparado com a altura do segundo molar adjacente é importante para determinar a dificuldade de remoção da impactação, podendo ser classificada segundo o sistema de classificação chamado de Classificação Pell e Gregory. Assinale a alternativa correta acerca da Classificação Pell e Gregory.
Alternativas
Q1868079 Odontologia
O termo retalho, indica uma seção de tecido mole que é delimitado por uma incisão cirúrgica; contém seu próprio suprimento sanguíneo; permite acesso cirúrgico aos tecidos profundos; pode ser recolocado em posição original; e mantido com suturas. Retalhos de tecido mole são normalmente usados em cirurgia oral, periodontal, e procedimentos endodônticos para ganhar acesso às estruturas profundas de dentes e osso. Para gerar exposição adequada e promover a devida cicatrização, o cirurgião-dentista deve utilizar parâmetros para desenvolver um retalho para uma situação específica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses parâmetros. 
Alternativas
Q1868078 Odontologia
Muitos procedimentos cirúrgicos orais e maxilofaciais precisam de incisões. Em relação aos princípios básicos ao realizar incisões na técnica cirúrgica buco maxilofacial, estão corretas as seguintes descrições, EXCETO:
Alternativas
Q1868077 Odontologia
O volume máximo de uma solução anestésica local deve ser calculado em função de três parâmetros: concentração do anestésico na solução, doses máximas recomendadas e peso corporal do paciente. Considerando a justificativa de Andrade (2014) para o uso de doses máximas mais conservadoras, usualmente considerada em face de o atendimento odontológico ser feito em nível ambulatorial e normalmente o cirurgião-dentista não dispor de suporte técnico adequado para atender as intercorrências associadas às reações de toxicidade, assinale a alternativa correta quanto as doses máximas para os anestésicos locais atualmente disponíveis no Brasil.
Alternativas
Q1868076 Odontologia
A avaliação radiográfica do trauma severo requer algumas projeções radiográficas essenciais, mesmo apesar de a TC com reformatação tridimensional ter se tornado a modalidade de imagem de escolha em traumas faciais complexos, pois radiografias-padrão continuam sendo amplamente usadas na avaliação inicial do paciente traumatizado. A série para os ossos da face consiste em três a cinco projeções, incluindo cefalométrica lateral, lateral oblíqua de Caldwell e projeções de Walter. A projeção Submentovértice (SMV) e a projeção de Towne também podem ser obtidas para ajudar a delinear fraturas que não tenham sido vistas em outras projeções (FONSECA, 2015). Assinale a alternativa que representa a incidência radiográfica mais útil para visualização de fraturas subcondilares, pois é o único estudo radiográfico simples que mostra angulação medial ou lateral e/ou deslocamento nesse tipo de fratura, e também tem suas vantagens para a avaliação das órbitas por fornecer uma excelente visualização da fissura orbitária inferior, proporcionando exposição adicional do seio maxilar e do rebordo orbitário inferior, auxiliando na avaliação pós-operatória em casos de reparo dessas fraturas. 
Alternativas
Q1868075 Odontologia
O perito oficial cirurgião-dentista é o profissional incumbido, por lei, de realizar perícia oficial e avaliar a condição laborativa do examinado nas hipóteses em que abranger o campo de atuação da Odontologia, para fins de enquadramento na situação legal pertinente; dessa forma o Conselho federal de Odontologia definiu as competências privativas do perito oficial cirurgião-dentista, designado por dirigentes de pessoal dos órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações federais, no âmbito das administrações públicas e nas hipóteses em que abranger o campo de atuação da Odontologia. Estão relacionadas como atribuições privativas do perito oficial cirurgião-dentista, EXCETO:
Alternativas
Q1868074 Odontologia
Pautar o processo de trabalho em saúde praticando equidade é fundamental e, para isso, é necessário o uso de informações sobre as condições de vida da população. Esses dados devem servir de base para análise de situação de saúde doença de cada coletividade, como também para programar as ações visando a quem mais precisa. Para o planejamento e a organização do processo de trabalho da equipe, deve ser feito um monitoramento que contemple minimamente os seguintes aspectos listados, EXCETO:
Alternativas
Q1868073 Odontologia

O cuidado em âmbito hospitalar exige equipes multiprofissionais e interdisciplinares, observando leis, protocolos, diretrizes, rotinas, em que as condutas e procedimentos são discutidos e planejados em conjunto e as responsabilidades compartilhadas entre toda a equipe assistencial. Desse modo, CD, TSB e ASB que compõem a equipe precisam conhecer as rotinas, estruturas e tecnologias do ambiente hospitalar, além de estarem cientes das normas e dos procedimentos operacionais padrões. A Resolução CFO nº 163/2015 define as áreas de atuação do cirurgião-dentista habilitado em Odontologia Hospitalar. Em relação à referida Resolução CFO, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, sobre as áreas de atuação do habilitado em Odontologia Hospitalar.


( ) Ter competência e habilidade para prestar assistência odontológica aos pacientes críticos.

( ) Incrementar e estimular pesquisas que permitam o uso de novas tecnologias, métodos e fármacos no âmbito da medicina hospitalar.

( ) Atuar na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo.

( ) Aplicar apenas procedimentos embasados em evidências científicas. A comprovadas na literatura no diagnóstico e nas indicações na atenção em odontologia hospitalar.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1868072 Odontologia
Emergência e urgência são situações que exigem ações rápidas e corretas para minimizar as sequelas e salvar a vida do paciente. O Cirurgião-Dentista, como profissional da área da saúde, não está livre de ter os seus pacientes acometidos por uma situação de emergência ou urgência durante sua atuação clínica, devendo, com isso, assumir os riscos e as responsabilidades inerentes à profissão. É de vital importância que esses profissionais estejam aptos a realizar manobras básicas frente a certas intercorrências, para garantir a saúde e a integridade dos seus pacientes, até que eles possam receber atendimento especializado. Nesse contexto, assinale a alternativa que contém um enunciado correto sobre o tema.
Alternativas
Q1868071 Odontologia
A auditoria clínica consiste na análise crítica e sistemática da qualidade da atenção à saúde, incluindo os procedimentos usados no diagnóstico e tratamento, o uso dos recursos e os resultados para os pacientes em todos os pontos de atenção, observada a utilização dos protocolos clínicos estabelecidos. Segundo Robinson e Steiner (1998), são tecnologias de uso em auditoria clínica, EXCETO: 
Alternativas
Q1868070 Odontologia
Assinale a alternativa que contém um dos principais anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) empregados na clínica odontológica com denominação genérica, dose usual e intervalos entre as doses de manutenção, em adultos, de forma correta.
Alternativas
Q1868069 Odontologia
Os analgésicos rotineiramente empregados na clínica odontológica são a dipirona e o paracetamol. Como alternativa a ambos, pode-se optar pelo ibuprofeno, que em doses menores tem ação analgésica similar à da dipirona, sem praticamente exercer atividade anti-inflamatória. Acerca dos analgésicos empregados na clínica odontológica, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1868068 Odontologia
Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos fármacos resultam de suas interações com moléculas do paciente. A maioria dos fármacos atua por associação a macromoléculas específicas, de modo a alterar suas atividades bioquímicas e biofísicas. Essa ideia, que tem mais de um século de idade, está incorporada no termo receptor: o componente de uma célula ou organismo que interage com um fármaco e inicia a cadeia de eventos que leva aos efeitos observados desse fármaco. Nesse contexto, acerca dos receptores é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1868067 Odontologia
Por definição, um cisto é uma cavidade patológica (muitas vezes preenchida por líquido ou material semissólido) que é revestida por epitélio. Há uma variedade de cistos do desenvolvimento de cabeça e pescoço. Em vários casos, a patogênese exata dessas lesões é ainda incerta. Independentemente da sua origem, os cistos se desenvolvem na região oral e maxilofacial, tendem a aumentar aos poucos de tamanho, possivelmente em resposta a um discreto aumento da pressão hidrostática luminal. Assinale a alternativa que descreve corretamente o nome e características de um tipo de cisto do desenvolvimento de cabeça e pescoço.
Alternativas
Q1868066 Odontologia
Em relação às patologias de interesse em estomatologia odontológica encontramos uma doença dermatológica crônica relativamente comum, que afeta frequentemente a mucosa bucal, cujo nome peculiar foi dado pelo médico britânico Erasmus Wilson, que foi o primeiro a descrevê-la, em 1869. Provavelmente Wilson pensava que as lesões cutâneas se assemelhavam a plantas primitivas compostas por algas simbióticas e fungos que crescem sobre as rochas, para merecerem essa denominação. Embora sua aparência sugira uma condição, evidências atuais indicam que essa é uma doença mucocutânea imunomediada. Assinale a alternativa que contém o nome correto da doença descrita. 
Alternativas
Q1868065 Odontologia

A formação da face e da cavidade oral é de natureza complexa e envolve o desenvolvimento de múltiplos processos teciduais que devem se unir e fusionar de modo extremamente ordenado. Distúrbios no crescimento desses processos teciduais ou nas suas fusões podem resultar na formação de fendas orofaciais. Considerando a classificação das fendas orofaciais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Fenda Labial.

2. Fenda Palatina.

3. Fenda Mediana do Lábio Superior.

4. Fenda Facial Oblíqua.

Coluna 2

( ) É um tipo de fenda causada pela falha na fusão das cristas palatinas, representando 30% dos casos isolados de um grupo de fendas orofaciais com condições relacionadas etiologicamente, e 50% dos seus portadores têm anomalias associadas a síndromes de desenvolvimento.

( ) É um tipo de fenda que se estende do lábio superior ao olho, as formas graves são incompatíveis com a vida e pode envolver a narina, ou pode passar lateralmente pelo nariz e se estender para o olho. Essa fenda é rara, representando apenas um em cada 1.300 casos de fendas orofaciais.

( ) É uma anomalia extremamente rara que resulta da falha na fusão dos processos nasais medianos. Ela pode estar associada a várias síndromes, incluindo a síndrome orodigitofacial e a síndrome de Ellis-van Creveld. As mais aparentes, na verdade representam uma agenesia do palato primário associada à holoprosencefalia.

( ) Aproximadamente 80% dos casos são unilaterais, sendo 20% bilaterais. Cerca de 70% das fendas unilaterais ocorrem no lado esquerdo, além disso, cerca de 70% dessas fendas unilaterais estão associadas a outro tipo de fenda, enquanto a frequência da concomitância com outro tipo de fenda aumenta para 85% nos pacientes com fenda bilateral. Uma fenda completa estende-se através da narina, porém uma fenda incompleta não envolve o nariz. O defeito ósseo pode ser observado em radiografias.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: C
6: D
7: A
8: C
9: E
10: B
11: D
12: C
13: B
14: A
15: E
16: D
17: B
18: C
19: E
20: A