Questões de Concurso Para profissional de enfermagem - técnico em enfermagem

Foram encontradas 73 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2011 Banca: CESGRANRIO Órgão: SEMGE - BA
Q1237832 Enfermagem
Segundo a Portaria GM/MS nº 1.820/2009, é direito dos pacientes
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1234119 Enfermagem
O método de esterilização que utiliza óxido de etileno é caracterizado por:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1228979 Enfermagem
Sobre teste de Bowie-Dick, indicador químico tipo II utilizado na autoclave a vapor com sistema de pré-vácuo, assinale o item CORRETO.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1228657 Enfermagem
Analise as assertivas a seguir e assinale a opção que trata das atribuições do técnico de enfermagem em centro cirúrgico, conforme determina as Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde da SOBECC (2017). 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1226474 Enfermagem
Os materiais que podem ser esterilizados por plasma de peróxido de hidrogênio são: 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Guaratuba - PR
Q1225113 Redação Oficial
Imagine que você atua em uma ONG (organização não governamental) que recolhe cães e gatos abandonados, cuida da saúde dos animais e procura encaminhá-los a novos donos. Sabendo que um deputado federal visitará Guaratuba, você decide convidá-lo a conhecer a ONG para convencê-lo a conseguir verbas para a manutenção da entidade. Ao escrever a carta, você tem dúvidas sobre o uso de algumas formas pronominais e deixa lacunas no texto para preenchimento posterior:
Exmo. Deputado M.M.L., Sabendo que _____ Excelência visitará Guaratuba no dia 15 do próximo mês, venho _________ a visitar o Parque Feliz. Conheço _____ interesse pelo bem-estar dos animais, e tenho certeza de que apoiará nosso trabalho nessa ONG.
As lacunas no texto acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IADES Órgão: UFRN
Q1223165 Enfermagem
Quando as disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, é correto afirmar que o SUS 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: AOCP Órgão: EBSERH
Q1222546 Enfermagem
Paciente masculino, 22 anos, foi diagnosticado com Diabetes tipo I, que é considerada uma doença metabólica caracterizada, principalmente, por
Alternativas
Ano: 2016 Banca: AOCP Órgão: EBSERH
Q1222372 Enfermagem
A probabilidade de apresentar Diabetes (DM) ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. O público-alvo para o rastreamento do DM em adultos assintomáticos é o que apresenta excesso de peso (IMC >25 kg/m2) e qual dos seguintes fatores de risco? 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1222168 Enfermagem
Todo Centro de Material e Esterilização deve implantar um programa de controle de processo de esterilização na rotina, por meio do monitoramento de parâmetros críticos do ciclo. Nessa perspectiva, deve ser rotina: 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESGRANRIO Órgão: SEMGE - BA
Q1221664 Redação Oficial
O ato de ler exige de quem produz o texto clareza e objetividade. Em redações de correspondências oficiais, deve-se observar a norma-padrão, que é plenamente respeitada na seguinte frase:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de São José - SC
Q1212883 Enfermagem
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao Programa Academia da Saúde.
(   ) O Programa Academia da Saúde é um serviço da Atenção Básica e deve promover a articulação com toda a rede de atenção à saúde do SUS, bem como com outros serviços sociais realizados na respectiva região.
(   ) Estabelecer-se como espaço de produção, ressignificação e vivência de conhecimentos favoráveis à construção coletiva de modos de vida saudáveis é um dos objetivos do Programa Academia de Saúde.
(   ) As atividades do Programa Academia da Saúde também serão desenvolvidas por profissionais da Atenção Básica, inclusive aqueles que atuam na Estratégia Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, quando houver.
(   ) O Programa Academia da Saúde será implantado pelas Secretarias Estaduais de Saúde, que deverão divulgar o mesmo nos diferentes espaços colegiados do SUS e da sociedade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de São José - SC
Q1211307 Enfermagem
No que se refere à prevenção e ao controle do câncer (CA) de colo uterino, cabe às equipes de Saúde da Família:
1. Identificar na população feminina a faixa etária prioritária e de mulheres com risco aumentado. 
2. Realizar a coleta da citologia, identificar as mulheres faltosas e reconvocá-las. 
3. Orientar as gestantes a realizarem a coleta de citologia, embora o risco de apresentarem CA do colo do útero seja menor do que nas não gestantes. 
4. Orientar as usuárias do serviço de que o início da coleta de citologia deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual. 
5. Indicar para rastreamento do CA do colo do útero e seus precursores as mulheres que não iniciaram atividade sexual. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de São José - SC
Q1205904 Enfermagem
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1
1. Infecção 2. Antissepsia 3. Inflamação 4. Assepsia 5. Desinfecção
Coluna 2
(   ) Conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.
(   ) Consiste na utilização de produtos sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir micro-organismos em sua superfície.
(   ) Destruição de agentes infecciosos situados fora do organismo, mediante a aplicação direta de meios físicos ou químicos.
(   ) Penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.
(   ) Reação local do organismo a um agente físico, químico ou biológico, que tende a destruí-lo, e limitar sua difusão.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Guaratuba - PR
Q1202297 Geografia
A porção oriental do Paraná é a região com maior índice de cobertura florestal do estado, cujos aspectos fisiográficos associados lhe conferem uma paisagem ímpar. Situada na parte sul dessa região está a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, que compõe um cenário natural bastante preservado, abrigando grande parte dos remanescentes da Floresta Atlântica paranaense. Possui uma vasta extensão territorial, cuja área de 1.995,86 km² equivale aproximadamente a 1% do território do estado, representando um dos importantes redutos ecológicos do Paraná. Sua grande importância ecológica se deve também à diversidade da fauna e flora, associada à beleza natural das elevadas encostas montanhosas que compõem a Serra do Mar (modificado de Silveira e Oka-Fiori, 2007, p. 61).
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A APA citada no texto, além de Guaratuba, engloba porções dos municípios de Matinhos, Morretes, Paranaguá, Tijucas do Sul e São José dos Pinhais.
2. Em relação à área da APA de Guaratuba abrangida pela Serra do Mar, observam-se as formações da Floresta Ombrófila Densa, destacando-se em extensão territorial os grupos de Floresta Ombrófila Mista Montana e Floresta Ombrófila Mista Aluvial.
3. Na APA de Guaratuba estão inseridos o Parque Estadual do Boguaçu e o Parque Nacional de Saint-Hillaire/Lange, ambos caracterizados como unidades de conservação.
4. A conservação das características naturais da Serra do Mar tem implicações diretas na redução do assoreamento nas baías de Guaratuba e Paranaguá.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de São José - SC
Q1198197 Português
Observe a palavra sublinhada na frase do texto:
“Não razão para atribuir maior ou menor valor à forma linguística A ou à forma linguística B”.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Guaratuba - PR
Q1198181 Gerência de Projetos
Muitas organizações usam software especializado para organizar e analisar todos os tipos de projetos vigentes. O software integra as informações de vários projetos para mostrar o status dos que estão ativos, dos que foram aprovados e dos projetos futuros em toda a organização. Considere, por exemplo, um software que exibe, na metade superior da tela, gráficos e texto mostrando o número e a porcentagem de projetos que estão em dificuldade em termos de cronograma e variação de custos e, na metade inferior, lista nomes dos projetos individuais, porcentagem completa, variação de cronograma, variação de custos, variação orçamentária e porcentagem de risco. Essa é uma estratégia denominada 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Guaratuba - PR
Q1198121 Enfermagem
A portaria nº 2.048/2002 estabelece os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, as normas e critérios de funcionamento, classificação e cadastramento de serviços e envolve temas como a elaboração dos planos estaduais de atendimento às urgências e emergências, regulação médica das urgências e emergências, atendimento pré-hospitalar, atendimento pré-hospitalar móvel, atendimento hospitalar, transporte inter-hospitalar e ainda a criação de Núcleos de Educação em Urgências e proposição de grades curriculares para capacitação de recursos humanos da área.
A portaria define ambulância como um veículo (terrestre, aéreo ou aquaviário) que se destine exclusivamente ao transporte de enfermos. Acerca do assunto, numere a primeira coluna de acordo com sua correspondência com a segunda coluna.
1. Tipo A. 2. Tipo C. 3. Tipo E.
( ) Aeronave de transporte médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).
( ) Ambulância de transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.
( ) Ambulância de resgate: veículo de atendimento de urgências pré-hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas).
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da segunda coluna, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: NC-UFPR Órgão: Prefeitura de Guaratuba - PR
Q1198078 Enfermagem
Considerando as diretrizes da Sociedade Americana de Cardiologia de 2010, em relação ao suporte básico de vida, o atendimento à vítima não responsiva inicia-se com:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: PM-AM
Q1197079 Enfermagem
Você trabalha na enfermaria do Hospital Geral da Polícia Militar, em uma unidade de atendimento ao paciente clinico, e recebe um paciente que tem diagnóstico suspeito de tuberculose. É necessário providenciar, especificamente, nesse caso:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: D
6: E
7: A
8: B
9: D
10: B
11: D
12: E
13: A
14: D
15: C
16: D
17: A
18: A
19: E
20: D