Questões de Concurso
Para técnico de química
Foram encontradas 101 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Uma carta de controle para um instrumento de medição é feita pelo estudo gráfico das medições periódicas realizadas usando um padrão ou amostra de controle que produz um valor medido, a priori conhecido.
NÃO constitui uma função da carta de controle
Uma solução de NaCℓ foi feita dissolvendo, totalmente, 0,100 g do sal em água antes de transferir essa mistura para um balão volumétrico de 100,00 mL onde a solução teve seu volume ajustado. A incerteza da massa de NaCℓ é 0,001 g (calculada considerando duas etapas: a tara e a pesagem propriamente dita do sal), e a incerteza do balão é 0,10 mL.
Assim, essa solução teria uma incerteza de concentração, em gL-1 , de
O potencial padrão de redução do Fe3+ (ver equação I) é +0,77 V em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio (EPH). O eletrodo de referência de calomelano, ou Hg/Hg2Cℓ2 (KCℓsat), tem potencial de redução (ver equação II) igual a +0,24 V em relação ao EPH.
I - Fe3+ (aq) + e → Fe2+ (aq) E° = +0,77 V
II - Hg2Cℓ2(s) + e → 2 Hg(ℓ) + 2 Cℓ- (aq) E° = +0,24 V
Assim sendo, o potencial de redução padrão do Fe3+, em V, em relação ao eletrodo de referência de calomelano é
A concentração de chumbo em um resíduo sólido foi determinada em dois laboratórios, cada um usando um método diferente. As análises foram feitas com quatro réplicas autênticas (n = 4), e os resultados (expressos em termos de intervalo de confiança) são indicados abaixo:
• Laboratório A: 160 ± 52 μg kg-1
• Laboratório B: 470 ± 15 μg kg-1
Analisando os resultados, conclui-se que
Uma solução de álcool desinfetante foi preparada, a 20°C, com água e etanol, sendo que a quantidade desse último na mistura foi de 71,2% massa/massa. O valor aproximado da pressão de vapor da mistura, em mmHg, é
Dados
Pressão de vapor do etanol puro: 44 mmHg a 20°C
Pressão de vapor da água pura: 18 mmHg a 20°C
M (água) = 18,00 g mol-1
M (etanol) = 46 g mol-1
Uma solução ideal foi feita misturando 360,00 mL de água e 1 mol de um soluto não volátil, armazenando a mesma a 20°C.
O valor aproximado da pressão de vapor, em mmHg, da mistura é
Dados
Pressão de vapor da água pura: 18 mmHg a 20°C
Massa específica da água pura: 1,00 g mL-1
M (H2O) = 18,00 g mol-1
Um eletrodo é formado por um fio de prata recoberto com uma camada de AgBr(s). A reação de redução característica do eletrodo é representada na equação abaixo.
AgBr(s) + e ⇋ Ag(s) + Br - (aq)
A aplicação desse eletrodo em potenciometria é de
A determinação de glicose foi feita em quatro réplicas, isto é, n = 4, em uma amostra coletada em jejum. Os seguintes resultados foram obtidos: 91,0 mg dL-1 ; 95,0 mg dL-1 ; 96,0 mg dL-1 e 98,0 mg dL-1 , com desvio padrão 2,9 mg dL-1 . A distribuição dos dados tende à normalidade (com t = 3,2 para 3 graus de liberdade e com 95% de limite de confiança).
Considerando o valor médio e o intervalo de confiança do resultado, o valor mais próximo, em mg dL-1 , da maior concentração admitida para glicose na amostra é
Um procedimento gravimétrico foi realizado de acordo com as instruções da literatura. Um precipitado foi obtido após a mistura da solução de amostra com a solução do reagente precipitante (esta última adicionada em quantidade para garantir excesso estequiométrico). Por conta das características do precipitado, uma fração ficou suspensa na solução (suspensão coloidal) e foi perdida na filtragem para recolher o sólido. Após secagem, a massa final do precipitado foi medida em balança calibrada. O procedimento foi repetido três vezes para se obter um valor médio de massa de analito e seu desvio padrão.
Com relação aos erros associados ao resultado, tem-se
A reação representada abaixo é a titulação potenciométrica de Cr2+ com solução padrão de Ce4+, usando um eletrodo indicador de Pt.
Cr2+ + Ce4+ → Cr3+ + Ce3+
Antes do ponto de equivalência, quando a concentração de Cr2+ é 100 vezes maior que a de Cr3+, o potencial medido, em V (numa temperatura T em que RT/F = 0,06 V), é
Dados
Potenciais em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio.
Cr3+ + e → Cr2+ Eo = - 0,41 V
Ce4+ + e → Ce3+ Eo
= +1,44 V
Na espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica, o analista controla o aquecimento do atomizador.
Em um programa de aquecimento em etapas e com faixas de temperatura típicas, uma das etapas é a pirólise, cujo objetivo é
Os átomos de um determinado elemento químico têm a configuração eletrônica:
[configuração de um gás nobre] 3s2 3p1 .
O gás nobre que tem configuração eletrônica igual à configuração indicada entre colchetes é o
No procedimento de extração líquido-líquido, em um funil de extração, uma espécie química alvo (analito), dissolvida num solvente (denominado aqui de solvente original), é extraída para outro solvente (denominado aqui de solvente extrator) de diferente polaridade, tirando vantagem de uma partição favorável do analito para o solvente extrator. A constante de partição (Kf ) é dada pela razão entre as concentrações do analito no solvente extrator (Solv-ext) e no solvente original (Solv-orig).
Kf = [analito]Solv-ext. / [analito]Solv-orig.
Na determinação de níquel, presente na forma de porfirina de níquel em petróleo, a amostra foi diluída com MIBK (metilisobutilcetona ou, segundo a IUPAC, 4-metil-pentan-2-ona) antes de ser introduzida na chama de um espectrômetro de absorção atômica.
Considere as seguintes ações do analista na realização das análises:
I - usar uma lâmpada de catodo oco de níquel;
II - ajustar o feixe da lâmpada para passar na zona de combustão primária da chama;
III - quantificar usando curva analítica construída com soluções feitas com padrão metalorgânico de níquel dissolvido em MIBK;
IV - ajustar o fator de diluição da amostra em MIBK para que o sinal fique na faixa linear dinâmica da resposta analítica.
A(s) ação(ões) inapropriada(s) para obter um resultado analítico exato é(são) somente a(s)
Um copo Becher contém uma solução aquosa onde duas substâncias estão dissolvidas. Essa solução foi tratada com um reagente que formou um precipitado ao reagir com uma das substâncias. Todo o material foi transferido para um funil, com membrana, acoplado a um Kitasato conectado a uma torneira por uma trompa. Após filtragem, a solução do Kitassato foi transferida para um placa de Petri, que foi colocada numa estufa a 60°C. Após 24 h, o filme sólido na placa foi raspado e colocado em um frasco âmbar com tampa.
Com base no procedimento descrito, identificam-se quais métodos de separação?
Uma solução padrão de um corante foi colocada na cubeta de quartzo (1,00 cm de caminho óptico) de um espectrofotômetro. O percentual de radiação (em 550 nm) transmitida através da solução foi de 10%, valor já corrigido em relação à contribuição do solvente. A absortividade molar, em 550 nm, do corante é 10.000 L mol-1 cm-1 , e o resultado experimental se encontrava na faixa linear regida pela Lei de Beer-Lambert.
A concentração, em mol L-1 , do corante na solução é
O alumínio pode ser determinado por espectrofotometria de absorção após a formação do complexo colorido entre Al3+ e o corante vermelho de alizarina (AZR), que reagem na proporção de 1 para 1, em pH 3. A medição de absorvância foi feita em 480 nm, os valores medidos (já descontados do valor do branco) de quatro diferentes soluções padrões do complexo são mostradas na Tabela abaixo. A curva analítica obtida teve comportamento linear e passou pela origem — ponto (0,0).
Uma solução de amostra de água de torneira foi analisada pelo método, e a absorvância líquida medida foi 0,070.
A concentração de Al3+, em μg kg-1, na solução de amostra é