Questões de Concurso
Para bioquímico - análises clínicas
Foram encontradas 399 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os geo-helmintos são vermes pertencentes à classe dos nematódeos e se caracterizam por apresentar corpo cilíndrico e alongado. Suas formas evolutivas vão do ovo ao verme adulto, passando por estágios larvais. O diagnóstico da infecção é realizado por meio de métodos parasitológicos, onde as técnicas e características usadas estão descritas abaixo:
I. Método direto - no exame a fresco, o material é colhido no laboratório ou trazido em tempo hábil. Esta técnica consiste no esfregaço de uma pequena quantidade de fezes em uma lâmina com salina. Para melhorar a visualização, pode ser adicionada uma gota de lugol.
II. O método direto é econômico e pouco trabalhoso, mas requer bastante perícia por parte do examinador.
III. Sedimentação - consiste em diluir em torno de 3 gramas de fezes em água e posteriormente filtrar esta solução em gaze dobrada em quatro, diretamente num cálice de sedimentação.
IV. O método de sedimentação é indicado para detecção de ovos de helmintos e também cistos de protozoários, porém, pela maior quantidade de material fecal examinado, a sensibilidade da técnica é maior quando comparado ao método direto.
V. Método de Kato-Katz - a vantagem da técnica é a quantificação dos ovos encontrados por grama de fezes, que permite a definição de carga parasitária e consequentemente determinar a intensidade da infecção individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
A anemia falciforme, doença genética é caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva. Em relação à anemia falciforme, assinale a afirmativa INCORRETA.
A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma condição clínica incomum em que autoanticorpos se ligam à superfície dos eritrócitos, ocasionando sua destruição via sistema complemento ou sistema reticuloendotelia. Em relação à AHAI, assinale a alternativa CORRETA.
I. A AHAI é classificada de acordo com a temperatura de reatividade dos anticorpos aos eritrócitos. Na AHAI a quente, os autoanticorpos “quentes” reagem mais fortemente à temperatura corporal (37° C), sendo incapazes de aglutinar as hemácias, e a hemólise ocorre pela destruição pelo sistema reticuloendotelial.
II. Na AHAI a frio, os autoanticorpos frios se ligam aos eritrócitos em temperaturas entre 4o-18°C, podendo levar à aglutinação de eritrócitos na circulação sanguínea, e, ao ser ativado o sistema complemento, ocorre a hemólise.
III. A AHAI também pode ser classificada com base em sua etiologia. A AHAI idiopática ou primária não apresenta correlação com a doença de base, já a secundária está associada a doenças linfoproliferativas, imunodeficiências, uso de medicamentos ou neoplasias.
IV. Os anticorpos que reagem à temperatura corporal são quase sempre IgG, raramente IgM ou IgA. Os anticorpos “quentes” são responsáveis por cerca de 70% a 80% de todos os casos de AHAI, que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em mulheres adultas.
Moderado risco individual e limitado risco para a comunidade: inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas eficazes. Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola, é?
O controle da qualidade são atividades operacionais empregadas para atender aos requisitos de qualidade em Laboratórios Clínicos. Os programas de Controle Interno da Qualidade (CIQ) e Controle Externo da Qualidade (CEQ) devem ser documentados, contemplando:
I. Lista de analitos.
II. Forma de controle e frequência de utilização.
III. Limites e critérios de aceitabilidade para os resultados dos controles.
IV. Avaliação e registro dos resultados dos controles.
V. Monitoramento do processo analítico pela análise das amostras controle, com registro dos resultados obtidos e análise dos dados.
VI. O laboratório clínico deve participar de Ensaios de Proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.
Assinale a alternativa CORRETA.