Questões de Concurso
Para professor - radiologia
Foram encontradas 148 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1. de Ortovoltagem 2. Braquiterapia de alta taxa 3. de Radiocirurgia 4. Acelerador linear
( ) Permite escolher entre feixes de várias energias de fótons e elétrons. ( ) Equipamento que insere a fonte radioativa próximo ao local da patologia por um período curto de tempo. ( ) Emite fótons de raios X para tratamentos de pouca profundidade. ( ) Muito usado no tratamento de tumores no cérebro.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo é:
1. eletrômero integrador 2. câmara de placas paralelas 3. câmara dedal 4. eletrômero rate-meter
( ) equipamento que soma as cargas provenientes das ponteiras/sensores durante todo o tempo da radiação. ( ) equipamento que mede a média, ou a taxa por segundo, das cargas provenientes das ponteiras/sensores durante a exposição à radiação ionizante. ( ) Sensor usado para medidas de dose absoluta em feixe de elétrons abaixo de 15 MeV. ( ) Sensor de pequeno volume que pode ser utilizada com capa de Build-up para diferentes energias.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo é:
Essa característica do feixe que se está evidenciando é conhecida como:
Figura 1 - Radiografia em projeção laterolateral (decúbito direito) da cabeça de um cão.
Fonte: THRALL, Donald. Diagnóstico de radiologia veterinária. Elsevier Brasil, 2014.
1. Na modalidade do IMRT (do inglês, Intensity Modulated Radiation Therapy) há movimentação das multilâminas (MCL) durante a irradiação. 2. O bolus é um acessório utilizado para superficializar a dose, comum em tratamentos de pele. 3. Uma característica da Radiocirurgia é o fracionamento da dose, comumente maior que cinco e menor que dez frações. 4. A radioterapia Guiada por Imagem (image guided radiation therapy – IGRT) é uma modalidade de tratamento da radioterapia, assim como a Radioterapia Conformacional 3D.
Com relação aos sistemas de planejamento na radioterapia, analise as afirmações:
O câncer é um problema de saúde pública em todo o mundo. Normalmente o diagnóstico das neoplasias aparecem após os 50 anos de idade, os tumores do trato gastrointestinal está entre os mais frequentes.
1. A radioterapia pode ser empregada em tratamentos com finalidade neoadjuvante, adjuvante ou paliativa. Em situações adjuvantes utiliza-se campos abrangendo leito tumoral e estações linfonodais comprometidas e de risco com os desenhos de tais campos determinados pelos achados patológicos e pela localização do tumor primário.
2. A imobilização do paciente deve ser rigorosa, em geral, efetuada com artefatos de imobilização a vácuo, com os braços do paciente abaixo da cabeça. A radioterapia convencional é técnica preferencial a ser utilizada pois tem o potencial de proteger de maneira mais eficiente as estruturas normais.
3. No processo de planejamento, os exames a serem utilizados para delineamento dos volumes são: o exame de raios-X contrastados (na presença de estômago), tomografia computadorizada de abdome superior, clips metálicos na região do leito gástrico e informações obtidas com o cirurgião sobre possíveis pontos de risco ou presença de lesões residuais.
4. A fim de manter a uniformidade do volume tratado o paciente deverá ser orientado pela equipe multidisciplinar a manter dieta livre antes da tomografia de planejamento e consequentemente nas sessões diárias de tratamento.
5. A toxicidade associada ao tratamento é devida a abordagem multidisciplinar, fatores técnicos relacionadas a radioterapia incluem o volume de tratamento, dose por fração, dose total, energia empregada e técnica utilizada. Os sintomas incluem diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e gastrite e uma parcela destes pacientes necessitaram de interrupção do tratamento radioterápico.
Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA:
1. O posicionamento para realização do planejamento e posterior tratamento radioterápico de mama é em decúbito dorsal com imobilização do paciente com a mão ipsilateral ao tumor sob a cabeça e o rosto voltado para o lado contralateral. 2. Existem três principais técnicas para irradiação da cadeia mamária interna: feixe misto de fótons e elétrons, campos tangentes com colimação parcial usando blocos e campos tangentes alargados. Outra opção ainda é o uso do IMRT (do inglês, Intensity Modulated Radiation Therapy) com planejamento inverso. 3. No planejamento 3D de mama e mamária interna a técnica radioterápica apresenta maior complexidade em função da confluência de diversos campos de tratamento, existindo a possibilidade de ocorrência de pontos quentes ( alta dose) e pontos frios ( baixa dose) no volume alvo. O limite profundo de irradiação será de 1,5 a 3 cm de região pulmonar. 4. A modalidade clássica utilizada para radioterapia da mama é a Teleterapia, é notório que existam diversos esquemas de dose e fracionamentos. O uso do esquema de tratamento hipofracionado de mama proporciona um maior período de tratamento com uma menor dose por fração, usualmente, com 1.8cGy a 2.0cGy por dia ( fração). 5. Para realizar o planejamento e tratamento da mama são utilizados moldes individuais (alpha-cradle ou vac-lock) ou pranchas indexadas tipo breast board para garantir maior reprodutibilidade do planejamento. Dentro deste contexto a terapêutica é realizada com técnica de dois campos tangentes paralelos e opostos, já em pacientes mastectomizadas a parede torácica pode ser tratada com energia de fótons ou elétrons incidindo de forma mais perpendicular possível.
Sobre as afirmações assinale a alternativa CORRETA:
1. O melhor método para determinar o grau de inspiração é observar o grau de deslocamento do diafragma para baixo por meio da contagem dos pares de costelas projetadas acima das cúpulas do diafragma. 2. Em uma radiografia de tórax em perfil a anatomia evidenciada inclui: ambos os pulmões dos ápices até os seios costofrênicos e a traqueia, , as sombras hilares, o coração, os grandes vasos e a caixa torácica. 3. No caso de uma radiografia de tórax realizada na posição decúbito dorsal o coração parece maior devido a uma ampliação, níveis hidroaéreos só podem ser evidenciados com raios horizontais, normalmente a inspiração não é total, e apenas oito ou nove costelas posteriores são visualizadas acima do diafragma. 4. As incidências oblíquas anteriores de tórax proporcionam uma melhor visualização do lado mais próximo do receptor de imagem.
Assinale a opção CORRETA: