Questões de Concurso
Para designer de modas
Foram encontradas 23 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os 10 funcionários de uma empresa (entre eles Antônio e Ana) decidem criar uma comissão com quatro integrantes para organizar a confraternização de fim de ano.
De quantas formas isto pode ser feito se Antônio tem necessariamente que participar e Ana não pode participar da comissão?
Analise as três orações.
1. As suspeitas recaíam sobre um turista, com um forte sotaque germânico.
2. O rapaz apreendido sequer conhecia o bê-a-bá do alemão.
3. Não demonstrava a menor preocupação.
Considerando a necessidade de unir as três orações, criando entre elas apenas relações de coordenação, assinale a alternativa correta.
Texto
Leia o texto.
A poesia, ao contrário da filosofia, não é um conhecimento teórico de natureza humana, mas imita, narrativa ou dramaticamente, ações e sentimentos, feitos e virtudes, situações e vícios dos seres humanos. No entanto, a poesia é diferente da história, embora esta também seja uma narrativa de feitos humanos e de situações, das virtudes e dos vícios dos humanos narrados. A diferença está no fato de que aquela visa, por meio de uma pessoa ou de um fato, a falar dos humanos em geral (cada pessoa […] não é ela em sua individualidade, mas é ela como exemplo universal, positivo ou negativo, de um tipo humano) e a falar de situações em geral (por meio de exemplos, do relato dramático de uma guerra, fala sobre a guerra), enquanto a história se refere à individualidade concreta de cada pessoa e de cada situação. A poesia trágica não fala de Édipo ou de Eletra, mas de um destino humano; a epopeia não fala de Helena, Ulisses ou Agamenon, mas de tipos humanos. A história, ao contrário, fala de pessoas singulares e situações particulares. Por isso, diz Aristóteles, a poesia está mais próxima da filosofia do que a história, já que esta nunca se dirige ao universo.
(Marilena Chauí)
Analise as afirmativas abaixo sobre o texto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Para a organização de uma vitrine precisa-se realizar planejamento, pois trata-se de uma estratégia de marketing, que expressa os valores da marca, experiências que atraem e emocionam o cliente. É importante a sua comunicação visual na composição do cenário.
Existem vários tipos, a vitrine visual é do tipo que:
O desenho técnico de vestuário é um instrumento de comunicação de projeto, com uma linguagem gráfica que apresenta informações a respeito do produto, para leitura e interpretação das especificações dadas pelo designer, que permite ao modelista interpretar o desenho com a maior precisão possível das informações transmitidas.
Assinale a alternativa que indica corretamente as informações do desenho técnico de vestuário a serem interpretadas pelo modelista.
A indústria 4.0 tem como base a tecnologia digital que faz com que os sistemas automatizados se comuniquem na troca de informações e dados entre máquinas e pessoas, para aperfeiçoar o processo de produção.
Assinale a alternativa que indica corretamente as principais tecnologias da indústria 4.0.
Considere profissionais especializados em captar sinais que apontem para mudanças na sociedade, estabelecendo padrões entre eles; concentram sua pesquisa no estudo e na análise das tendências do comportamento de pessoas cool, nos seus interesses comuns, suas atitudes, música, vestuário etc., evidenciando as novidades, uma vez que essas pessoas são capazes de conceber tendências de consumo, principalmente, porque estão relacionados à cultura de rua.
Esse profissional é conhecido como:
Outro modelo de negócio de moda se caracteriza como produção lenta, que preza em despertar a consciência e a prática de sustentabilidade, tanto nos consumidores quanto na indústria. Procura fazer uso de insumos ecológicos e tratar os seus colaboradores com ética.
Trata-se do modelo de negócio da:
Vivenciam-se diferentes modelos de negócio de moda, entre eles, um que leva à integração de cadeias de valor ao promover um olhar sistêmico desde o fornecimento de matérias-primas até o produto final. Baseia-se em processos produtivos limpos e tem como base a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais e energia.
Trata-se do modelo de negócio da:
O termo alemão zeitgeist refere-se:
Os profissionais da moda usam um software que oferece um conjunto de ferramentas para edição de imagens, ajudando a explorar a criatividade. Com esse sistema é possível a representação de croquis, estampas, desenho técnico, diagramação e a criação de pranchas de apresentação.
Assinale a alternativa que indica corretamente o referido software.
A escolha da cartela de cores da coleção de vestuário permite ao designer de moda selecionar uma variedade de combinações.
As cores são extraídas:
No cenário contemporâneo brasileiro temos estilistas que costuram e desenham suas histórias e criações com muita criatividade.
Uma destas estilistas tem um repertório que vai na contramão do frenesi das fast fashions e das tendências sazonais, apostando em trabalhos artesanais, materiais nobres, referências de outras culturas e modelagens únicas. Indique-a.
As funções do sistema CAD (computer aided design –desenho assistido por computador), usadas na indústria de vestuário, diminuem o tempo de trabalho, principalmente da graduação, agilizando as próximas etapas, evitam o desperdício de tecido; maximizam a qualidade do produto final e, consequentemente, a diminuição de custo.
Com estas vantagens este sistema está instalado no setor de:
A cadeia produtiva da moda é um sistema que apresenta certas singularidades, abrangendo os seguintes estágios: produção da matéria-prima; fiação; tecelagem; beneficiamento/acabamento; confecção; mercado.
Na tecelagem, por meio de diferentes processos técnicos e maquinário, são produzidos tecidos:
No setor de criação para a concepção de uma coleção de vestuário, realizada pelo designer de moda e sua equipe de trabalho, muitas informações são necessárias, entre elas destacam-se:
Estilista pioneira na moda brasileira, nasceu em Minas Gerais, em 1921. Prezava pela qualidade de suas criações, valorizando a identidade e a cultura brasileira com estampas e cores fortes. Destacou-se com suas criações por priorizar a mulher simples do dia a dia e por sua luta contra a ditadura militar brasileira. Preconizava: “Moda é liberdade, é aquilo que fica bonito de usar, é quebrar uma regra sem a antipatia de ficar obrigada a fazer o que os outros dizem que é bom”.
Identifique esta profissional.
Na indústria de vestuário, faz-se necessário quantificar e utilizar indicadores que auxiliam na redução do tempo de entrega de uma coleção. Trata-se de uma corrida contra o tempo, onde o prazo para o cliente final é apertado e deve ser cumprido, caso contrário o mesmo não terá na época certa o produto que deseja.
A partir da existência deste desafio, é necessário analisar o lead time, que trata de:
No século XVII, a partir do estabelecimento das formas “femininas” e “masculinas”, as roupas passaram a se modificar em períodos de tempos, cada vez mais curtos. Antes, passavam-se séculos e não se alteravam em nada, agora os saltos na mudança do vestuário eram para manter o status da nobreza, pois seus trajes iam sendo copiados por burgueses e pequenos burgueses num efeito cascata.
Neste contexto, em relação a confecção dos vestuarios, qual era o papel da costureira?
A identidade entre linguagem e vestuário estabelece um bom exercício de reflexão - se a moda é uma forma de linguagem, ao vestir-se o indivíduo incorpora, ao conjunto geral da sua aparência, valores semânticos que são captados por aqueles à sua volta.
Essa afirmação é do autor(a) sociólogo(a), crítico literário, semiólogo e filósofo francês: