Questões de Concurso
Para engenheiro - cálculo estrutural
Foram encontradas 50 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um operador aplica uma força verti cal ao pedal ilustrado na figura A, de forma que a mola, com rigidez de 10 kN/m, seja esticada de 35 mm e a força na articulação em B seja de 150N. Marque a alternativa correta com o diagrama de corpo livre e de valores das forças.
Leia as afirmações seguintes:
I. A cavitação pode ocorrer em qualquer máquina trabalhando com líquido, sempre que a pressão estática local cair abaixo da pressão de vapor do líquido.
II. Quando a cavitação começa, ela aumenta rapidamente o desempenho da bomba ou da turbina.
III. A cavitação provoca pressões superficiais que podem tornar-se localmente elevadas, quando as cavidades de vapor implodem causando desgaste superficial ou danos em paredes metálicas por erosão.
IV. Numa bomba, a cavitação tende a começar na seção onde o escoamento é desacelerado para dentro do impulsor.
V. A cavitação em uma turbina começa onde a pressão é mais baixa.
Marque a alternativa com a sequência correta de V (verdadeiro) e F (falso).
Analise os ciclos térmicos a seguir, e marque a alternativa correta.

Considere a realização de um ensaio em vibração livre num sistema mecânico com um grau de liberdade que tem massa de 1 kg e rigidez de 10 kN/m. A resposta em deslocamento no domínio do tempo é apresentada na fi gura, a seguir. Sabendo que o logaritmo neperiano da razão entre as amplitudes 5 e 6 é 0,314 (x6 = 0,2072 mm; x5 = 0,284 mm). Considerando π = 3,14, marque a alternativa correta para a frequência natural do sistema, a constante de amortecimento e o fator de amortecimento.
Resposta ao deslocamento em vibração livre sistema 1GDL
Elementos de máquinas como engrenagens estão susceptíveis aos mecanismos da falha por fadiga, devido às tensões de flexão na raiz dos dentes e das tensões de contato na superfície dos dentes. No projeto destes elementos, podemos afirmar que:
I. Início da trinca, propagação da trinca e ruptura repentina, devido ao crescimento instável da trinca, são estágios da falha por fadiga.
II. Fratura por fadiga e fadiga superficial são modos de falha que devem ser verificados, quando se projetam engrenagens.
III. A fratura por fadiga, devido à flexão na raiz dos dentes, pode ser prevenida, porém, os materiais de fabricação das engrenagens não apresentam um limite de resistência à fratura, devido às tensões cíclicas de contato superficial e, por isso, não é possível projetar engrenagens para vida infinita contra a falha superficial.
IV. O coeficiente de segurança contra falha devido às tensões de flexão na raiz dos dentes é encontrado comparando a resistência de flexão corrigida com a tensão de contato superficial, para cada engrenagem, no engrenamento.
Marque a alternativa correta.