Questões de Concurso
Para perito criminal - engenharia química
Foram encontradas 505 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A temperatura de chama adiabática máxima ou de combustão adiabática máxima é definida para processos nos quais ocorre:
Assinale a alternativa que apresenta as condições necessárias para que a combustão sem chama ocorra.
A separação entre dois picos em um cromatograma é definida pela sua resolução RS, calculada como sendo:
Quanto ao emprego de detectores de fluorescência em cromatografia, a fase móvel interfere na emissão de fluorescência, quando apresenta características inadequadas. Assinale a alternativa que apresenta as propriedades a serem analisadas para seleção da fase móvel.
Sabendo-se que a entalpia de uma substância pode ser predita pela relação empírica H= -32 + 5T + 0,1T2 , onde T é a temperatura em Kelvin, H é a entalpia em J/g, qual é a capacidade calorífica dessa substância à pressão constante?
Na transferência de calor por radiação, a energia depende do comprimento de onda da radiação. Sabendo que Q é o fluxo de calor, A é a área de troca térmica, T é a temperatura, �� é a constante de Stefan-Boltzmann e que o fluxo de calor é calculado pela equação de Stefan-Boltzmann, temos:
Quando a pressão parcial do vapor em um gás se iguala à pressão de vapor do líquido com o qual está em contato numa temperatura específica, obtemos o equilíbrio do sistema. Nesse caso, é correto afirmar:
As substâncias orgânicas e inorgânicas nitradas são conhecidas por suas características explosivas. A nitroglicerina é uma dessas substâncias, sendo detonada quando sujeita a choque. Na detonação, a nitroglicerina se decompõe em:
Os peróxidos orgânicos são uma classe de substâncias altamente reativas, oxidantes fortes e altamente inflamáveis. O teor de oxigênio ativo nos peróxidos é uma medida de sua reatividade, e, portanto, do grau de periculosidade, enquanto que a decomposição explosiva de um peróxido é definida:
A combustão em misturas contendo de 5 a 15% de metano e ar (contendo 21% de oxigênio) é estudada por alguns autores que identificaram mecanismos para a ignição. No caso de ignição por radiação luminosa, o perigo de combustão é maior quando:
A espectroscopia Raman é uma técnica usada em química para identificação de moléculas porque é específica para cada tipo de ligação química. A identificação de moléculas orgânicas por essa técnica é realizada através da análise na região:
A contribuição da radiação emitida por um processo de combustão é denominada: