Questões de Concurso Para engenheiro júnior - segurança

Foram encontradas 161 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q287502 Segurança e Saúde no Trabalho
Um engenheiro de segurança do trabalho de uma fábrica de automóveis resolveu avaliar o nível de pressão sonora (NPS) do posto de trabalho de um eletricista. Para tanto, realizou cinco avaliações ambientais, no período de oito horas de trabalho desse profissional. A metodologia da avaliação seguiu os critérios estabelecidos na Portaria no 3214/1978, Anexo I do MTE.

A tabela apresenta os dados das avaliações e os tempos de exposição a cada um dos níveis.
Imagem 008.jpg

Após analisar a tabela, verifica-se que a dose de ruído é de
Alternativas
Q287501 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, estabelecidos na NR 9, verifica-se que o(a)
Alternativas
Q287500 Segurança e Saúde no Trabalho
Os diversos aerodispersoides, presentes no ambiente de trabalho em concentrações superiores aos limites de tolerância legais e/ou técnico-científicos, podem produzir doenças ocupacionais nos trabalhadores.

O pó de algodão e a fibra de amianto, por exemplo, podem causar, respectivamente, as doenças denominadas
Alternativas
Q287499 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional) estabelece no Quadro I os parâmetros para o controle biológico da exposição a alguns agentes químicos.

Associe os agentes químicos a seus indicadores biológicos (material biológico/ análise) correspondentes.

Imagem 007.jpg

As associações corretas são:
Alternativas
Q287498 Segurança e Saúde no Trabalho
O ruído nos locais de trabalho é um dos principais causadores de desconforto para o trabalhador. A NR 17 (Ergonomia) estabelece que nos locais de trabalho onde sejam executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, tais como escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projeto, laboratórios e salas de controle, dentre outros, sejam seguidas as recomendações de níveis de ruído encontradas na NBR 10152:2000.

Para atividades que não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas, nessa norma, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até quantos decibéis?
Alternativas
Q287497 Segurança e Saúde no Trabalho
A ergonomia pode ser subdividida em categorias, de acordo com a sua contribuição.

NÃO faz parte dessas categorias a Ergonomia de
Alternativas
Q287496 Segurança e Saúde no Trabalho
Em um posto de trabalho, o mobiliário do checkout e as suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, devem estar de acordo com o que a NR 17 (Ergonomia) estabelece.

De acordo com essa norma, o posto deve
Alternativas
Q287495 Segurança e Saúde no Trabalho
Com o objetivo de caracterizar determinada atividade de um posto de trabalho em uma empresa de mineração, o engenheiro de segurança do trabalho realizou uma avaliação da poeira respirável. Os valores da medição, bem como outras informações adicionais, encontram-se no quadro.

Imagem 006.jpg

Verifica-se que o Limite de Tolerância (LT), a concentração encontrada (C) e o tipo de atividade são, respectivamente,
Alternativas
Q287494 Segurança e Saúde no Trabalho
No setor de produção de uma indústria de plásticos, um engenheiro de segurança do trabalho resolveu avaliar as concentrações das duas substâncias químicas presentes no ambiente: o brometo de metila e a n-butilamina, com o objetivo de verificar as condições de salubridade do posto de trabalho do operador de produção.

Para cada uma das substâncias químicas, foram realizadas 10 avaliações ambientais instantâneas, com intervalo entre cada uma delas de, no mínimo, 20 minutos, conforme determina a NR 15, Anexo 11, observando-se que o operador não utilizava equipamento de proteção individual na realização de suas tarefas.

Nas tabelas encontram-se as avaliações ambientais realizadas e os limites de tolerância.

Imagem 005.jpg

Após analisar as tabelas, constata-se que, para
Alternativas
Q287493 Segurança e Saúde no Trabalho
Um operador gasta 4 minutos para carregar o forno e aguarda outros 4 minutos para a carga atingir a temperatura esperada. Em seguida, gasta mais 2 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevação da temperatura da carga (4 minutos), o operador faz anotações, sentado em uma mesa fora do local onde está localizado o forno. Esse ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda a jornada, em ambiente interno, sem carga solar.
As tabelas I e II apresentam dados referentes à atividade desse operador.

Imagem 004.jpg

Constata-se que o IBUTG, a taxa de metabolismo média ponderada para uma hora (M) e o tipo de atividade são, respectivamente,
Alternativas
Q287492 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 17 (Ergonomia), a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

Com relação aos conteúdos mínimos estabelecidos na norma sobre a organização do trabalho, deve-se levar em consideração o
Alternativas
Q287491 Segurança e Saúde no Trabalho
Com o objetivo de avaliar a insalubridade de alguns postos de trabalho de uma determinada indústria, um engenheiro de segurança do trabalho, seguindo os critérios legais estabelecidos na NR 15, caracterizou como insalubres determinadas atividades/operações. Por esse motivo, o engenheiro recomendou que a área de Recursos Humanos pagasse o adicional de insalubridade, no valor de 40% do salário mínimo, ao empregado que trabalha
Alternativas
Q287490 Segurança e Saúde no Trabalho
A Instrução Normativa do MTE, no 1, de 11/04/1994, estabeleceu o Regulamento Técnico sobre o uso de equipamento para proteção respiratória, originando a publicação do Programa de Proteção Respiratória (PPR) pela Fundacentro. A seleção do(s) tipo(s) de respirador(es) desse programa deve ser feita, seguindo determinados critérios.

NÃO é um desses critérios:
Alternativas
Q287489 Segurança e Saúde no Trabalho
Alguns trabalhos são realizados sob condições hiperbáricas. Em tais condições, o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho de um tubulão e vice-versa, através de uma câmara que tem o nome de
Alternativas
Q287488 Segurança e Saúde no Trabalho
As radiações são divididas em duas categorias: uma ionizante e outra não ionizante.

Um exemplo de radiação ionizante é o
Alternativas
Q287487 Meio Ambiente
Existem diversas definições do termo Desenvolvimento Sustentável. A World Commission on Environment and Development tornou conhecida a definição que se tornaria clássica, qual seja a de que o Desenvolvimento Sustentável é o “desenvolvimento econômico e social que atende às necessidades da geração atual, sem comprometer a habilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.”

Essa definição é conhecida como
Alternativas
Q287486 Segurança e Saúde no Trabalho
Existem medidas que determinam e estabelecem as responsabilidades setoriais e as ações a serem desencadeadas imediatamente após um acidente. Elas definem os recursos humanos, os materiais e os equipamentos adequados ao combate de uma determinada situação.

Essas medidas fazem parte do plano de
Alternativas
Q287485 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação ao Decreto no 5.089/2004, que dispõe sobre o P2R2, constata-se que

Alternativas
Q287484 Segurança e Saúde no Trabalho
A Resolução Conama no 398/2008 estabelece no Anexo I que o Plano de Emergência Individual (PEI) deverá ser elaborado com um conteúdo mínimo. Desse conteúdo mínimo, podem-se destacar os procedimentos operacionais de resposta.

Relacionado à respectiva resolução está o procedimento para o(a)
Alternativas
Q287483 Segurança e Saúde no Trabalho
A organização do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é constituída por setores funcionais distintos. O Setor de Logística é responsável por prover os recursos materiais necessários às atividades durante o incidente.

É do Setor de Logística a responsabilidade por
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: C
5: A
6: E
7: A
8: C
9: B
10: C
11: A
12: E
13: C
14: B
15: C
16: B
17: B
18: C
19: E
20: C