Questões de Concurso
Para oficial técnico de inteligência – área de comunicação social – jornalismo
Foram encontradas 161 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os artigos são uma maneira eficiente de divulgar a opinião das organizações sem a necessidade de comercialização de espaço nos veículos de comunicação. Para tanto, é preciso que a redação do artigo — geralmente executada por um ghost-writer — esteja adequada às oportunidades de tamanho e abordagem oferecidas pelo veículo.
O boletim, também chamado de comunicado, pode ser distribuído à imprensa com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante e de grande interesse público.
A disfunção narcotizante explica a apatia da audiência dos meios de massa nas sociedades modernas.
O publieditorial produzido pelas assessorias possui características semelhantes às dos editoriais de empresas jornalísticas, como redação em terceira pessoa e abordagem de tema atual. A única diferença é que a organização paga pelo espaço do veículo em que ele é publicado.
Na história das teorias da comunicação, uma linha de pesquisa que se afasta das conclusões da Escola de Frankfurt, ainda que trate da indústria cultural, conceito comum às duas tradições, é a Teoria Culturológica, com destaque para o trabalho de Edgar Morin.
Uma das funções da mídia é a de atribuir status a pessoas, organizações e movimentos sociais. Por exemplo, o apoio de um veículo de comunicação a um candidato, em uma eleição, tende a conferir legitimidade a ele.
O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.
O fechamento permanente de matérias em portais jornalísticos na Internet e a necessidade constante de publicação e atualização de conteúdos promoveram o aumento da visibilidade de novos atores e novos cenários políticos. Em uma ordem reversa, houve um endurecimento das linhas editoriais e a diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet.
O termo coluna é empregado com frequência para designar uma seção fixa de uma publicação, que pode trazer, por exemplo, comentários, crônicas, resenhas, notas ou textos-legendas.
A impessoalidade é uma característica do editorial, cujo texto não é assinado pelo redator. Nesse caso, deve-se utilizar a terceira pessoa do singular ou a primeira pessoa do plural.
A impessoalidade é uma característica do editorial, cujo texto não é assinado pelo redator. Nesse caso, deve-se utilizar a terceira pessoa do singular ou a primeira pessoa do plural.
Para combater, eficientemente, as diversas modalidades de crimes transnacionais é preciso penetrar na hierarquia compartimentalizada das organizações criminosas para conhecer seus objetivos e ligações e antecipar suas ações.
A globalização do crime e as perspectivas de crescimento das organizações criminosas transnacionais com ampliação de redes de atuação e constantes inovações no modo de ação exige dos Estados nacionais atividades coordenadas a nível de segurança pública.
Das informações do texto conclui-se que o intercâmbio de dados e informações entre agências de inteligência coíbe a expansão de redes criminosas.