Questões de Concurso
Para químico de petróleo júnior
Foram encontradas 306 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A respeito dos equipamentos e métodos de filtração industrial, julgue o item a seguir.
Filtros de tambor rotativo a vácuo são equipamentos semicontínuos: enquanto o líquido é separado de forma contínua, ocorre o acúmulo da torta (sólido separado) na superfície do tambor que deve ser retirada com a interrupção do processo.
A respeito dos equipamentos e métodos de filtração industrial, julgue o item a seguir.
Os filtros-prensa são largamente difundidos na indústria por operarem de forma contínua e apresentarem um baixo custo de manutenção.
O uso do termo “diferenciada” com sentido negativo ressuscita o preconceito de classe
“Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada.” As palavras atribuídas à psicóloga Guiomar Ferreira, moradora há 26 anos do bairro Higienópolis, em São Paulo, colocaram lenha na polêmica sobre a construção de uma estação de metrô na região, onde se concentra parte da elite paulistana. Guiomar nega ser a autora da frase. Mas a autoria, convenhamos, é o de menos. A menção a camelôs e usuários do transporte público ressuscitou velhos preconceitos de classe, e pode deixar como lembrança a volta de um clichê: o termo “diferenciada”.
A palavra nunca fora usada até então com viés pejorativo no Brasil. Habitava o jargão corporativo e publicitário, sendo usada como sinônimo vago de algo “especial”, destacado” ou “diferente” (sempre para melhor).
– Não me consta que já houvesse um “diferenciado” negativamente marcado. Não tenho nenhum conhecimento de existência desse “clichê”. Parece-me que a origem, aí, foi absolutamente episódica, nascida da infeliz declaração – explica Maria Helena Moura Neves, professora da Unesp de Araraquara (SP) e do Mackenzie.
Para a professora, o termo pode até ganhar as ruas com o sentido negativo, mas não devido a um deslizamento semântico natural. Por natural, entenda-se uma direção semântica provocada pela configuração de sentido do termo originário. No verbo “diferenciar”, algo que “se diferencia” será bom, ao contrário do que ocorreu com o verbo “discriminar”, por exemplo. Ao virar “discriminado”, implicou algo negativo. Maria Helena, porém, não crê que a nova acepção de “diferenciado” tenha vida longa.
– Não deve vingar, a não ser como chiste, aquelas coisas que vêm entre aspas, de brincadeira – emenda ela. [...]
MURANO, Edgard. Disponível em: <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12327>. Acesso em: 05 jul. 2011.n Adaptado.
“Não me consta que já houvesse um ‘diferenciado’ negativamente marcado.” (. 18-19) . A respeito da ocorrência da forma verbal houvesse, destacada no trecho, teceram-se os seguintes comentários:
I - A forma verbal houvesse, nessa estrutura, tem valor de existisse, e se apresenta como verbo impessoal.
II - O verbo haver, quando impessoal, transmite sua impessoalidade a auxiliares.
III - A forma verbal houvesse, nesse trecho, desempenha uma função de verbo auxiliar.
É correto o que se afirma em:
I - velocidade terminal da partícula;
II - diferença de potencial elétrico empregada;
III - velocidade tangencial da partícula;
IV - posição da partícula em relação ao centro do ciclone;
V - temperatura da partícula.
Estão corretos apenas os itens:
A respeito dos equipamentos e métodos de filtração industrial, julgue o item a seguir.
Entende-se por filtração todo processo no qual um sólido é separado de um fluido.
A respeito dos equipamentos e métodos de filtração industrial, julgue o item a seguir.
Meios filtrantes granulados, como grãos de areia e cascalho, são largamente usados na indústria devido ao baixo custo e à sua simplicidade.
I - Em eletrodos de membrana, o potencial se deve a um potencial de junção entre a membrana que separa a solução do eletrodo e a solução que contém a espécie a ser analisada.
II - A membrana íon-seletiva deve ser praticamente insolúvel na solução da espécie a ser analisada.
III - As membranas podem ser de vidro, membranas trocadoras de íons e membranas sólidas cristalinas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
PORQUE
HBr e HI transferem de forma praticamente completa os seus prótons para a água, formando H₃O+.
A esse respeito conclui-se que
Com relação a esse texto e a conceitos de hardware de computadores pessoais, julgue o item a seguir.
O texto refere-se a um chip de memória ROM, informando que, em geral, esse chip pode ser utilizado em qualquer placa-mãe, desde que as especificações dessa placa sejam fornecidas à memória. Esse é um tipo muito popular de memória volátil, que é uma parte importante dos computadores pessoais modernos.
Na aplicação da formulação conhecida como “teoria simplificada da filtração” à filtração em batelada, com pressão Δp constante, de uma suspensão sólido-líquido em superfície, uma equação linear relaciona a razão entre um dado volume de filtrado V e o tempo t necessário para obtê-lo, como segue:
As constantes B1 e B2 dependem das características do filtro (pressão Δp e área A), da torta (resistividade α), do meio filtrante (resistência Rm) e da suspensão sólido-líquido (concentração Cs ) no experimento.
Para diferentes experimentos, dado um volume de filtrado V, com viscosidade μa uma temperatura T, esperam-se
valores maiores de t / V para condições que correspondam a:
Sejam projetos independentes de uma absorvedora e de uma esgotadora. Sabe-se que:
ABSORVEDORA: foram fixadas a vazão molar do gás, sua composição na entrada e na saída (razões molares: Y1 e Y2 , respectivamente) e a composição do solvente na entrada (X2 ). Para vazões molares do solvente em dois valores diferentes (A e B), foram obtidas as retas de operação exibidas na Figura (I), que também apresenta a linha de equilíbrio.
ESGOTADORA: foram fixadas a vazão molar do líquido, sua composição na entrada e na saída (razões molares: X2 e X1 , respectivamente) e a composição do gás na entrada (Y1 ) Para vazões molares do gás inerte em dois valores diferentes (C e D), foram obtidas as retas de operação exibidas na Figura (II), que também apresenta a linha de equilíbrio.
Na prática, a(s) condição(ões) de projeto a ser(em) evitada(s) é(são)
Na indústria petrolífera, o estudo de reologia é fundamental para projetar tubulações de modo a proporcionar o transporte adequado de fluidos. Relacione as informações importantes com as corretas definições.
I - Número de Deborah
II - Viscoelasticidade linear
III - Fluido dilatante
IV - Fluido de Bingham
P – Apresenta uma relação linear entre a tensão de cisalhamento e a taxa de deformação, necessitando de uma tensão crítica para começar a escoar.
Q – Representa uma condição característica de um fluido em escoamento, em que a sua viscosidade não varia com a taxa de deformação imposta.
R – Tem como característica o fato de que, ao se aumentar a taxa de cisalhamento de um fluido em escoamento, a sua viscosidade aumenta.
S – Representa a razão entre o tempo de relaxação característico de um material e o tempo em que esse material é deformado por uma força cisalhante aplicada sobre ele.
T – Condição em que os arranjos moleculares de um fluido não se afastam do equilíbrio, quando uma pequena deformação é aplicada a esse fluido, permitindo que haja uma relação linear entre a tensão e a deformação.
As associações corretas são:
Um tanque cilíndrico contém 2 m3 de um óleo de massa específica ρ= 800 kg/m3 , de forma que o volume de óleo dentro do tanque tenha a profundidade h = 1 m. Um outro tanque, que tem o formato de um tronco de cone com a base inferior maior que a superior, contém 1,4 m3 do mesmo óleo, com a mesma profundidade h = 1 m. Os dois tanques estão abertos e possuem bases circulares idênticas, de área igual a 2 m2 , como ilustrado na Figura abaixo.
As pressões manométricas atuantes sobre as bases circulares, no interior dos tanques cilíndrico e tronco-cônico, são, respectivamente, em pascais,
Dado
Aceleração da gravidade: g=10 m/s2
São conhecidas as volatilidades relativas (a 0,101 MPa) entre as espécies abaixo:
I - Propano/Buteno-1: 4,4
II - Propano/Isobutano: 3,6
III - Isobutano/n-Butano: 1,5
IV - n-Butano/i-Pentano: 2,8
V - Isobutano/n-Pentano: 1,35
Qual dessas misturas seria mais difícil de separar por destilação convencional?
A eficiência de separação em hidrociclones é definida como a razão entre a vazão mássica de óleo na corrente de topo e a vazão mássica de óleo na corrente de alimentação. Em uma unidade, emprega-se um hidrociclone para separar uma corrente de vazão 100 kg h-1 contendo 20% m/m de óleo e 80% m/m de água. A corrente contendo o produto de topo apresenta apenas óleo, enquanto a corrente contendo o produto de fundo é formada por 2 kg h-1 de óleo e 80 kg h-1 de água.
A eficiência de separação deste hidrociclone é igual a
Em um processo de extração líquido-líquido, éter etílico é adicionado a uma mistura de água e ácido acético, formando um sistema com massa total de 200 kg e 10% m/m de ácido acético. Atingido o equilíbrio, observa-se a formação de duas fases: uma fase orgânica e uma fase aquosa de 125 kg contendo 4% m/m de ácido acético.
A concentração percentual mássica de ácido acético na fase orgânica é igual a