Questões de Concurso
Para analista - museologia
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Cada classe de profissionais segue o próprio código de ética e há legislação para que a sociedade saiba o que esperar no sistema democrático. Se ética é a busca daquilo que é bom para uma categoria de profissionais (no caso, todos aqueles que trabalham no museu), ela pode ter uma dimensão prática, por trazer respostas a problemas em forma de regras (no caso, para a atuação dos museus). A esse respeito, é correto afirmar que há alcance ético no Código de Ética do
Museus são instituições de administração pública ou privada que possuem documentação obrigatória. Quanto ao tema assinale a alternativa que indica essa documentação.
Considerando o método para processos de concepção e montagem de exposições, no que se refere à tomada de decisão, James Volkert aponta três modelos em eras que, em certa medida, ainda existem nas práxis atuais dos museus. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta esses modelos.
O debate fundamentado na “desescolarização dos museus” foi iniciado por qual autor, em que circunstância e em que ano?
Ulpiano T. Bezerra de Meneses (2000) ajuda a evitar erros recorrentes relacionados à educação em museus e aponta objetivos a serem alcançados. De acordo com esse autor, é correto afirmar que se deve
Coleção é todo conjunto de objetos naturais ou artificiais, mantidos temporariamente ou definitivamente fora do circuito de atividades econômicas, submetidos a uma proteção especial em um lugar fechado preparado para esse propósito, e expostos ao olhar.
A definição apresentada está de acordo com
De acordo com Zbynek Zbyslav Stránský (1980), metamuseologia se refere a
O Comitê para a Museologia do Conselho Internacional de Museus (Icofom/Icom), desde a sua criação, discute, entre outros temas, o objeto de estudo da museologia. Alguns dos autores estão alinhados pela concepção de relação entre o homem e a realidade. De acordo com a publicação O objeto de estudo da museologia, (1994) de Peter van Mensch, esses autores são as seguintes:
Considerando os termos: museal; musealidade; musealia; e, musealização, assinale a alternativa que indica os respectivos significados.
O planejamento estratégico, o plano diretor e o plano museológico são ferramentas de gestão que
Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da internet, ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
Disponível em: < http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7>, com adaptações.
A partir da informação apresentada, do conceito e das funcionalidades do firewall, assinale a alternativa correta.
Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.
História do rock brasiliense contada por Irlam
Rocha Lima, repórter do Correio Braziliense
1 Confesso que cheguei atrasado ao rock de Brasília.
Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas
e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir
4 a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava
por vários pontos da cidade. Eu era ligado à MPB de
Caetano, Chico, Gil, Milton, Gal, Bethânia, Elis, Nara e
7 Novos Baianos e achava muito tosco aquele som que os
roqueiros brasilienses faziam.
Depois que Renato Russo veio à redação do
10 Correio para divulgar o festival que ia acontecer no teatro
da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO), na 916
Sul, e me mostrou a letra de algumas de suas músicas,
13 inclusive Geração Coca-Cola, despertou-me grande
curiosidade. Desde então, passei a acompanhar de perto
tudo o que ele e seus companheiros de movimento
16 vinham fazendo.
Assisti aos shows do Temporada de Rock, na ABO,
e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se
19 apresentaram no festival: Legião Urbana, Plebe Rude,
Capital Inicial (ainda sem Dinho Ouro Preto nos vocais),
XXX e Banda 69. À época, a Plebe era a mais falada. Depois
22 “descobri” Escola de Escândalo e passei a ouvir o que o
vocalista Bernardo Mueller tinha a dizer. Fui a alguns
shows do Escola, inclusive no Circo Voador (Rio de
25 Janeiro), e ficava impressionado com a guitarra do
“Fejão”, para muitos o melhor guitarrista da história do
rock brasiliense. Frustrei-me por não ver o Escola, com
28 seu trabalho original, seguir a trajetória da Legião, do
Capital e da Plebe, gravando disco e sendo reconhecido
30 nacionalmente.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/brasilia-capital-do-rock/2013/03/07/InternaBSBCapitalRock,353299/historia-do-rock-brasiliense-contada-por-reporter-do-correio-braziliense.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Se, no lugar do trecho destacado em “e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se apresentaram no festival” (linhas 18 e 19), o autor utilizasse a construção da maioria das bandas, conforme a norma-padrão, o verbo da nova redação
Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.
História do rock brasiliense contada por Irlam
Rocha Lima, repórter do Correio Braziliense
1 Confesso que cheguei atrasado ao rock de Brasília.
Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas
e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir
4 a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava
por vários pontos da cidade. Eu era ligado à MPB de
Caetano, Chico, Gil, Milton, Gal, Bethânia, Elis, Nara e
7 Novos Baianos e achava muito tosco aquele som que os
roqueiros brasilienses faziam.
Depois que Renato Russo veio à redação do
10 Correio para divulgar o festival que ia acontecer no teatro
da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO), na 916
Sul, e me mostrou a letra de algumas de suas músicas,
13 inclusive Geração Coca-Cola, despertou-me grande
curiosidade. Desde então, passei a acompanhar de perto
tudo o que ele e seus companheiros de movimento
16 vinham fazendo.
Assisti aos shows do Temporada de Rock, na ABO,
e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se
19 apresentaram no festival: Legião Urbana, Plebe Rude,
Capital Inicial (ainda sem Dinho Ouro Preto nos vocais),
XXX e Banda 69. À época, a Plebe era a mais falada. Depois
22 “descobri” Escola de Escândalo e passei a ouvir o que o
vocalista Bernardo Mueller tinha a dizer. Fui a alguns
shows do Escola, inclusive no Circo Voador (Rio de
25 Janeiro), e ficava impressionado com a guitarra do
“Fejão”, para muitos o melhor guitarrista da história do
rock brasiliense. Frustrei-me por não ver o Escola, com
28 seu trabalho original, seguir a trajetória da Legião, do
Capital e da Plebe, gravando disco e sendo reconhecido
30 nacionalmente.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/brasilia-capital-do-rock/2013/03/07/InternaBSBCapitalRock,353299/historia-do-rock-brasiliense-contada-por-reporter-do-correio-braziliense.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Nas passagens “Eu era ligado à MPB de Caetano” (linhas 5 e 6), “Depois que Renato Russo veio à redação do Correio” (linhas 9 e 10) e “À época, a Plebe era a mais falada.” (linha 21), o emprego da crase é
Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.
História do rock brasiliense contada por Irlam
Rocha Lima, repórter do Correio Braziliense
1 Confesso que cheguei atrasado ao rock de Brasília.
Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas
e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir
4 a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava
por vários pontos da cidade. Eu era ligado à MPB de
Caetano, Chico, Gil, Milton, Gal, Bethânia, Elis, Nara e
7 Novos Baianos e achava muito tosco aquele som que os
roqueiros brasilienses faziam.
Depois que Renato Russo veio à redação do
10 Correio para divulgar o festival que ia acontecer no teatro
da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO), na 916
Sul, e me mostrou a letra de algumas de suas músicas,
13 inclusive Geração Coca-Cola, despertou-me grande
curiosidade. Desde então, passei a acompanhar de perto
tudo o que ele e seus companheiros de movimento
16 vinham fazendo.
Assisti aos shows do Temporada de Rock, na ABO,
e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se
19 apresentaram no festival: Legião Urbana, Plebe Rude,
Capital Inicial (ainda sem Dinho Ouro Preto nos vocais),
XXX e Banda 69. À época, a Plebe era a mais falada. Depois
22 “descobri” Escola de Escândalo e passei a ouvir o que o
vocalista Bernardo Mueller tinha a dizer. Fui a alguns
shows do Escola, inclusive no Circo Voador (Rio de
25 Janeiro), e ficava impressionado com a guitarra do
“Fejão”, para muitos o melhor guitarrista da história do
rock brasiliense. Frustrei-me por não ver o Escola, com
28 seu trabalho original, seguir a trajetória da Legião, do
Capital e da Plebe, gravando disco e sendo reconhecido
30 nacionalmente.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/brasilia-capital-do-rock/2013/03/07/InternaBSBCapitalRock,353299/historia-do-rock-brasiliense-contada-por-reporter-do-correio-braziliense.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Assinale a alternativa que reproduz integralmente o sentido do período “Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava por vários pontos da cidade.” (linhas de 2 a 5).
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Quanto à pontuação em “Já casado com a piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu um emprego de contínuo na UnB.” (linhas de 15 a 17), assinale a alternativa correta.
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa correta acerca do emprego das palavras no texto.
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Conforme as informações do texto, assinale a alternativa correta.
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Do ponto de vista da tipologia textual, o texto apresentado classifica-se, predominantemente, como
Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.
História do rock brasiliense contada por Irlam
Rocha Lima, repórter do Correio Braziliense
1 Confesso que cheguei atrasado ao rock de Brasília.
Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas
e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir
4 a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava
por vários pontos da cidade. Eu era ligado à MPB de
Caetano, Chico, Gil, Milton, Gal, Bethânia, Elis, Nara e
7 Novos Baianos e achava muito tosco aquele som que os
roqueiros brasilienses faziam.
Depois que Renato Russo veio à redação do
10 Correio para divulgar o festival que ia acontecer no teatro
da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO), na 916
Sul, e me mostrou a letra de algumas de suas músicas,
13 inclusive Geração Coca-Cola, despertou-me grande
curiosidade. Desde então, passei a acompanhar de perto
tudo o que ele e seus companheiros de movimento
16 vinham fazendo.
Assisti aos shows do Temporada de Rock, na ABO,
e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se
19 apresentaram no festival: Legião Urbana, Plebe Rude,
Capital Inicial (ainda sem Dinho Ouro Preto nos vocais),
XXX e Banda 69. À época, a Plebe era a mais falada. Depois
22 “descobri” Escola de Escândalo e passei a ouvir o que o
vocalista Bernardo Mueller tinha a dizer. Fui a alguns
shows do Escola, inclusive no Circo Voador (Rio de
25 Janeiro), e ficava impressionado com a guitarra do
“Fejão”, para muitos o melhor guitarrista da história do
rock brasiliense. Frustrei-me por não ver o Escola, com
28 seu trabalho original, seguir a trajetória da Legião, do
Capital e da Plebe, gravando disco e sendo reconhecido
30 nacionalmente.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/brasilia-capital-do-rock/2013/03/07/InternaBSBCapitalRock,353299/historia-do-rock-brasiliense-contada-por-reporter-do-correio-braziliense.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o trecho “Frustrei-me por não ver o Escola” (linha 27), é correto afirmar que
O que há de contemporâneo na comunicação museológica e que alcança as ações comunicacionais em museus?