Questões de Concurso
Para biólogo
Foram encontradas 10.144 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A biologia da conservação é uma ciência multidisciplinar que foi desenvolvida como resposta a uma crise com a qual a diversidade biológica se confronta.
II. A biologia de conservação tem dois objetivos: primeiro, entender os efeitos da atividade humana nas espécies, comunidades e ecossistemas, e, segundo, desenvolver abordagens práticas para prevenir a extinção de espécies e, se possível, reintegrar as espécies ameaçadas ao seu ecossistema funcional.
Fonte: Soule (1985); Richard B. Biologia da conservação. Londrina, 2001.
Sobre os excertos, assinale a alternativa correta:
I. Os valores ambientais atribuem sentido ao conjunto de normas do chamado Direito Ambiental. Esse ramo do Direito rompe com a visão individualista do Estado e se preocupa com os direitos que não são passíveis de apropriação por um único titular, nem se identificam com os interesses de apenas um deles. São direitos que não eram protegidos pelo Estado, porque, não sendo de ninguém especificamente, são do interesse de todos ou de um grupo considerável de pessoas.
II. O reconhecimento desses direitos ocorreu em duas fases: na primeira, eles visam à proteção da água como bem material mensurável e, na segunda, à proteção dos solos agricultáveis.
Fonte: BOITEUX, E.A.P. Educação e Valores Ambientais. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2008.
A partir da análise dessas asserções, é possível afirmar que:
I. Controle das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, e a não obrigatoriedade ao poluidor e ao predador de recuperar e/ou indenizar os danos causados ao meio ambiente.
II. Promover a educação ambiental apenas no ensino superior de ensino.
III. Acompanhamento do estado da qualidade ambiental.
É correto o que se afirma em:
(1) as hidrófitas
(2) as higrófilas
(3) as mesófitas
(4) as xerófitas
Isso demonstra a influência do suprimento hídrico na estrutura e distribuição das plantas, sendo cada grupo caracterizado por uma combinação de adaptações estruturais ao seu ambiente (Sutcliffe, 1980; Kramer, 1983).
Fonte: Princípios de fisiologia vegetal: teoria e prática /organização Clovis Pereira Peixoto. Rio de Janeiro:Pod, 2020.
A partir dos grupos apresentados, faça a correlação com as características a seguir:
(__) Constituem a maioria das plantas cultivadas. Crescem em solos drenados sob ar normalmente seco. Regulam perda de água através dos estômatos, principalmente com cutícula geralmente impermeável e sistema de vasos (xilema) bem desenvolvido, além de sistema radicular extenso.
(__) Vivem parcial ou totalmente submersas, pois a perda de água não é importante, por isso não tem cutícula na parte inferior das folhas. Entretanto, a parte superior é bastante cutinizada para evitar a supersaturação. Apresentam muitos espaços aéreos para facilitar a flutuabilidade.
(__) Vivem em ambientes úmidos, com o ar quase saturado de umidade (musgos e samambaias). Estão sempre em ambientes de sombra e tem grande superfície foliar. Apresentam cutícula fina e têm pouco controle da transpiração.
(__) Ocorrem geralmente em desertos ou em regiões de baixa precipitação pluviométrica. Apresentam algumas adaptações: folhas pequenas, muitas vezes suculentas, presença de pelos e espinhos, armazenam água em caules e folhas, cutícula cerosa e, quase sempre, apresentam o metabolismo CAM (Metabolismo Ácido das Crassuláceas).
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Fonte: Conservação da biodiversidade: legislação e políticas públicas/ Roseli Senna Ganem (org.). Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação correta, conforme Wilson (1994), para o conjunto de populações de uma espécie integradas por processos migratórios: