Questões de Concurso Para assessor técnico - agronomia

Foram encontradas 20 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2949701 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Na agricultura uma questão muito importante e comum em todos os sistemas de cultivo orgânico é a preocupação com o ciclo do nitrogênio. Devido à grande diversidade de técnicas, climas, solos e sistemas de cultivo, muitas vezes é difícil comparar o ciclo do nitrogênio na agricultura orgânica versus o ciclo do nitrogênio na agricultura convencional. Porém algumas conclusões gerais podem ser feitas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema:

Alternativas
Q2949698 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As técnicas de cultura in vitro são cada vez mais comuns na produção de mudas de espécies utilizadas para florestamentos e reflorestamentos e na agricultura de um modo geral. Para realizar com eficiência a cultura in vitro é preciso conhecer a importância que alguns reguladores do crescimento desempenham dentro da planta. Em relação aos reguladores do crescimento vegetais utilizados nos meios de cultura para a produção de mudas a partir da cultura in vitro, podemos afirmar:

Alternativas
Q2949694 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A utilização desenfreada de agrotóxicos na agricultura brasileira, além de causar sérios danos ambientais e custos adicionais de produção, gerou outro problema muito sério em muitas culturas, que é o aparecimento de resistência de pragas e doenças aos agrotóxicos. Qual estratégia abaixo relacionada contribui significativamente para o aparecimento da resistência em populações de pragas em sistemas agrícolas?

Alternativas
Q2949691 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Estratégias de controle, alternativas ao controle químico, são cada vez mais pesquisadas e difundidas no meio rural, para o controle de populações de insetos pragas. Neste aspecto a utilização de fungos entomopatogênicos é uma estratégia de controle muito eficiente em diferentes agrosistemas. Assinale a afirmativa que associa corretamente o fungo entomopatogênico com o seu respectivo hospedeiro:

Alternativas
Q2949677 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As interações entre os seres vivos em um dado lugar são importantes mecanismos de regulação das populações e se manifestam em sistemas agrícolas de maior ou menor complexidade. As interações podem ser homotípicas (entre indivíduos da mesma espécie) ou heterotípicas (entre indivíduos de espécies diferentes). Em relação às interações entre os seres vivos podemos afirmar que:

Alternativas
Q2949675 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A propagação de plantas ornamentais, como em outras plantas cultivadas, pode ser realizada por via agâmica, assexuada ou vegetativa e por via gâmica, sexuada ou reprodutiva. Existem vantagens e desvantagens inerentes aos dois processos. Em relação a esta questão podemos afirmar:

Alternativas
Q2949673 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A análise de epidemias através de curvas de progressão de doenças é uma boa representação da progressão de uma epidemia. Através dela, as interações entre patógeno, hospedeiro e ambiente podem ser caracterizadas e estratégias de controle podem ser propostas e avaliadas. Em relação às curvas de progressão de doenças podemos afirmar que:

Alternativas
Q2949671 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Devido aos freqüentes problemas causados à saúde humana e ao meio ambiente, estão sendo envidados todos os esforços para fiscalizar adequadamente a produção, a comercialização e a utilização de agrotóxicos no Brasil, envolvendo diferentes esferas governamentais. De acordo com a Lei Federal 7.802 de 11 de julho de 1989 e do Decreto número 4.074 de 04 de janeiro de 2002, podemos afirmar que:

Alternativas
Q2949666 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A expansão da fruticultura de clima temperado para regiões de inverno mais ameno e até sub-tropicais, onde o frio é insuficiente para satisfazer as necessidades fisiológicas da dormência causa inúmeras anomalias nas espécies/cultivares de fruteiras exploradas nestas regiões. Escolha a anomalia que não pode ser atribuída à falta de frio neste período:

Alternativas
Q2949659 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As cochonilhas são insetos que se hospedam na parte externa do tronco, ramos, folhas, frutas e raízes e são pragas importantes na cultura dos citros. Em relação às cochonilhas que atacam a cultura dos citros podemos afirmar:

Alternativas
Q2949631 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A calagem como prática agronômica na implantação/manutenção de pastagens é importante por eliminar a acidez eletrolítica do solo. Esta acidez eletrolítica é responsável por:

Alternativas
Q2949623 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Assinale a estratégia fundamental para o planejamento ambiental na perspectiva da sustentabilidade da paisagem em um determinado ecossistema:

Alternativas
Q2949617 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Relacione os processos específicos da coluna da esquerda com os microorganismos relacionados na coluna da direita.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2949616 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O balanço hídrico é um sistema contábil de monitoramento da água do solo e resulta da aplicação do princípio de conservação de massa para a água num volume de solo vegetado. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O balanço hídrico normal ou climatológico é freqüentemente apresentado na escala mensal e para um “ano médio”, de maneira cíclica. Constitui-se em importante ferramenta para o planejamento agrícola, caracterização climática de uma região, servindo de subsídio para a determinação da melhor época e tipo de manejo da exploração agrícola.

II. O balanço hídrico normal ou climatológico permite acompanhar a disponibilidade de água no solo no momento de seu cálculo, podendo ser a escala de tempo compatível com as tomadas de decisões, ou seja, diária, semanal, decendial ou mensal.

III. Além do balanço hídrico do solo também é possível realizar um balanço hídrico para a planta, elaborando a contabilidade entre os ganhos e perdas de água. A variação do armazenamento é conseqüência da defasagem temporal entre a absorção de água e a perda na fase de vapor pela planta, que conduz ao desenvolvimento de déficits hídricos internos à curto e a longo prazo.

Alternativas
Q2949615 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O conhecimento da infiltrabilidade do solo é útil para seu manejo e conservação, para estudos de hidrologia e de irrigação. Este parâmetro é um importante indicador da estruturação do solo. Considere as afirmativas abaixo quanto à correção das informações sobre a infiltrabilidade:


I. É importante remover a vegetação da superfície durante os procedimentos de preparo para a determinação da infiltrabilidade do solo.

II. O método dos cilindros concêntricos impõe a utilização de dois anéis para permitir a estimativa da infiltrabilidade vertical no cilindro interno.

III. Equações empíricas de dois termos, como a de Horton, pressupõem que a infiltração inicia com uma taxa f0 e decresce exponencialmente com o tempo, até o momento em que a umidade do solo atinge um grau elevado (próximo da saturação), quando então a taxa de infiltração converge para um valor constante fc.

Alternativas
Q2949614 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere as curvas de retenção de água no solo apresentadas na figura abaixo, referentes a amostras retiradas a 20 cm de profundidade.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale qual das afirmativas apresentadas a seguir contém interpretação correta sobre as curvas apresentadas:

Alternativas
Q2949613 Engenharia Ambiental e Sanitária

Marque a alternativa correta:


I. Preparo inicial do solo consiste no preparo realizado antes de se implantar novamente a cultura.

II. O preparo periódico do solo compreende as operações necessárias para criar condições de implantação de culturas em áreas não utilizadas anteriormente.

III. O sistema de plantio direto consiste na semeadura de culturas sem preparo do solo e sem a presença de palhada sobre o solo.

IV. O sistema de preparo convencional do solo consiste em duas lavrações, duas gradagens e uma escarificação.

V. No preparo secundário do solo são utilizadas máquinas para reduzir as imperfeições deixadas pelo preparo inicial.

Alternativas
Q2949612 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um produtor quer construir um canal para transportar água de um reservatório de água (R), localizado no nível do solo para abastecer um tanque de peixes que está localizado a 3 m de desnível. O canal deverá ter uma inclinação de 3%, como mostra a figura abaixo. A distância do canal entre as curvas e a distância entre o reservatório e o tanque deverá ser respectivamente de:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2949611 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Marque a altenativa correta:


I. A topografia é a ciência que estuda a representação detalhada de uma parte limitada da superfície terrestre, sempre levando em conta sua curvatura.

II. A geodésia desenvolve soluções para transformar a superfície do elipsóide em uma superfície plana como a da carta.

III. As coordenadas cartesianas retangulares apresentam os alinhamentos ou pontos de um levantamento topográfico num sistema de eixos cartesianos.

IV. As coordenadas geográficas são referidas à Terra como se fosse uma esfera. A abcissa é a Longitude e a ordenada a Latitude.

V. Azimute é o ângulo que o alinhamento forma com a direção norte-sul a partir da ponta norte como origem, no sentido horário e varia de 0 a 360º.

Alternativas
Q2949610 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A drenagem natural das bacias hidrográficas é rápida em algumas zonas, mas pode ser lenta em outras, principalmente nas áreas de relevo plano, denominadas várzeas. A implantação de uma rede de drenos artificiais acelera o processo de drenagem, renova o ar do solo (aeração) e melhora as condições para a movimentação de máquinas. Assinale a alternativa que apresenta proposições corretas acerca das investigações necessárias para determinar o espaçamento entre drenos tubulares subterrâneos:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: A
6: A
7: C
8: B
9: D
10: C
11: D
12: A
13: A
14: B
15: D
16: C
17: C
18: A
19: C
20: B