Questões de Concurso
Para analista de defesa civil - geografia
Foram encontradas 24 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Para essas pessoas, língua e gramática se equivalem. Uma esgota totalmente a outra. Uma preenche inteiramente a outra. Nenhuma é mais que a outra.” – A pontuação desse trecho estaria igualmente correta se fosse feita conforme a alternativa:
Assinale a alternativa em que a concordância nominal está correta.
Analise a correlação semântica entre os termos ou expressões destacados nos enunciados a seguir.
1. “Por essa ótica, (ponto de vista), saber uma língua equivale a saber sua gramática.”
2. “Na mesma linha de raciocínio, consolida-se (retifica-se) a crença de que o estudo de uma língua é o estudo de sua gramática.”
3. “a língua, por ser uma atividade interativa, supõe outros componentes além da gramática, todos relevantes (imponentes)”.
4. “o componente da gramática inclui regras que especificam a criação de novas unidades do léxico ou sua adaptação às especificidades (particularidades) morfológicas da língua.”
Há equivalência semântica em:
TEXTO 1
A concepção de que língua e gramática são uma coisa só deriva do fato de, ingenuamente, se acreditar que a língua é constituída de um único componente: a gramática. Por essa ótica, saber uma língua equivale a saber sua gramática; ou, por outro lado, saber a gramática de uma língua equivale a dominar totalmente essa língua. É o que se revela, por exemplo, na fala das pessoas quando dizem que “alguém não sabe falar”. Na verdade, essas pessoas estão querendo dizer que esse alguém “não sabe falar de acordo com a gramática da suposta norma culta”. Para essas pessoas, língua e gramática se equivalem. Uma esgota totalmente a outra. Uma preenche inteiramente a outra. Nenhuma é mais que a outra. Na mesma linha de raciocínio, consolida-se a crença de que o estudo de uma língua é o estudo de sua gramática.
Ora, a língua, por ser uma atividade interativa, direcionada para a comunicação social, supõe outros componentes além da gramática, todos relevantes, cada um constitutivo à sua maneira e em interação com os outros. De maneira que uma língua é uma entidade complexa, um conjunto de subsistemas que se integram e se interdependem irremediavelmente.
Uma língua é constituída de dois componentes: um léxico – ou o conjunto de palavras, o vocabulário; e uma gramática – que inclui as regras para se construir palavras e sentenças da língua. Ocorre que esses dois componentes estão em íntima inter-relação; estão em permanente entrecruzamento; tanto que o componente da gramática inclui regras que especificam a criação de novas unidades do léxico ou sua adaptação às especificidades morfológicas da língua, pela mobilização de seu estoque de radicais, prefixos e sufixos.
Mas ocorre, ainda, que uma língua é mais que um sistema em potencial, em disponibilidade. Supõe um uso, supõe uma atualização concreta – datada e situada – em interações complexas que, necessariamente, compreendem: a composição de textos e uma situação de interação (que inclui normas sociais de atuação). Dessa forma, a língua apresenta mais de um componente, e seu uso está sujeito a diferentes tipos de regras e normas. Restringir-se, pois, à sua gramática é limitar-se a um de seus componentes apenas. É perder de vista sua totalidade e, portanto, falsear a compreensão de suas múltiplas determinações.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007, p.39-41. Adaptado
A compreensão do Texto 1 nos leva a depreender que seu conteúdo global pode ser sintetizado na seguinte alternativa
A Longitude geodésica é
O mapeamento sistemático do Brasil, que compreende a elaboração de cartas topográficas, é representado na projeção UTM. Tratando-se da projeção UTM, qual das características a seguir está incorreta?
As estruturas de dados gráficos, em um SIG, podem ser do tipo vetorial e matricial (raster). Sobre essas estruturas é correto afirmar que:
Um Sistema de Informações para ser considerado geográfico precisa possuir:
1. uma referência da localização de onde estão os dados geográficos.
2. atributos descritivos dos dados geográficos.
3. relações espaciais entre os dados geográficos.
4. a identificação do tempo de ocorrência dos dados geográficos.
Estão corretas
Algumas áreas da superfície terrestre são caracterizadas pela presença de pequenos trechos ocupados por formações vegetais de determinadas regiões fitoecológicas dentro do domínio de uma outra. Essas áreas são conhecidas, em Ecologia, como:
Leia com atenção o texto a seguir.
“Nenhum Estado pode existir no vácuo, sem um território, mas nenhum território pode ser formado num Estado sem povo. Pode haver “pessoas apátridas”, porém não pode haver Estados desabitados, embora algumas unidades políticas modernas incluam áreas de baixíssimas densidades demográficas. Dessa forma, os dois pilares do Estado, território e povo, acham-se intimamente soldados por suas relações. Isso não constitui “determinismo geográfico”. Não há garantia de que o povo que habita o território de um Estado reaja às suas condições ambientes numa dada maneira; daí a grande variedade de organizações políticas e econômicas existentes, e que provavelmente continuarão a existir no mundo.”
(MOODIE, A. E. – Geografia e Política – Ed. Zahar)
É correto afirmar que:Entre as unidades geológicas da Região Metropolitana do Recife que apresentam um grau de suscetibilidade alto para escorregamento nas encostas dos morros identificam-se:
1. Formação Cabo.
2. Rochas Graníticas.
3. Formação Ipojuca.
4. Formação Barreiras (leque aluvial).
5. Formação Beberibe.
Assinale:
A água do subsolo é considerada um “fator estratégico” que tende a ser usado, cada vez mais, para suprir o déficit de água superficial. Na Região Metropolitana do Recife, a maior reserva de água subterrânea encontra-se na Formação Beberibe. Tal formação geológica tem a idade:
A erosão em áreas urbanas constitui-se, em algumas áreas do Brasil e particularmente na Região Metropolitana do Recife, um preocupante problema. Uma área erodida constitui um gênero de problemas correlatos que demanda intervenções tópicas. Uma das afirmativas a seguir não é correta. Assinale-a.
Os manguezais desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira. Diversos fatores, no entanto, causam alterações significativas nas propriedades biológicas, químicas e físicas desses ecossistemas tais como:
1. dragagens.
2. deposição de lixo.
3. desmatamento.
4. construção de marinas.
5. aterros no estuário.
6. efluentes industriais.
Estão corretos os fatores
Sobre o esquema a seguir, representativo de um trecho da Carta Sinótica de uma dada região, é correto afirmar que:
1. essa região situa-se ao sul do Equador, na faixa das latitudes médias.
2. essa região, no momento, estava sob o domínio de um centro anticiclônico.
3. estava se formando, sobre a região, um ciclone extratropical.
4. pelas características dos fluxos de ar, a região situa-se no hemisfério boreal.
5. o gradiente de pressão atmosférica é praticamente inexistente.
A figura a seguir é uma cópia de uma imagem SRTM em tons de cinza de um trecho do Estado de Pernambuco.
Nela, você observa duas setas, que indicam:
A datação de superfícies rochosas é feita pela geocronologia. A datação relativa de uma rocha sedimentar é realizada
Examine o texto a seguir.
“As rochas sedimentares, desde a sua origem até chegar ao local onde serão depositadas (bacias), sofrem a influência de variáveis físicas, químicas e biológicas. Estas atuam na áreafonte, no transporte, no meio em que são depositadas e posteriormente no próprio depósito (diagênese).”
(POPP, J.H – Introdução ao Estudo da Estratigrafia e da Interpretação de Ambientes de Sedimentação)
Sobre esse importante tema de Geologia Sedimentar, não é correto afirmar que:
A Política Nacional do Meio Ambiente objetiva a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. Para que seja efetivada, essa política deverá atender, entre outros, aos seguintes princípios:
1. a educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade.
2. recuperação de áreas degradadas.
3. racionalização do uso do solo, da água, do ar e do subsolo.
4. ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico.
5. proteção de áreas ameaçadas de degradação.
Nos levantamentos pedológicos, necessários para estudos ambientais, são, em geral, feitas referências aos diversos tipos de relevo. O relevo refere, portanto, as desigualdades das formas da superfície do solo. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
1. a idade do solo pode diferir segundo a sua posição ocupada na topografia, o que explica muitas das diferenças dos solos de uma toposseqüência.
2. as planícies de inundação apresentam, em geral, material sedimentar e colúvio-aluvionar de natureza complexa, além de solos orgânicos e aluviais.
3. os solos de relevo de restinga possuem uma drenagem pobre, sobretudo nos trechos mais elevados.
4. em ambientes deltáicos, os solos têm uma drenagem muito pobre a pobre e o lençol freático é elevado; os solos são sujeitos, também, a enchentes.
5. a influência do relevo, no caso dos solos, não depende apenas da declividade do terreno, mas também da relação com a “rocha-mater” e com a drenagem.
Estão corretas: