Questões de Concurso
Para especialista em saúde - fonoaudiologia
Foram encontradas 22 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
________________ relaciona-se às variações de frequência, intensidade e duração, que, durante o discurso, vão conferindo sentido ao que está sendo dito. Inclui parâmetros como: entonação, ênfase/proeminência e velocidade de fala.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
Atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas a seguir sobre Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT).
( ) Refere-se a qualquer forma de desvio vocal relacionado à atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça a atuação ou a comunicação do trabalhador, podendo ou não haver alteração orgânica da laringe.
( ) O desenvolvimento do DVRT é multicausal e está associado a diversos fatores, de forma isolada ou em conjunto, direta ou indiretamente, os quais podem desencadear ou agravar o quadro de alteração vocal do trabalhador.
( ) O DVRT pode ter diversas repercussões na atividade profissional: impacto vocal, que gera limitações na expressão vocal, impacto emocional, causado por estresse e ansiedade, e impacto socioeconômico, que coloca em risco a carreira e a sobrevivência do trabalhador
Avalie as afirmativas abaixo.
I. As emissões otoacústicas evocadas são divididas em três tipos, de acordo com o estímulo para evocá-las: estímulo-frequência (EOAEF), estímulo transiente (EOAT) e produto de distorção (EOAPD).
II. Os critérios de interpretação da normalidade das EOAT nas testagens podem incluir a análise de alguns parâmetros, como: tipo de estímulo: clique ou "tone burst", janela de análise (20 ms ou 12 ms dependendo da aplicação) e nível da relação sinal/ruído (> 6 dB).
III. A pesquisa do Potencial Evocado Auditivo é um método objetivo que avalia a atividade neuroelétrica na via auditiva, em resposta a um estímulo acústico, desde o nervo auditivo até o córtex cerebral.
Podemos classificar os fonemas consonantais de acordo com o papel desempenhado pelas pregas vocais no momento em que são produzidos. Neste caso, os fonemas podem ser classificados em surdos ou sonoros.
Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de fonemas surdos.
______________________são distúrbios que afetam os aspectos de conteúdo, forma e uso da linguagem oral e escrita, em relação à sua expressão e/ ou compreensão, como consequência de uma lesão cerebral; envolve os processos centrais de significação, seleção de palavras e formulação de mensagens.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
Atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso nas assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
( ) O som, após ser detectado pela orelha interna, sofre inúmeros processos fisiológicos e cognitivos para que seja decodificado e compreendido. Estes mecanismos e processos do sistema auditivo central incluem habilidades como lateralização e localização espacial do som, compreensão da fala no ruído, identificar pequenas mudanças nos estímulos como diferenças de frequência, intensidade ou duração.
( ) O Transtorno do Processamento Auditivo Central pode ser definido como um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por uma ou mais alterações nas habilidades de localização e lateralização sonora; discriminação; reconhecimento auditivo e dos aspectos temporais da audição como: resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal.
( ) Fechamento auditivo refere-se à habilidade de reconhecer a fala ou outros sons quando sinais competitivos estão presentes, podendo ser fala ou ruído com espectro de fala.
Considerando a interpretação dos audiogramas, avalie as assertivas a seguir, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) As medidas dos limiares para tom puro por condução aérea e do limiar de reconhecimento de fala permitem estabelecer a sensibilidade auditiva, revelando a magnitude da perda auditiva.
( ) Os limiares por condução óssea, quando comparados com os resultados da condução aérea, permitem diferenciar perdas auditivas condutivas, neurossensoriais e mistas.
( ) Os testes de logoaudiometria, em conjunto com as medidas de sensibilidade, permitem uma estimativa das dificuldades de comunicação que podem ser esperadas a partir da perda auditiva.
Acerca da disfagia, avalie as assertivas a seguir.
I. A disfagia orofaríngea pode ser ocasionada por dois fatores principais: doenças neurológicas e/ou alterações das estruturas que transportam o alimento da boca ao esôfago.
II. A disfagia orofaríngea acontece, exclusivamente, com a população idosa.
III. Alguns de seus sinais são sensação de alimento parado na garganta, voz alterada ou rouca após alimentação, tosse, falta de ar, engasgo durante as refeições ou ao deglutir saliva.
Estão corretas.