Questões de Concurso
Para tecnologista em saúde - farmacologia aplicada a produtos naturais
Foram encontradas 45 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. referências oficializadas pela Farmacopéia Brasileira.
II. padrões secundários, desde que a identidade e o teor sejam devidamente comprovados.
III. substâncias sintetizadas em laboratório de pesquisa com alto índice de recuperação.
IV. o sal do princípio ativo utilizado na produção do medicamento.
Assinale:
I. Identificação, em outros genomas, de sequências protéicas homólogas as codificada por ORFs (quadros abertos de leitura) presentes no genoma analisado.
II. Identificação de íntrons, trechos ricos em GC e menores que 100 pb, localizados dentro de ORFs presentes no genoma analisado.
III. Comparação do conteúdo de GC e da frequência de códons das ORFs presentes no genoma analisado com a de genes codificantes já descritos para a mesma espécie.
IV. Identificação de junções éxon-íntron nas ORFs presentes no genoma analisado.
Assinale:
I. Exceto alguns casos raros, os aminoácidos que são incorporados às proteínas desviam o plano da luz polarizada para a direita.
II. Exceto alguns casos raros, os aminoácidos que são incorporados às proteínas desviam o plano da luz polarizada para a esquerda.
III. Exceto alguns casos raros, os aminoácidos que são incorporados às proteínas não desviam o plano da luz polarizada.
Assinale:
I. A primeira é dependente do tratamento com preparações de anticorpos purificados e a segunda de vacinas preparadas a partir de preparados de vírus ou bactérias inativadas ou atenuados.
II. A imunização ativa resulta exclusivamente em resposta celular, envolvendo desenvolvimento de células B ou T de memória.
III. Imunização ativa é mais duradoura que a humoral, podendo ser adquirida naturalmente ou artificialmente.
Assinale:
I. ambas desenvolvem-se em 3 etapas sucessivas: fase de reconhecimento, fase de proliferação clonal e fase efetora.
II. a imunidade humoral, ao contrário da imunidade celular, pode ser transmitida pelo plasma ou soro.
III. a imunidade celular pode ser transferida a um animal não imunizado através de injeção de células sensibilizadas ou, ainda, pelo soro ou plasma.
Assinale:
I. os diferentes mecanismos de defesa imunológica têm como base de ação o reconhecimento do próprio e do não próprio, desencadeando um processo imune contra o não próprio.
II. é reconhecido como próprio toda e qualquer molécula e estrutura criada simultaneamente ao amadurecimento do sistema imune.
III. os espermatozóides masculinos, por exemplo, são reconhecidos como não próprio. Este processo é causa de esterilidade masculina em muitos homens quando a barreira hemato-testicular é rompida.
Assinale:
I. resulta na identificação de novos hits cuja atividade identificada é sempre reprodutível em modelo celular.
II. resulta na identificação de novos hits com perfil farmacocinético adequado à sua transformação em protótipo e, posteriormente, a fármaco.
III. resulta na identificação de compostos que otimizados permitem a descoberta de novos candidatos a fármacos, cuja eficácia é frequentemente antecipada pelos resultados iniciais obtidos por HTS.
Assinale:
I. a armazenagem e análise dos dados gerados constituem gargalos da técnica do HTS.
II. todo ensaio bioquímico e/ou farmacológico pode ser adaptado para realização em sistemas do tipo HTS
III. desenvolvimento de ensaios em termos de escalá-lo para HTS é bastante simples. O maior obstáculo na fase inicial é a aquisição de reagentes de qualidade, em muitos casos, obter uma proteína de boa qualidade pode ser fator limitante.
Assinale:
I. A automação é um elemento importante para a utilidade HTS.
II. HTS robôs podem testar até 100.000 compostos por dia.
III. Trata-se de inovação relativamente recente, que tornou-se viável com os avanços modernos na área de robótica e tecnologia de computação de alta velocidade.
Assinale:
I. O fármaco B é um agonista inverso.
II. O fármaco A é um agonista total.
III. O fármaco A apresenta potência 50 vezes maior que o fármaco B.
I. compreender a eficácia farmacológica dos fármacos e a biodisponibilidade.
II. antecipar potenciais efeitos secundários e/ou tóxicos, dependentes da formação de metabólitos ativos.
III. planejar novos fármacos mais seguros e de posologia ajustada.
I. deve ser conduzido conforme o plano de estudo.
II. cada estudo recebe uma ou mais identificações; a identificação dos artigos e as amostras de sistema-teste devem garantir a rastreabilidade.
III. todos os dados gerados durante a condução do estudo devem ser registrados direta, pronta e precisamente e de maneira legível. Os registros devem ser datados e assinados ou rubricados.
Assinale:
I. devem ser apropriadamente identificados (exemplo: número CAS, nome, código, etc.).
II. deve ser conhecida à estabilidade do artigo-teste e artigo de referência sob condições de armazenamento e teste.
III. deve ser retirada uma amostra para fins analíticos de cada lote de artigo teste para todos os estudos, exceto para aqueles de curta duração.
Assinale:
I. Os produtos químicos, reagentes e soluções devem ser devidamente rotulados de modo a conter exclusivamente informações sobre identidade, concentração e data de validade.
II. Os equipamentos devem ser periodicamente inspecionados, limpos, mantidos e calibrados conforme Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), sendo facultativo o registro destas atividades.
III. Os sistemas-teste que ficarem doentes ou feridos durante um estudo devem ser isolados e tratados, caso seja necessário para manter a integridade do estudo; qualquer diagnóstico e/ou tratamento antes ou durante o estudo deve ser obrigatoriamente registrado.
Assinale: