Questões de Concurso Para analista - ciências atuariais

Foram encontradas 438 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2213329 Atuária
Quando acrescentamos ao prêmio puro o carregamento para as demais despesas da seguradora, incluindo uma margem para o lucro, passamos a ter o
Alternativas
Q2213328 Estatística
Considere o modelo linear generalizado com Y seguindo uma distribuição de Poisson com valor esperado μ=exp(α + βX). As observações são independentes.
Acerca do estimador de máxima verossimilhança de β, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q2213327 Atuária
Em um modelo de regressão linear simples, a variável aleatória Y tem a distribuição normal com valor esperado α + βX e variância σ2 condicionalmente no valor da variável explicativa X. Além disso, valores distintos de Y são independentes.
Acerca do estimador de mínimos quadrados de β, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q2213326 Atuária
O benefício de aposentadoria de um fundo de pensão é uma anuidade vitalícia que paga B unidades monetárias no início de cada ano a partir da idade de aposentadoria r. O custeio é calculado pelo método de crédito unitário.
Portanto, o custo normal à idade x de um participante admitido com idade a é dado por
Alternativas
Q2213325 Atuária
O benefício de aposentadoria de um fundo de pensão é uma anuidade vitalícia que paga B unidades monetárias no início de cada ano a partir da idade de aposentadoria r. O custeio é calculado pelo método de idade de entrada normal a valor constante.
Portanto, o custo normal à idade x de um participante admitido com idade a é dado por
Alternativas
Q2213324 Atuária
Seja (u) = (xy) o status de vida conjunta para duas vidas independentes (x) e (y). O seguro de vida inteira e a anuidade vitalícia para o status (u) estão relacionados por meio da seguinte expressão: 
Alternativas
Q2213323 Atuária
Considere as afirmativas abaixo.
I. A provisão de eventos ocorridos e não avisados é a importância retirada dos prêmios pagos que se capitaliza para a cobertura de sinistros já ocorridos, mas ainda não avisados à seguradora. 
II. A retrocessão de riscos é uma operação feita por uma resseguradora que consiste na cessão a outras resseguradoras ou seguradoras de parte dos compromissos por ele aceitos.
III. O cosseguro é a operação de seguro em que duas ou mais sociedades seguradoras, com anuência do segurado, distribuem entre si, percentualmente, os riscos de determinada apólice, sem solidariedade entre elas.
Pode-se concluir que são CORRETAS
Alternativas
Q2213322 Atuária
Considerando as características para um risco ser segurável, analise as seguintes afirmativas.
I. A perda deve ser aleatória. II. A perda deve ser definida e mensurável em termos financeiros. III. A perda deve ser previsível. IV. A perda é inevitável. V. A perda não pode ser catastrófica.
Pode-se concluir que
Alternativas
Q2213321 Atuária
Um teste de aderência entre dados aleatórios i.i.d. X1, X2, ... , Xn e um modelo probabilístico para a sua distribuição de probabilidade F(x) pode ser feito de uma das seguintes maneiras:
I. usando-se a estatística de Kolmogorov-Smirnov; II. usando-se o modelo de riscos proporcionais de Cox;  III. usando-se o teste qui-quadrado após tabular os dados de acordo com o número de elementos que caem em intervalos que particionam a reta; IV. usando-se o teste de Anderson-Darling.
Pode-se concluir que
Alternativas
Q2213320 Atuária
Por definição, a razão de eliminação de perdas (loss elimination ratio) é a razão entre a o decréscimo na perda esperada com uma franquia simples e a perda esperada sem essa franquia. Seja X a variável aleatória representando o valor do sinistro, D o valor da franquia simples, e X^D = min{X, D}.
Então, a razão de eliminação de perdas é dada por
Alternativas
Q2213319 Atuária
A distribuição de Pareto, com densidade de probabilidade dada porf(x) = amα / xα+1 , para x > m, e f(x)=0 se x ≤ m, com m conhecido, é a mais usada para modelar perdas com valores extremos, tais como os dados de resseguradoras.
Se x1, x2, .... , xn são n observações i.i.d. com a distribuição de Pareto, o estimador de máxima verossimilhança de α é dado por 
Alternativas
Q2213318 Atuária
Um seguro de vida inteira paga um beneficio de 5.000 unidades monetárias para (x) = (30). O prêmio desse seguro é uma anuidade vitalícia anual e imediata com pagamentos anuais de P reais. Ao fim do quinto ano, o segurado opta por reter a cobertura de 5.000 unidades monetárias para a vida inteira, mas vai realizar pagamentos de prêmios anuais P* apenas durante os próximos quinze anos, se estiver vivo.
Admitindo-se que o valor de resgate é igual à reserva matemática, o novo prêmio anual para os próximos 15 anos que satisfaz o princípio do equilíbrio atuarial é igual a
Alternativas
Q2213317 Atuária
Considerando um contrato de seguro com franquia, analise as seguintes afirmativas.
I. Com uma franquia simples no valor de x reais, a seguradora indenizaria o segurado no valor excedente a x reais dos sinistros cobertos pela apólice.
II. A franquia simples elimina a administração de indenizações muito baixas pela seguradora.
III. Com uma franquia simples, existe a participação da seguradora e do segurado nos prejuízos, quando estes prejuízos forem superiores ao valor da franquia.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Alternativas
Q2213316 Atuária
Considerando a definição de prêmio na ciência atuarial, é CORRETO afirmar que ele corresponde 
Alternativas
Q2213315 Atuária
Considerando a distribuição Gompertz para o tempo de vida de um segurado, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2213314 Atuária
Analise as seguintes afirmativas concernentes à possibilidade de a seguradora se recusar a pagar a indenização.
I. O fato ocorrido não se enquadra nas condições de cobertura descritas na apólice. II. O evento está relacionado nos riscos não indenizáveis III. O prejuízo decorre de ato doloso do segurado.
Pode-se concluir que estão CORRETAS
Alternativas
Q2213313 Atuária
Com relação à teoria da ruína clássica de Cramer-Lundberg, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2213312 Atuária
Segurados que sofrem certo tipo de acidente ficam inválidos e passam a ter sua sobrevivência afetada pelos próximos anos de vida. A sua probabilidade de morte passa a ser q*x , um valor maior que a mesma probabilidade qx para o restante da população não acidentada e ativa. Suponha que q*x = 2qx
Podemos concluir que a probabilidade de um inválido falecer dentro de três anos a partir de seu acidente, quando tinha idade de 40 anos, é igual a 
Alternativas
Q2213311 Atuária
A reserva matemática calculada no ano t sob o ponto de vista prospectivo pode ser definida como
Alternativas
Q2213310 Atuária
Considere um seguro de vida temporário de n=10 anos e diferido por m=3 anos. O capital seguro no caso de morte é igual a 30 unidades monetárias e o segurado tem 27 anos de idade no início do contrato. Suponha que o seguro seja adquirido com o pagamento de prêmios nivelados P antecipados e anuais num período de 10 anos.
A reserva matemática em t = 5 do ponto de vista RETROSPECTIVO é igual a
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: B
6: A
7: C
8: D
9: D
10: D
11: C
12: A
13: B
14: C
15: D
16: D
17: B
18: C
19: D
20: B