Questões de Concurso
Para secretária executiva
Foram encontradas 614 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Constituem-se direitos dos Secretários e Secretárias, de acordo com o Código de Ética da categoria:
I. Garantir e defender as atribuições estabelecidas na Lei de Regulamentação.
II. Participar de entidades representativas da categoria.
III. Participar de atividades públicas ou não, que visem defender os direitos da categoria.
IV. Defender a integridade moral e social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de alusão desmoralizadora.
É correto afirmar:
Para a Lei 9.261, de 10/01/1996 “É assegurado o direito ao exercício da profissão aos que, embora não habilitados nos termos do artigo anterior, contém pelo menos _______ anos ininterruptos ou _____ anos intercalados de exercício de atividades próprias de secretaria, na data da vigência desta Lei”. Os números correspondentes aos anos que completam a sentença é:
Segundo a Lei 7.377, de 30/09/1985, que dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, afirma que são atribuições do Secretário Executivo:
I. Taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro.
II. Planejamento, organização e direção de serviços de secretaria.
III. Redação de textos profissionais, exceto em idioma estrangeiro.
IV. Conhecimentos protocolares.
Estão corretas as afirmativas:
A gestão e preservação de documentos é de responsabilidade do arquivista, que necessita para sua rotina de trabalho, diferenciar conceitos inerentes ao tema. Entre esses, o conceito de suporte na área de arquivos é:
Existem vários tipos de liderança, entre elas a autocrática, que possui algumas características bem definidas, entre elas:
I. A divisão das tarefas fica a critério do grupo, ficando os membros livres para a escolha dos grupos de trabalho.
II. As diretrizes são debatidas pelo grupo.
III. O líder não participa dos processos.
IV. O líder procura ser um membro normal do grupo.
Sobre a liderança autocrática é correto afirmar:
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, a única diferença entre eles é que o aviso é:
Os pronomes e vocativos são muito utilizados na redação oficial. Demonstram por parte do emitente conhecimento sobre o manual que regulamenta seu uso no Brasil. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é:
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
I. A generalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia confundir o leitor.
II. O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
III. A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.
IV. A precisão, que faz desaparecer do texto os excessos de verbos que nada lhe acrescentam.
Segundo o Manual de Redação Oficial, são afirmativas corretas:
Sabemos que no artigo 37 da Constituição Federal, temos alguns princípios "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…)”. A utilização de todos os princípios é fundamental, porém, dois deles são destacados nos aspectos gerais da redação oficial, são eles: