Questões de Concurso Para arteterapeuta

Foram encontradas 101 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2908062 Psicologia

O ser humano não percebe as coisas isoladamente, sem relação com o todo, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo. A escolha do elemento que se distinguirá no campo perceptivo é o resultado de diversos fatores, e todos eles podem ser englobados conjuntamente no que se denomina interesse. Uma cena se organiza na percepção de modo significativo, conforme o interesse estabelecido em relação aos elementos nela presentes. Esse fundamento teórico corresponde

Alternativas
Q2908054 Artes Plásticas

A gestaltterapia, fundamentada na teoria do campo, de Kurt Lewin, não apenas se serve dos conceitos estruturais do campo como também se baseia nos conceitos dinâmicos do campo, que são altamente aplicáveis à sua compreensão e prática. Esses conceitos incluem

Alternativas
Q2908050 Direitos Humanos

De acordo com a Lei n.º 10.216/2001, constitui direito da pessoa portadora de transtornos mentais

Alternativas
Q2908047 Direitos Humanos

Considerando as disposições contidas na Lei n.º 10.216/2001, no que se refere aos tipos de internações psiquiátricas, julgue os itens a seguir.

I Internação voluntária: aquela que se dá apenas com o consentimento dos familiares.

II Internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento da família e a pedido do médico.

III Internação compulsória: aquela que é determinada pela justiça.

IV A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina do estado onde se localize o estabelecimento.

V O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do paciente, sendo o especialista responsável pelo tratamento obrigado a acatar tal pedido.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q2908044 Psicologia

A afetividade é a capacidade de experimentar sentimentos e emoções. Compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões. Considera-se alteração da afetividade que determina estado patológico o(a)

Alternativas
Q2908036 Psicologia

Assinale a opção que apresenta pressupostos teóricos pertencentes, exclusivamente, à psicologia analítica.

Alternativas
Q2908032 Fonoaudiologia

Considerando a fala como um modo de ordenação simbólica, por se tratar de um sistema de comunicação (como a língua portuguesa, por exemplo), pode-se compará-la à pintura, à música, à dança. A fala é exemplo de linguagem verbal e as demais, de linguagem não-verbal. Assinale a opção que melhor descreve o processo de comunicação por meio de uma forma simbólica.

Alternativas
Q2908026 Artes Plásticas

Palavras idênticas podem fazer parte do vocabulário de pessoas diferentes e expressarem conteúdos vivenciais distintos. As palavras são unidades de significação, e podem ser usadas como elemento mediador entre o consciente e inconsciente, funcionando como signo, símbolo e significante. Nesse sentido, define-se a palavra como símbolo quando

Alternativas
Q2908022 Educação Artística

A arte contemporânea rompeu radicalmente com a que a precedeu, o que deu origem a um questionamento acerca da própria função da arte. Essas mudanças ocorreram por meio da técnica e da ideologia estética, inspirando diferentes práticas de arteterapia. Tais mudanças podem ser observadas

Alternativas
Q2908020 Artes Plásticas

Na definição de arteterapia, a palavra arte adquire um sentido que, construído após a segunda metade do século XX, está marcado pelo pós-guerra. De acordo com esse novo sentido, a arte

Alternativas
Q2908017 Psicologia

A arte produzida nos hospitais psiquiátricos por seus internos recebeu a denominação de arte bruta. Houve muita discussão em torno desse tipo de arte: alguns críticos e estudiosos chegaram a discordar que se desse status de arte à produção dos doentes mentais. Porém, há, no Brasil, alguns exemplos de artistas que ganharam reconhecimento apesar de terem realizado sua arte durante uma internação psiquiátrica. Inclui-se entre esses exemplos

Alternativas
Q2899184 Direito Sanitário
not valid statement found

Ainda considerando o texto como referência inicial, assinale a opção correta acerca da atenção básica em saúde.

Alternativas
Q2899180 Direito Sanitário
not valid statement found

Considerando o texto como referência inicial, assinale a opção correta acerca da atenção básica em saúde.

Alternativas
Q2899178 Direito Sanitário

Acerca de educação permanente e educação em saúde, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Q2899177 Português
A respeito de indicadores em saúde, julgue os itens subseqüentes.

I Os indicadores em saúde são, tradicionalmente, mais indicadores de doença que de saúde, por se concentrarem nas taxas de morbimortalidade. II A atenção básica não tem indicadores próprios, valendo-se dos mesmos indicadores para qualquer região do país. III As taxas de internação por AVC e de mortalidade por doenças cardiovasculares são os principais indicadores do controle da hipertensão. IV Para certas doenças, como a tuberculose e a hanseníase, a detecção de novos casos é um indicador mais importante que a proporção de abandono do tratamento. V Os coeficientes de saúde são calculados, geralmente, por uma fração cujo numerador refere-se ao número de eventos e o denominador, às probabilidades de ocorrência multiplicadas por 100 ou por um múltiplo.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Q2899173 Direito Sanitário
not valid statement found

Considerando ainda o texto como referência inicial, assinale a opção correta relativamente à legislação em saúde e à organização do SUS.

Alternativas
Q2899172 Português
not valid statement found

Considerando o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos princípios e às diretrizes do SUS.

I Um dos conceitos defendidos pelo SUS é a universalidade, que corresponde à garantia de atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão, desde que este não tenha plano de saúde.

II Pelo princípio da eqüidade, o SUS deve tratar de forma diferenciada os desiguais, oferecendo mais a quem precisa mais, procurando reduzir a desigualdade.

III No SUS, devido ao princípio da integralidade, as pessoas têm o direito de ser atendidas no conjunto de suas necessidades, e os serviços de saúde devem estar organizados de modo a oferecer todas as ações requeridas por essa atenção integral.

IV A descentralização preconizada no âmbito do SUS é o processo que implica a redistribuição de poder, com total independência entre as três esferas de governo, para garantir uma direção única, porém convergente, em cada esfera.

V Por regionalização e hierarquização deve-se entender, no contexto do SUS, que os serviços têm como obrigação o atendimento apenas da população de determinada região a que estão associados, obedecendo, no entanto, às hierarquias estadual e federal.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q2899171 Direito Sanitário

Com relação à saúde no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2899170 Direito Sanitário

Acerca da relação saúde versus consumo de drogas no Brasil, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Q2899169 Português
Representantes de países africanos, em debate sobre políticas de saúde pública e a luta contra HIV/AIDS, malária e outras epidemias, pediram em julho, na 2.ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, que o Brasil amplie as ações de cooperação na área da saúde, principalmente no combate à AIDS. Para o ex-primeiro-ministro de Moçambique Pascoal Mocumbi, representante de uma iniciativa global para o desenvolvimento de medicamentos, poderia ser repassada aos países africanos a experiência do programa brasileiro de DST/AIDS na redução da incidência da doença no país. “No Brasil, consegue-se transmitir mensagens a todas as comunidades, mesmo àquelas sem instrução”, disse à Agência Brasil. Internet: .
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

I Os métodos epidemiológicos permitiram o reconhecimento da AIDS como uma enfermidade anos antes de o vírus da imunodeficiência humana ser identificado ou de se suspeitar que ele era o agente causador da doença. II A tuberculose é uma doença reemergente, tanto pela imunodeficiência associada aos casos de AIDS, como pela resistência criada pelo agente aos principais medicamentos usados para seu controle. III A disseminação do HIV, que inicialmente estava restrita aos usuários de drogas injetáveis e aos grupos heterossexuais, continua a existir, atualmente, graças à transfusão sanguínea e ao uso de antivirais. IV O Programa DST/AIDS do MS é reconhecido internacionalmente, apesar de ainda depender da importação de alguns fármacos e de acordos com laboratórios multinacionais para a obtenção de melhores preços. V Apesar do sucesso do Programa DST/AIDS, o aumento da transmissão vertical e do número de infectados na população negra é preocupante.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: D
5: D
6: E
7: E
8: D
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: D
15: D
16: B
17: C
18: A
19: C
20: C