Questões de Concurso Para técnico de laboratório - histopatologia

Foram encontradas 55 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2500330 Segurança e Saúde no Trabalho
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são elementos de contenção, de uso individual, utilizados para proteger o profissional do contato de agentes biológicos, físicos, químicos tóxicos ou corrosivos, calor ou frio excessivo, fogo entre outros riscos presentes no ambiente de trabalho. Além disso, os EPI servem, também, para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção. Com relação à proteção oferecidas pelos EPI aos profissionais que atuam em laboratórios de análises e pesquisas histopatológicas, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2500329 Técnicas em Laboratório
As pipetas são instrumentos muito utilizados em laboratório, que cumprem papel fundamental na medição e na transferência de líquidos e soluções das mais variadas propriedades físico-químicas. Independente dos diversos modelos e materiais, para a correta utilização de todos os tipos de pipetas existem algumas recomendações primordiais para o processo de pipetagem. Assim, considerando o que são boas práticas para o manuseio de pipetas, analise as afirmativas a seguir:
I. Enxágue das ponteiras: para pipetas que levam ponteiras, o ideal é fazer um pré-enxágue antes de iniciar um novo procedimento, em um processo de aspiração. Isso evita qualquer contaminação do líquido anterior e aumenta a precisão para o próximo trabalho. II. Manuseio do êmbolo: quando se fizer a aspiração do líquido, a pipeta deve estar posicionada na horizontal, evitando o contato com as paredes do frasco. Ao dispensar a solução, é necessário encontrar o ângulo correto e arrastá-la delicadamente. Deve-se evitar pressionar o êmbolo de maneira muito forte ou muito fraca, porque dessa maneira pode-se gerar imprecisão no volume do líquido pipetado. III. Limpeza do bulbo: Caso o bulbo esteja sujo, toda e qualquer substância que esteve em contato anterior com a pipeta se contaminará ao novo procedimento. Por isso, é importante ressaltar que a limpeza do bulbo deve ser recorrente, já que, se esse dispositivo estiver sujo, mas em uso, poderá secar ou rachar.
Assinale
Alternativas
Q2500328 Técnicas em Laboratório
A necrose, além do aumento da eosinofilia, se caracteriza por aumento do volume celular; alterações nucleares, como: picnose, cariorréxis e cariólise; danos causados na membrana plasmática e extravasamento do conteúdo citoplasmático. Na necrose, as células mortas sofrem a ação de enzimas e seus fragmentos são fagocitados no final do processo, como mostra a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

A necrose é, então, um processo que compreende tanto a morte quanto a degeneração das células de um tecido afetado por determinadas alterações. Essas alterações originam modificações morfológicas oriundas da desnaturação das proteínas intracelulares e/ou da digestão enzimática. Considerando os diferentes tipos de necrose, a necrose que é caracterizada por:
• morte por hipóxia em todos os tecidos, à exceção do cérebro; • acidose intracelular que provoca a desnaturação de proteínas e enzimas, bloqueando a proteólise celular; • tecido, ainda, apresentando a textura firme e a manutenção da sua arquitetura, com preservação do contorno celular por pelo menos alguns dias.
Esse tipo de necrose é, portanto, classificada como
Alternativas
Q2500327 Biomedicina - Análises Clínicas
As vidrarias são instrumentos muito importantes dentro de um laboratório. Conforme a finalidade, as vidrarias utilizadas na medição e transferência de líquidos de um recipiente a outro são confeccionadas a partir de diversos materiais, modelos. Elas, entretanto, se diferenciam entre si pela precisão e aplicação nas soluções.
Observe a figura abaixo. Ela mostra uma vidraria utilizada na mediação e transferência de líquidos entre recipientes.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a vidraria apresentada na figura, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500326 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo de Almeida, JRC et al. (2006), os marcadores tumorais são macromoléculas existentes no tumor, no sangue ou em outros líquidos biológicos, cujo aparecimento e/ou alterações em suas concentrações estão relacionados com a gênese e o crescimento de células neoplásicas. O marcador ideal contém as características de diagnóstico precoce de neoplasias e de sua origem, estabelecimento da extensão da doença, monitorização da resposta terapêutica e detecção precoce de recidiva, além de ser órgão-sítio específico e ter meia-vida curta, permitindo acompanhar temporariamente as mudanças do tumor. Embora este marcador ainda não esteja disponível no Brasil, alguns marcadores são confiáveis para o diagnóstico de muitos tipos de canceres, como é o caso do antígeno do câncer 125 (CA 125) que é formado por uma glicoproteína de alto peso molecular. Assim, com relação ao marcador CA 125 é correto afirmar que
Alternativas
Q2500325 Biomedicina - Análises Clínicas
Resíduos biológicos compreende-se por todos os produtos resultantes de atividades em laboratório ricos em materiais biológicos que devem ser descontaminados antes de serem encaminhados para o descarte final. Para o descarte correto desses resíduos são prescritas as seguintes recomendações, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2500324 Biomedicina - Análises Clínicas
As lesões celulares compreendem alterações patológicas ocasionadas nas células que afetam a sua estrutura, função e metabolismo. Essas lesões são classificadas como reversíveis ou irreversíveis, conforme o grau e a duração do dano celular. Com relação às lesões irreversíveis e às alterações que elas acarretam as células, é correto afirmar que
Alternativas
Q2500323 Biomedicina - Análises Clínicas
A partir de um estímulo, a célula pode responder de três formas distintas: adaptação, lesão reversível e lesão irreversível. No processo de adaptação, a célula sofre alterações no seu volume, no seu número e na sua diferenciação. Essas alterações ocorrem em decorrência da demanda funcional, por estímulo hormonal, em ambientes hostis ou por fatores genéticos, como mostra a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando as características dos diferentes tipos de adaptação celular, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2500322 Biomedicina - Análises Clínicas
A imunoquímica é um ramo da química que estuda a funcionalidade específica e os mecanismos do sistema imunológico a nível molecular, observando especificamente as interações entre anticorpos e antígenos. Considerando os princípios e fundamentos da imunocitoquímica, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2500321 Biomedicina - Análises Clínicas
A histoquímica é uma técnica histológica que identifica a natureza química dos constituintes celulares. Ela se fundamenta na coloração específica desses constituintes que, reagindo com os componentes celulares, dão origem a produtos corados. Na histoquímica, as cores são propriedade de produtos que se formam in situ. Desse modo, a técnica histoquímica que tem utilidade tanto na histologia, quanto na patologia e objetiva detectar amido, mucina, reticulina, cápsula de fungos, grânulos zimogênios pancreáticos, suspensão coloidal de tireoides, corpos de Russell e corpos amiláceos é a coloração de
Alternativas
Q2500320 Biomedicina - Análises Clínicas
A inclusão em parafina baseia-se em transferir, com o auxílio de uma pinça previamente aquecida, os tecidos que foram anteriormente infiltrados em parafina para o interior de um molde que, também, já contém parafina líquida com a superfície a ser seccionada voltada para baixo. A parafina é o meio mais utilizada no procedimento de inclusão, porque, além do fácil manuseio e bons resultados, é quimicamente inerte e solúvel em diversos solventes orgânicos, possui baixo ponto de fusão; por isso, solidifica em poucos minutos e preenche os lugares anteriormente ocupados pela água. Todo esse processo resulta na confecção de um bloco de parafina que contém, em seu interior, o espécime a ser analisado. Com relação aos corretos procedimentos que devem ser executados durante a inclusão em parafina, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os fragmentos devem ser colocados na parafina enquanto aquecidos, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles. Após o resfriamento, os blocos de parafina com o material incluído serão obtidos. II. A orientação dos fragmentos de órgãos no molde é um processo importante na confecção dos cortes e análise dos tecidos. Pequenos fragmentos de tecidos, por exemplo, devem ser incluídos paralelamente, enquanto fragmentos alongados são orientados no sentido transversal do seu tecido de origem. III. Depois de retirado da parafina de infiltração, deve-se aguardar que o fragmento de tecido esfrie. Só então, depois de frio, esse fragmento deve ser imerso na parafina de inclusão.
Assinale
Alternativas
Q2500319 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo Kraus & Arduin (1997), a montagem de lâminas histológicas consiste em depositar o material biológico numa lâmina de vidro e cobrir com lamínula. Nesse processo é necessário colocar um meio junto com o material, que o preservará por algum tempo e garantirá a união da lamínula com a lâmina. No entanto, é possível a obtenção de laminas histológicas permanentes, e para isso, emprega-se o uso da histotécnica, que é um conjunto de procedimentos para confeccionar preparados histológicos. Acerca dos meios de montagem das lâminas permanentes, é correto afirmar que
Alternativas
Q2500318 Biomedicina - Análises Clínicas
Diferente do que ocorre no processamento de amostra para observação e análise em microscopia óptica, na microscopia eletrônica os meios de infiltração e inclusão não são a parafina, mas sim um material que promova sustentação e rigidez às amostras a serem analisadas e que permita a posterior obtenção de cortes semifinos e ultrafinos. Várias substâncias são utilizadas como meios de inclusão em microscopia eletrônica. No entanto as resinas plásticas (epóxi) e acrílicas são as que têm sido mais comumente utilizadas. Essas resinas devem possuir características que facilitem a infiltração e, depois de polimerizadas, permitam a contrastação dos cortes e estes devem ser resistentes à incidência do feixe eletrônico do microscópio. Dentre as resinas acrílicas comercializadas, assinale a alternativa cuja resina apresente a definição a seguir:
Um derivado do metacrilato, foi desenvolvida para ser utilizada tanto em microscopia óptica quanto microscopia eletrônica. Essa resina não interage nem forma ligações cruzadas com proteínas ou ácidos nucléicos expostos na inclusão, assim favorecendo a detecção posterior destes componentes. Ela, também, é compatível com todos os solventes normalmente usados na desidratação e pode ser polimerizada por temperatura de 50ºC à 60°C ou por luz UV a baixa temperatura (-20°C).
Alternativas
Q2500317 Biomedicina - Análises Clínicas
A técnica de perfusão cardíaca é uma técnica de fixação tecidual muito utilizada para obtenção de material para exame diagnóstico ou estudo acadêmico e resulta em boas preparações histológicas, uma vez que simula o funcionamento do sistema circulatório para levar através dos vasos sanguíneos, soluções químicas que perfundem até os tecidos, preservando a sua estrutura de forma mais eficaz. Considerando os procedimentos necessários para a realização de uma boa perfusão cardíaca que garanta a obtenção de tecidos perfeitamente preservados durante a sua fixação, avalie as afirmativas a seguir:
I. A perfusão cardíaca consiste inicialmente na retirada da circulação sanguínea através da lavagem feita com uma solução salina de pH alcalino (pH 8,0) e anticoagulante, que é seguida da etapa de fixação feita pela injeção da solução fixadora. II. Tanto na injeção da solução de lavagem, quanto na solução fixadora, ambos os fluidos são impulsionados nos vasos sanguíneos através de tubos que se conectam a uma bomba peristáltica e a um grande vaso do animal a ser perfundido, como o arco aórtico, por exemplo. É importante regular a pressão de injeção da solução, a fim de não exceder a pressão sanguínea, para não haver a formação de artefatos devidos à fixação. III. A técnica da perfusão cardíaca, para ser bem-sucedida, um fator importante é a ausência de sangue coagulado nos vasos sanguíneos. Para isso, é conveniente administrar heparina diluída a 1:50 (v/v) ao animal 10 minutos antes do seu sacrifício. A filtração das soluções é, também, um cuidado que evita a obstrução dos pequenos vasos sanguíneos e a obstrução do fluxo das soluções através dos tecidos.
Assinale
Alternativas
Q2500316 Biomedicina - Análises Clínicas
Em microscopia óptica, a microtomia consiste em executar cortes bem finos com espessura de 3 a 6 micrômetros para a passagem de luz e observação do tecido ao microscópio. O equipamento utilizado para a obtenção desses cortes é o micrótomo. Embora existam vários tipos de micrótomos, o mais utilizado na técnica histológica de rotina é o micrótomo rotatório. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não corresponde a uma boa prática para a obtenção de cortes para análise à microscopia de luz.
Alternativas
Q2500315 Biomedicina - Análises Clínicas
A fixação é uma das etapas mais importantes da técnica histológica, porque interrompe o metabolismo celular, estabilizando as estruturas e os componentes bioquímicos intra e extracelulares, preservando e conservando os elementos teciduais, além de promover a penetração de outras substâncias subsequentes à fixação. Atualmente, os fixadores são classificados segundo Leong (1996), que teve como base a classificação desenvolvida por Hopwood (1977), sem muitas alterações. Segundo a classificação de Leong, com relação aos fixadores aldeídos, está correto afirmar que
Alternativas
Q2500314 Biomedicina - Análises Clínicas
As Boas Práticas de Laboratório correspondem a um conjunto de ações com o objetivo de promover a diminuição dos riscos do ambiente laboratorial. Essas medidas são constituídas por atividades organizacionais do ambiente de trabalho e por procedimentos básicos como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPC), limpeza e higienização do ambiente laboratorial, entre outras. 
Nesse sentido, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma norma de biossegurança laboratorial.
Alternativas
Q2500313 Biomedicina - Análises Clínicas
Os distúrbios do crescimento celular são anomalias no desenvolvimento, proliferação, diferenciação ou apoptose das células. Esses distúrbios podem ter implicações significativas para a saúde e podem manifestar-se de várias maneiras, incluindo hiperplasia, hipoplasia, metaplasia, displasia e neoplasia. Dentre esses distúrbios, a neoplasia se caracteriza como uma proliferação anormal do tecido que ocorre devido ao aumento anormal do número de células. A neoplasia, conforme o seu comportamento biológico, é classificada como benignas ou malignas, como mostra a figura abaixo: 

Imagem associada para resolução da questão
Considerando o que mostra a figura e o comportamento biológico das neoplasias benignas e malignas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500312 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico molecular é a aplicação de técnicas de biologia molecular para estudar doenças humanas, incluindo doenças infecciosas, condições hereditárias e câncer, visando à investigação de alvos de interesse a partir da análise genômica e proteômica, com o objetivo de identificar biomarcadores de doenças, criar melhores ensaios de diagnóstico, encontrar novos tratamentos e possíveis curas. Atualmente, o diagnóstico molecular de doenças pode ser dividido em duas técnicas de biologia molecular distintas: a técnica PCR (Polymerase Chain Reaction) e a tecnologia isotérmica. Sobre a metodologia dessas duas técnicas, analise as afirmativas a seguir:
I. A técnica PCR amplifica em milhares de vezes uma determinada região da molécula de DNA. Essa técnica tem como procedimento aquecer e depois resfriar a amostra para a obtenção do resultado. II. A tecnologia isotérmica é uma técnica que amplifica fragmentos de DNA de forma muito mais rápida para a detecção de diversos patógenos. Ela fornece resultados de diagnósticos em intervalos de tempo de até 15 minutos. III. A tecnologia isotérmica, como faz a técnica PCR, também realiza a amplificação de regiões da molécula de DNA. No entanto, ela apresenta um diferencial em relação à técnica PCR por não demandar o aquecimento e o resfriamento da amostra, ou seja, nela a temperatura não necessita de variação.
Assinale
Alternativas
Q2500311 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico oncológico utiliza diversos parâmetros, entre eles, as avaliações clínica e histopatológica. O exame histopatológico é um dos melhores exames disponíveis para o diagnóstico confirmatório de tumor maligno, a avaliação de prognóstico e o direcionamento terapêutico para diferentes tumores. Quando diagnosticado, o tumor maligno, entre outras metodologias de avaliação, é classificado segundo o seu grau de diferenciação tumoral, que distingue cada tipo de tumor em relação ao tecido de origem de estadiamento. Assim, considerando a classificação do grau de diferenciação histológico dos tumores, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: C
6: A
7: A
8: E
9: D
10: B
11: A
12: A
13: C
14: C
15: E
16: B
17: D
18: D
19: E
20: E