Questões de Concurso
Para gestor de atividade jornalística
Foram encontradas 137 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Nos Estados Unidos da América, as questões-programa — Quem diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeitos? —, apresentadas por Harold Lasswell, configuram uma das primeiras respostas científicas ao fenômeno da comunicação, que irrompeu naquele país no início do século XX.
A teoria do agendamento propõe como eixo de trabalho o entendimento da capacidade dos meios de comunicação de massa de decidir e agendar os temas e assuntos que serão discutidos pela sociedade.
Stuart Hall, um dos expoentes dos estudos culturais, propõe o conceito de codificação e decodificação para a compreensão do impacto dos meios de comunicação sobre a cultura. Sua proposta apresenta os trabalhos de recepção e audiência como recortes de pesquisa fundamentais para o entendimento do processo de formação de opinião pública.
O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia, que se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, mas também pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe.
As redes sociais facilitam o compartilhamento de imagens e músicas entre particulares, por exemplo, mas, devido à limitação do número de caracteres permitidos a cada publicação, dificultam o compartilhamento de textos, o que favorece o uso do clássico release em papel no agendamento diário em órgãos públicos e empresas privadas.
A prática do pool — evitada no dia a dia pelos chefes de reportagem que desejam versão própria ou exclusiva de determinado fato realizada por seus repórteres — é admitida em grandes coberturas de eventos para os quais seja exigido credenciamento específico limitado.
Em uma redação, o pauteiro é o profissional que organiza roteiros de assunto e coberturas e decide o que merecerá cobertura jornalística entre uma edição e outra do telejornal. Esse profissional deve aceitar sugestões de assuntos e convocar, em caso de necessidade, as reuniões de pauta.
Fontes e promotores de notícias (news promotors) pautam as redações ao propor o que consideram noticiável e ao manter e atualizar, virtualmente, banco de pautas e banco de matérias.
George Yúdice. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Marie-Anne Kremer (Trad.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 11; 25 (com adaptações).
Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.
Apesar de apresentar padrão acadêmico e tom impessoal, o texto manifesta explícita crítica à cultura de massa, ao associá-la a mero entretenimento e à comercialização de direitos autorais.
En la línea 28, la utilización de las formas del subjuntivo “sea” y “esté” se debe a que el referente de su sujeto es algo conocido.
Sabemos que los medios de comunicación no nos manipulan.
Nuestro recelo con relación a los medios de comunicación de masas nos salvaguarda de las posibles mentiras que puedan divulgar.
El vocablo “maquinador” (l.19) es utilizado con el mismo sentido de confabulador.
La forma verbal “se entreteje” (l.14) expresa una acción reflexiva.
La expresión “Sin embargo” ( .11) expresa una consecuencia de lo dicho anteriormente.
El vocablo “aun” (l.1) puede ser reemplazado por hasta sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.
Según la definición que nos ofrece el texto, el teléfono no puede ser considerado un medio de comunicación de masas.
The UNESCO Office in Brasilia is interested in the superior courts so as to assure freedom of expression and of press.
Digitalization and media convergence changes made not only Brazil but some other countries the world over to become obliged to develop specific policies concerning the media role nowadays.
It is now international, common knowledge, the importance the media has for the development of present-day democratic societies.