Questões de Concurso
Para técnico em química
Foram encontradas 870 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um técnico de laboratório precisa realizar os descartes corretos das seguintes substâncias químicas:
- Resíduos sólidos como NaCl e AgNO3.
- Resíduos líquidos ácidos e básicos.
- Frascos contendo substâncias líquidas desconhecidas.
Assinale a alternativa que indique a maneira mais adequada e que cumpra as normas ambientais para tratamento de resíduos.
Um laboratório de análises químicas recebeu uma amostra sólida contendo 200g de uma mistura de sulfato de cobre II e cloreto de sódio. O químico responsável pela amostra adicionou 500mL de água deionizada e, após a agitação, filtração e secagem, pesou-se 120g do sólido restante. Sabendo-se que o sulfato de cobre II é insolúvel em água e o cloreto de sódio é totalmente solúvel, qual a quantidade em mols de cloreto de sódio presente na amostra recebida?
MMsufalto de cobre II =159,8 g/mol, MMcloreto de sódio = 58,5 g/mol
“Uma nova frente fria deve aliviar a seca e o calor extremo no Estado de São Paulo a partir deste domingo, (15), segundo o Climatempo.
A massa de ar mais gelada será a primeira em setembro com grande amplitude e quebrará, temporariamente, a onda de _______________ dos últimos dias no estado.
[...]
No Interior Paulista, há a possibilidade de _______________ devido à alta concentração de _________________________ no Estado. O fenômeno já foi visto na manhã desta sexta-feira,
(13), na Região Serrana de Santa Catarina”.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/frente-fria-chega-para-aliviar-seca-e
calor-extremo-em-sp/
Publicada em: 13/09/2024.
De acordo com a referida notícia, assinale a alternativa que complete, corretamente, as lacunas:
Com relação às identidades trigonométricas, julgue as afirmações e marque a certa.
“A linguagem _____________, o paradoxo, o hipérbato, ________________ e o registro das impressões sensoriais, são características presentes na poesia _____________.”
( ) Emprego de verbos dicendi, ou seja, aqueles que têm relação com o verbo “dizer”. São os chamados “verbos de elocução”: dizer, falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, etc. (Discurso direto).
( ) É narrado em terceira pessoa. Podem ser empregados os verbos de elocução: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, etc. Entretanto, não há marcas de pontuação, pois são empregadas, geralmente, conjunções subordinativas. (Discurso indireto).
( ) Não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. (Discurso indireto).
( ) Resultante da mistura dos discursos direto e indireto, é uma espécie de monólogo interior das personagens, mas expresso pelo narrador. Este interrompe a narrativa para registrar e inserir reflexões ou pensamentos das personagens, com as quais passa a confundir-se. (Discurso indireto livre).