Questões de Concurso
Para especialista em regulação de saúde suplementar
Foram encontradas 148 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Diante da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
O paciente está apresentando quadro de cetoacidose diabética, que representa uma das complicações agudas do diabetes melito e é considerada uma emergência metabólica
Diante da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
A análise da urina do paciente em questão deverá indicar densidade e glicose elevadas e redução da esterase e das cetonas.
Diante da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Como resultado da glicemia capilar, é correto se esperar valores superiores a 700 mg/dL, azotemia e um pH sérico superior a 7,3.
O ensino para grandes grupos é uma das melhores opções para as práticas de autocuidado, especialmente quando se trata de ensinar técnicas complexas como mostrar ao paciente o cuidado com uma colostomia.
As metas de aprendizagem devem estar relacionadas às necessidades diagnosticadas de aprendizagem do paciente.
Entre os benefícios do ensino para os pacientes, incluem-se a independência, a diminuição da ansiedade e a manutenção de um melhor estado de saúde.
Nas práticas de gestão, como em outros campos de trabalho, o princípio de Pareto constitui importante ferramenta para análise e priorização de problemas, pois permite concentrar a ação em poucos problemas ou em causas de grande importância.
Para restaurações com resinas compostas, o fator C é calculado dividindo-se o número de superfícies aderidas à estrutura dental pelo número de superfícies não-aderidas. Quanto menor for o fator C, maiores serão a adaptação marginal e, por conseqüência, a longevidade da restauração.
Resinas compostas permitem um preparo cavitário bastante conservador. São esteticamente agradáveis e reforçam a estrutura dentária remanescente. Por isso são indicadas para cavidades classe V cervicais, principalmente quando localizadas na junção amelocementária.
A taxa, ou o coeficiente de mortalidade infantil, mede a probabilidade de ocorrer óbito de criança com menos de 5 anos de idade, em uma determinada área geográfica e em determinado período de tempo.
O indicador de Swaroop-Uemura mede o risco de pessoas com 50 anos de idade ou mais morrerem, em determinada população e em determinado período de tempo.
O cálculo da taxa bruta de mortalidade geral é padronizado. Nele, uma fração, em que o numerador é o número de óbitos de uma população em determinado ano, e o denominador é o número estimado de habitantes na metade daquele ano, é multiplicada por 10.000 para se obter a taxa bruta de mortalidade.
De acordo com o princípio da oportunidade, eventos futuros devem ser registrados no momento da identificação do seu fato gerador, haja vista o risco de descontinuidade da entidade.
No Brasil, foram realizadas mudanças significativas nas normas de contabilidade com o intuito de alinhá-las aos princípios do US GAAP (United States general accepted accounting principles), que prevaleceram sobre os princípios emanados pelo IASB (international accounting standards board), dada a importância do mercado de capitais dos Estados Unidos da América.
A sinistralidade, um indicador de eficiência operacional das operadoras de plano de saúde, é calculada pela relação entre o total de despesas com eventos indenizáveis e o saldo total de receitas de contraprestações pagas pelos beneficiários.
O profissional que inspeciona uma operadora deve confrontar a capacidade de atendimento desta com os serviços odontológicos a serem prestados.
No art. 200 da Constituição, são estabelecidas as competências do SUS. Essas competências não incluem incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
No modelo de remuneração por captação, o prestador é remunerado conforme o número de pacientes que acompanha em consultas, exames preventivos e, eventualmente, no tratamento de algumas doenças.
De acordo com o programa de acreditação de operadores de planos privados de assistência à saúde, o certificado de acreditação deve ser emitido pela ANS, com base em relatórios emitidos por câmaras setoriais.
No programa de acreditação de operadoras e de prestadores de serviços de saúde, foram definidos parâmetros de qualidade a serem empregados e cumpridos obrigatoriamente por todos os postulantes à certificação.