Questões de Concurso
Para técnico de nível superior - administração
Foram encontradas 674 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale o índice cuja definição NÃO está correta.
( ) Medição do desempenho real. ( ) Estabelecimento de parâmetros de desempenho. ( ) Implementação de medidas corretivas, ajustando o desempenho ou os parâmetros. ( ) Comparação do desempenho observado com os parâmetros pré-estabelecidos.
A sequência correta é
I - Uma organização que não incorpora, pelo menos de modo superficial ou cerimonial, certas ferramentas de administração, certos jargões, símbolos e modos de funcionamento, vistos pelos formadores de opinião como os melhores, em dado momento será considerada ultrapassada e poderá perder clientes.
PORTANTO,
II - as ferramentas implementadas, por se tratarem de modismos necessários para a obtenção de legitimidade no meio e na preservação de mercados, muitas vezes, na prática não são utilizadas por não se adequarem às reais necessidades do grupo social e aos interesses concretos e jogos de poder, passando a existir para “constar”. É importante ter modelos, porém constatou-se que não há comprometimento dessas organizações com a eficiência técnica com ele ou com a geração de resultados. Simplesmente o fato de adotar com formalidade esses modelos e aderir nominalmente às modas valorizadas no setor traz recursos para essas empresas que obtêm credibilidade no meio.
Sobre os textos, é correto afirmar que
AUTORES
I - Abraham Maslow II - Frederick Taylor III - Hebert Simon IV - Henri Ford
CONCEPÇÕES
( ) Um “operário classificado” é aquele que “faz justamente o que lhe mandam e não reclama, pois sua maior virtude é a de ser tão estúpido e fleumático que mais se assemelha em sua constituição mental a um boi”. (FARIA, 2007, p.33)
( ) Os empregados são colaboradores do negócio. Quanto mais eficientemente produzem, mais se habilitam a ganhar mais, pois cada trabalhador deve receber o valor exato que deu e, se nada deu nada tem a receber senão o direito e a liberdade de morrer de fome. (FARIA, 2007, p.39-40)
( ) Existe uma hierarquia de necessidades em termos de motivação, a saber: a) biológicas e fisiológicas, b) de segurança, c) de amor e pertença, d) de estima e e) de autorrealização. Um indivíduo somente pode buscar a satisfação de uma necessidade se tiver atendida a sua precedente. (FARIA, 2007, p.88)
( ) Existem duas formas de se influenciar o comportamento: i) a partir da formação, no empregado, de atitudes que o levem a tomar decisões vantajosas para as organizações pelo desenvolvimento de lealdades organizativas e ii) pela imposição de decisões, que dependem da autoridade e das funções. (FARIA, 2007, p.114)
A sequência correta da associação é
Acerca da burocracia, NÃO corresponde(m) às suas disfunções
Os planejamentos ___________ têm uma orientação a curto prazo e são constantemente adaptados diante de novos desafios e oportunidades. Os ___________ têm forte orientação externa e servem para posicionar a organização perante seu ambiente externo. Os ___________ traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente uma área funcional. Os supervisores de 1ª linha compõe o plano de nível ___________.
I - A sua função ideológica é justificar as relações de poder no âmbito organizacional e também preservar a ordem social vigente.
II - Shein entende que a cultura de uma organização pode ser percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias.
III - Em sua pesquisa, Hofstede conclui que a cultura pode ser medida quantitativamente e que os valores sociais locais não têm impactos nos valores culturais organizacionais.
IV - As quatro dimensões culturais locais, segundo Hofstede, são baseadas em: preço, prazo, produto e promoção.
V - A cultura organizacional pode ser entendida a partir de duas visões: 1) a organização como possuidora de uma cultura ou 2) A própria organização como uma cultura.
Está correto apenas o que se afirma em
Avalie as afirmações sobre os motivos para a realização da avaliação de desempenho e seus processos.
I - Os resultados da avaliação de desempenho permitem feedbacks mais assertivos que possibilitam aos funcionários ou servidores reconhecer seus acertos e fazer as devidas correções.
II - O foco da avaliação de desempenho é o benefício da organização e, portanto, deve incluir os hábitos pessoais dos funcionários avaliados, mesmo que isso implique abordagens subjetivas.
III - As avaliações de desempenho podem subsidiar um processo transparente de gestão das recompensas, ou seja, seus resultados podem ser usados para justificar aumentos salariais, promoções e até mesmo remanejamentos e demissões.
Está correto apenas o que se afirma em
I - O desempenho de mercados e sociedades na contemporaneidade é amplamente influenciado pelo cenário mundial estável e previsível, marcado por inúmeros fatos políticos e econômicos que se repetem aos longos dos anos.
PORTANTO,
II - especialmente no caso das organizações públicas, essa estabilidade contextual dificulta o desenvolvimento de uma gestão por competências, uma vez que as formas de organização do trabalho já estão consolidadas e garantem os resultados organizacionais esperados.
A respeito das asserções é correto afirmar que