Questões de Concurso Para tecnologista - análise socioeconômica

Foram encontradas 65 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2008 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE
Q1206870 Raciocínio Lógico
De um total de 250 empregados, 100 encontram-se em um plano de participação de lucros (P) da empresa, 200 contam com cobertura de seguro médico (M) e 100 empregados estão em ambos os programas. Assinale a probabilidade de que um empregado escolhido seja participante de, pelo menos, um dos dois programas:
Alternativas
Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN Órgão: IBGE
Q1194278 Português
                                                                    Pensar é transgredir 
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.  Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.  Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.  Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: “Parar pra pensar, nem pensar!”  (...)  Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida.  Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar.  Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo.  Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos.  (...)  Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.  Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for.  E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer. 
(Lya Luft , texto adaptado, http://www.pensador.info/p/artigo_de_opiniao_lya_luft/1/)

 Em “para que ela valha a pena”, na expressão sublinhada não ocorre o uso do sinal indicativo de crase. Indique a opção em que este sinal foi usado INCORRETAMENTE:
Alternativas
Q533883 Geografia
No texto abaixo há referência, numa perspectiva histórica, a aspectos do sistema educacional no Brasil, mais particularmente, sobre o ensino técnico. 
A constituição de um sistema paralelo de educação profissional caracteriza-se não só pelos efeitos sobre o ensino técnico de nível médio, mas pela organização de níveis de educação profissional bastante distintos um do outro, começando pela qualificação profissional de nível básico. Nesta não se efetiva qualquer relação com a educação básica, já que os cursos podem ser ministrados aos trabalhadores com qualquer nível de escolaridade.  Permanece, assim, a natureza produtivista da Lei n° 5692/71. Se esta via na profissionalização compulsória do ensino médio a possibilidade de formar rapidamente mão de obra para um contexto marcado pela ideologia nacional-desenvolvimentista, além de conter a demanda pelo ensino superior, o Decreto n° 2.208/97 pretendia formar segundo os moldes da nova divisão social do trabalho e para um mercado de trabalho assinalado pela crise, flexibilização e desregulamentação [...].                              BLENGINI, Ana Paula da G. S. A reforma brasileira do ensino médio e do ensino técnico                                                                    dos  anos de 1990 e 2000. In: Revista ADVIR. jul. 2013, p.94-95.
De acordo com as informações do texto acima, nos dois momentos, as ações, em sua natureza, apresentam o mesmo protagonista, que é o(a):
Alternativas
Q533882 Geografia
“No Brasil, a rápida queda da desigualdade de renda abriu espaço para que estratos sociais inteiros ascendessem a patamares mais altos. Este é o quadro dentro do qual se deve avaliar a emergência de uma nova classe média na última década. São três ordens de evidências que delineiam o fenô- meno mencionado no parágrafo anterior. Há, em primeiro lugar, os movimentos da população ao longo do gradiente de renda. Com base em determinados parâ- metros fixados para todo o período, tem-se observado o aumento da parcela da população acima do teto da pobreza (os 50% mais pobres) e abaixo do piso da pobreza (os 10% mais ricos). Essa parcela, que aufere a renda média da sociedade, cresceu 22,8% entre 2004 e 2008.” 
                                               SOUZA, Amaury. A classe média brasileira: ambições, valores e projetos                                        de  sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier; Brasília, DF: CNI, 2010, p.165. Adaptado.
Uma razão que explica esse crescimento, no período mencionado no texto, é a(o):
Alternativas
Q533881 Geografia
Quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi eleito, em 2002, as manchetes do mundo inteiro enfatizaram o fato como algo inédito: o primeiro presidente oriundo da classe operária em um país marcado por pouca mobilidade social ascendente e detentor de um dos piores índices de distribuição de renda e riqueza do mundo. Em contraposição a isso, qualquer criança de escola aprende que, nos Estados Unidos, qualquer um pode ser presidente pouco importando suas origens. De fato, o aspecto mais crucial do Sonho Americano é a possibilidade de se chegar ao topo do sistema de estratificação (Pessen, 1984). Para muitos observadores, essa seria a principal diferença entre os Estados Unidos e o resto do mundo.                                                            BRYM, Robert et al. Sociologia - Sua bússola para um novo mundo.                                                                                                        São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.196.
A partir do texto acima, o que confirma a ideia central do Sonho Americano é que, nos Estados Unidos,
Alternativas
Q533880 Economia
Os últimos censos mostram, de maneira inquestionável, que a população em idade escolar vem crescendo em ritmo cada vez menor, e que isso deve continuar nos próximos anos. Diferentemente do que ocorria na década de 1970, quando o sistema educacional precisava crescer a taxas superiores a 3% para dar conta do aumento da demanda de crianças em idade escolar, atualmente o crescimento pode ocorrer de maneira mais lenta, sobretudo no que se refere ao ensino Fundamental e Médio. [...] Na esfera da saúde, a queda da fecundidade resulta em menor demanda pelos serviços voltados para crianças e mulheres gestantes. Ao mesmo tempo, com o envelhecimento da população, aumentará a necessidade de cuidados às pessoas mais idosas, cujos tratamentos são mais complexos e mais caros [...].
                                            REGO,José M.; MARQUES, Rosa M. (Org.). Economia Brasileira. São Paulo:                                                                                                                                Saraiva, 2013, Cap. 19, p.264.
As informações apresentadas no texto acima revelam uma relação direta entre,
Alternativas
Q533879 Economia

A avaliação da pobreza em determinado país requer a definição de uma linha de pobreza, isto é, um nível de renda abaixo do qual as famílias são consideradas pobres. E então, pode-se calcular o hiato percentual médio. O hiato é a média das diferenças entre a linha de pobreza e as rendas das famílias pobres. O hiato percentual médio é esse hiato como percentual da própria linha de pobreza.

Esse percentual é uma medida da(o):

Alternativas
Q533878 Economia
No Brasil atual, a taxa de crescimento populacional em % ao ano, por faixa etária, é mais elevada quanto maior foressa faixa etária.
Tal dinâmica populacional leva à crescente participação percentual, no orçamento global dos governos, de gastos com;
Alternativas
Q533876 Economia
Alguns estudos demográficos sobre o Brasil projetam uma população máxima de 208 milhões de habitantes em 2030, com uma redução para 206 milhões em 2050.



O menor crescimento e a eventual redução da população brasileira vem ocorrendo paralelamente à tendência histórica de:

Alternativas
Q533875 Economia
Em certo país, a participação na população total do grupo formado pelas pessoas maiores de 60 anos e pelas menores de 15 anos diminuiu durante um certo período.



Tal fato tem uma influência sobre o crescimento da economia, sendo conhecido como:

Alternativas
Q533874 Economia
Na força de trabalho de um país, há pessoas em situação de ociosidade involuntária; são os desempregados. Hávários tipos de desemprego, classificados de acordo comsuas causas.
O desemprego estrutural decorre, por exemplo, de:
Alternativas
Q533873 Economia
O comportamento das taxas de participação na força de trabalho por gênero, no Brasil, apresentou determinadas tendências nas últimas décadas. As Figuras abaixo mostram linhas de tendência para essas taxas de participação, nos últimos 30 anos.



Qual é a figura que melhor representa a evolução da participação feminina e masculina nesse período?

Alternativas
Q533872 Economia
A População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil aumentou, de um ano para o seguinte, de 100 milhões para 101 milhões de pessoas.



Como a taxa de desemprego não sofreu alteração, permanecendo em 6%, o número de pessoas ocupadas,

Alternativas
Q533870 Economia
Durante a primeira metade da década de 1990 (de 1990 a 1995), foram adotadas várias medidas e políticas econômicas que muito influenciaram e influenciam a economia brasileira, dentre as quais NÃO se inclui o(a):
Alternativas
Q533869 Economia
Em 1986, implementou-se no Brasil o chamado Plano Cruzado para combate à inflação.
Um aspecto fundamental desse Plano foi o(a):
Alternativas
Q533868 Economia
O segundo plano nacional de desenvolvimento, II PND, implementado de 1974 a 1979, adotou um modelo de ajuste estrutural da economia brasileira à crise decorrente do grande aumento do preço internacional do petróleo.
Sua implementação,
Alternativas
Q533867 Economia
O período de 1968 a 1973 é muitas vezes referido, na história econômica do Brasil, como o período de “milagre econômico”.
O termo milagre decorre de que, nesse período, houve uma combinação de:
Alternativas
Q533866 Economia
Em 1990, pesquisadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desenvolveram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo foi de considerar, na avaliação do desenvolvimento, outras características como o nível de saúde e de educação da população, além da própria produção per capita de bens e serviços.
Nesse sentido, o IDH combina três conjuntos de variáveis básicas, a saber:
Alternativas
Q533865 Economia
Uma economia pequena se encontra imersa numa situação de grande mobilidade financeira internacional.
A curva BP, que mostra as combinações de taxas de juros (r) e de renda (y) que levam ao equilíbrio do balanço de pagamentos dessa economia, é adequadamente representada na Figura.
Alternativas
Q533864 Economia
Segundo a teoria aceleracionista da inflação, sintetizada pela moderna equação de Phillips, em uma economia fechada em pleno emprego, com o nível de demanda agregada e de produção coincidindo continuamente com o produto potencial, ou seja, o hiato de produto sendo nulo, a(o):
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: E
5: D
6: E
7: B
8: A
9: B
10: D
11: C
12: A
13: A
14: C
15: C
16: B
17: A
18: B
19: A
20: B