Questões de Concurso
Para tecnologista - edição de vídeo
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O Departamento de Arte produz uma vinheta a ser utilizada permanentemente na edição final de um programa. Os quadros finais da vinheta funcionarão descortinando o início do programa, como em uma passagem. Para isso, o arquivo digital gerado (renderizado) deverá permitir incluir informações de transparência. É também fundamental assegurar a máxima qualidade da imagem, com absoluta fidelidade às cores definidas pela direção de arte.
O formato de arquivo de imagem mais indicado para assegurar as condições supracitadas é o
O editor de vídeo está finalizando um programa no formato D1 NTSC e recebe uma arte produzida para o formato HDTV. Essa arte consiste num círculo com uma interrogação no interior.
Ao importar a arte para o projeto de edição, o círculo aparece como uma elipse, devido ao fato de que o
Os formatos de vídeo apresentam diferentes tamanhos e relações de aspecto dos quadros.
A correspondência no formato de vídeo e seu frame aspect ratio é verificado em:
O editor solicita ao Departamento de Arte um lettering com o título dos episódios de uma série de programas. A ideia é ter o texto delimitado por um outline, com imagens aleatórias do programa. No interior das letras serão outros takes aleatórios que, nesse caso, ficarão gradualmente transparentes de cima para baixo. Essas imagens deverão ser escolhidas pelo editor.
A partir dessas orientações, verifica-se que, para realizar a composição, o editor precisará que o departamento de arte forneça
Através do Final Cut, é possível transcodificar os arquivos de vídeo originais em arquivos proxy (proxy files).
Os arquivos proxy são arquivos criados para
Artes finais produzidas no computador podem ser basicamente de dois tipos: bitmaps e vetoriais.
As imagens vetoriais apresentam as seguintes características:
O editor de vídeo precisa salvar no formato Apple ProRes a animação de uma logomarca que, posteriormente, será inserida sobre um take, o qual deverá permanecer visível num segundo plano. A edição deve assegurar a alta qualidade da arte e do take.
O codec a ser utilizado deverá ser o Apple Pro Res
No After Effects, o recorte baseado em chromakey, por vezes, pode gerar um halo ou transbordamento da cor do fundo (a cor de recorte) no entorno do elemento recortado (no limite entre o perímetro do elemento e o fundo). Há ferramentas para contornar ou minimizar esse problema, o qual compromete a qualidade do acabamento da composição.
A ferramenta mais indicada para solucionar esse problema é o
As cores de plano de fundo mais utilizadas para chromakey são o verde e o azul.
Numa situação de gravação, é recomendável utilizar o verde em vez do azul quando o(a)
Pelo fato de as imagens de alta definição, quando digitalizadas, poderem requerer uma grande quantidade de espaço em disco para armazená-las, é recomendável que se utilizem técnicas de compressão dessas imagens.
A técnica de compressão é lossless quando, no processo de decodificação, os pixels da imagem final
Existe uma relação direta entre a chamada taxa de transmissão de dados (bit rate), o tamanho do arquivo e a qualidade final da imagem de um vídeo exibido em um DVD, Blu-ray ou computador.
Em relação à qualidade da imagem, considere as afirmativas a seguir.
I - A qualidade final da imagem apresentada será maior quanto maior for a velocidade de transmissão de dados.
II - Imagens finais de melhor qualidade e definição, em geral, são obtidas quando há arquivos de grande porte e uma velocidade maior de transmissão de dados.
III - Há perda de definição de imagem quando arquivos de grande porte, que exigem maior tempo de processamento, são transmitidos a uma velocidade alta.
IV - A qualidade final da imagem gerada será maior quanto menores forem a velocidade de transmissão de dados e o tamanho do arquivo de mídia.
Está correto o que se afirma em:
Considere a seguinte edição de imagens:
• Plano detalhe: uma arma sendo disparada.
• Corta para: Plano geral de um enterro em que mulher e filha choram abraçadas.
Constata-se que a edição em questão fez uso de uma elipse temporal para levar o espectador a deduzir a relação entre os planos descritos. Assim, uma elipse temporal corresponde a um(a)
Ao editar um vídeo no Final Cut Pro, os arquivos de mídia (arquivos de vídeo, de áudio e gráficos) são representados por clipes e organizados em sequências e projetos, criados no browser e manipulados na timeline.
Em relação aos clipes, considere as afirmativas a seguir.
I - Os clipes servem para armazenar os arquivos de mídia no HD, ou seja, a manipulação de um clipe implica a manipulação direta do arquivo de mídia original.
II - Nos projetos, os clipes são abertos na timeline para serem colocados em ordem e serem editados.
III - Quando o clipe tem seus componentes de áudio e vídeo inseridos numa sequência, esses componentes podem ser trabalhados separadamente.
É correto o que se afirma em
Plataformas de compartilhamento de vídeo são ambientes virtuais que permitem o armazenamento e, na maioria dos casos, a difusão de obras audiovisuais pela internet, pois possibilitam a reprodução de vídeos em outros websites pela liberação do código embed.
Algumas das plataformas específicas para compartilhamento de vídeo, disponíveis atualmente, são:
Para chegar ao vídeo finalizado, a edição não linear permite a manipulação de múltiplas opções de justaposição de sons e imagens até que se alcance a seleção, o ordenamento e a duração dos planos adequados para formar uma estrutura coerente no produto final.
Nesse tipo de edição, há convenções baseadas na percepção humana que geram diversos efeitos, como, por exemplo:
Segundo o renomado cineasta francês François Truffaut, a filmagem seria uma releitura do roteiro, e o processo de montagem, ou seja, a edição de imagens e sons, seria uma releitura da filmagem.
Sob essa ótica, na edição de vídeo, observa-se que a(o)