Questões de Concurso Para logística

Foram encontradas 260 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2326224 Matemática

A altura (A) da maré, em uma certa praia do litoral, varia em função do tempo (t), segundo a seguinte lei: 


A(t) = 2 + 1,4 sen ( π/6 t ),


em que A é medido em metros, e o tempo t, em horas, a partir do meio-dia.


Depois do meio-dia, a maré atinge, pela segunda vez, a altura de 2,7 m, às

Alternativas
Q2326223 Engenharia Naval
A legislação brasileira estabelece que todas as embarcações brasileiras estão sujeitas à inscrição nas Capitanias dos Portos (CP), Delegacias (DL) ou Agências (AG).


Nesse contexto, além de inscritas nas CP, DL ou AG, será obrigatório, para qualquer modalidade de embarcação, o registro da propriedade no Tribunal Marítimo (TM), se as embarcações possuírem arqueação bruta (AB)
Alternativas
Q2326222 Engenharia Naval
De forma geral, o procedimento de compra e venda de um navio pode ser dividido em cinco estágios, conforme apresentados a seguir.

1. Inspeções 2. Negociação de preços e condições 3. Colocação do navio no mercado 4. Fechamento 5. Memorando de acordo

Qual é a sequência de execução dos estágios acima nesse procedimento?
Alternativas
Q2326221 Logística
As propriedades físicas e comerciais da carga a ser transportada impõem os limites aos tipos de navios que podem potencialmente ser usados na operação de transporte.

Nesse contexto, a carga líquida a granel precisa ser transportada em navios do tipo
Alternativas
Q2326220 Logística
Em um contrato de fretamento, o afretador poderá subfretar o navio por tempo (TCP) ou por viagem (VCP), sendo vedado subfretá-lo a casco nu (BCP), na hipótese de o contrato inicial ser na modalidade
Alternativas
Q2326219 Logística
Considere as afirmações a respeito das obrigações do afretador, independentemente da modalidade de fretamento.

I - O afretador deve receber o navio e restituí-lo em condições, lugar e prazos convencionados.

II - O afretador deve dotar o navio de tripulação competente que lhe permita entrar nos portos e deles sair sem riscos de atrasos.

III - O afretador deve disponibilizar o navio em data e local convencionados, em perfeito estado de navegabilidade absoluta e relativa.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q2326218 Engenharia Naval
Conjunto de regras sistemáticas e regulamentares, positivadas internacionalmente pelos países signatários, visando a regulamentar o trânsito de embarcações em mar aberto e em todas as águas a este ligado, no âmbito internacional, e a evitar abalroamento no mar.

A definição acima apresentada corresponde à Convenção Internacional
Alternativas
Q2326217 Engenharia Naval
A Lei no 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, estabelece três modalidades de contratos de afretamento: afretamento a casco nu (BCP), afretamento por tempo (TCP) e afretamento por viagem (VCP).

Nesse contexto, os custos operacionais, tais como salários, mantimentos, manutenção, reparos e sobressalentes, são pagos pelo afretador no(s) contrato(s) de
Alternativas
Q2326216 Logística
Os custos de manutenção dos veículos de uma frota são crescentes ao longo do tempo. Adicionalmente, o custo de manutenção é um dos fatores que são levados em consideração no momento da troca dos veículos.

NÃO é um exemplo de custo de manutenção de um veículo o custo de
Alternativas
Q2326215 Logística

O correto dimensionamento de veículos de uma frota exige que alguns procedimentos sejam seguidos.


NÃO faz parte desses procedimentos

Alternativas
Q2326214 Física
Considere uma escala arbitrária Y, que adota os valores -10 e 140 para os pontos do gelo e do vapor de água, respectivamente. Na comparação da escala Y com as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, verificou-se que o valor medido pelo termômetro na escala Y coincidia com o valor medido pelo termômetro de uma dessas outras escalas em uma determinada temperatura.


Em qual temperatura os valores das medidas coincidem?
Alternativas
Q2326213 Física
A equação de Clapeyron para um gás ideal estabelece a relação da temperatura absoluta (T), da pressão (ρ) e do volume (V) desse gás com o número de moles (n) e a constante universal dos gases ideais (R). Admita que, após uma determinada transformação de um gás ideal de massa constante, sua pressão e seu volume duplicaram.

Nesse caso, a temperatura do gás, em grau Kelvin,
Alternativas
Q2326212 Engenharia Naval
De acordo com a Resolução A.159 (ES.IV) da Assembleia Geral da IMO (International Maritime Organization), todos os governos de países marítimos devem adotar, de forma mandatária, os serviços de praticagem nos portos, com o objetivo de prover segurança à navegação.

No desempenho do seu trabalho, o Prático tem inúmeros deveres, dentre os quais NÃO faz parte o seguinte:
Alternativas
Q2326211 Engenharia Naval
O navio é um equipamento de transporte extremamente complexo, com uma terminologia que lhe é peculiar e conceitos em idioma inglês que, em sua maioria, remontam à era do poderio naval britânico no século XVI, sendo que muitos deles sequer podem ser traduzidos de maneira adequada.

Um caso típico é o conceito de Gross Registered Tonnage (GRT), traduzido em português como Tonelagem Bruta de Arqueação, cujo significado é:
Alternativas
Q2326210 Engenharia Naval
O Capitão, também conhecido como Comandante, exerce a bordo do navio funções relativas às suas gestões náutica e comercial.

É uma responsabilidade referente à gestão comercial:
Alternativas
Q2326209 Engenharia Naval
Os navios são projetados de acordo com finalidades especificas de transporte de cargas e capacidade para atender às necessidades de cada tráfego. No caso dos granéis líquidos, os navios também são especificamente projetados de acordo com o tipo de produto que irão transportar.

Um determinado tipo de navio-tanque, com TPB na faixa de 140.000 a 175.000 toneladas e calado máximo de 17,0 m, pertence à qual classe de navio?
Alternativas
Q2326208 Engenharia Naval
Dentre as suas atribuições, a Autoridade Portuária tem como responsabilidade prover acesso seguro aos navios, bem como oferecer infraestruturas aquaviária e terrestre compatíveis com os tipos de navio que frequentam o porto. As obras de engenharia conhecidas como obras de abrigo têm como finalidade proteger os navios dos efeitos produzidos por ondas, ventos, correntes e marés.

Um exemplo de uma dessas obras é o(a)
Alternativas
Q2326206 Engenharia Naval
A responsabilidade civil do transportador marítimo decorre do risco por ele assumido em um contrato de transporte. Contudo, se o transportador marítimo provar a ocorrência de algumas situações específicas que geram exclusão da responsabilidade, poderá eximir-se de indenizar os prejuízos gerados.

A única situação em que, sendo devidamente comprovada, transfere-se a responsabilidade para o contratante do frete marítimo é a situação de:
Alternativas
Q2326205 Engenharia Naval
Qual é o nome que se dá ao número de dias permitidos para o carregamento ou descarga do navio, sem incorrer em taxas pelo atraso, e cuja contagem do tempo começa a correr quando o navio estiver atracado ou quando sua chegada é registrada?
Alternativas
Q2326204 Engenharia Naval
Há um tipo de afretamento em que o fretador disponibiliza o navio já armado, equipado e em condição de navegabilidade, mediante uma retribuição (hire) pagável durante o período do contrato. O fretador mantém controle sobre a gestão náutica do navio. O afretador assume apenas o controle sobre a gestão comercial.

O afretamento descrito acima é do tipo 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: E
5: B
6: A
7: B
8: A
9: B
10: E
11: C
12: E
13: B
14: B
15: E
16: C
17: C
18: E
19: B
20: A