Questões de Concurso Para engenheiro nuclear

Foram encontradas 86 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1924697 Física
Considere a condução de calor estacionária e unidimensional em uma esfera combustível com raio Rfo, condutividade térmica constante kf e taxa volumétrica de geração e calor q''' uniforme.
Com a temperatura na superfície da esfera Tfo conhecida, a distribuição de temperatura na esfera é dada por 
Alternativas
Q1924696 Engenharia Química e Química Industrial
Considere um escoamento laminar estacionário e plenamente desenvolvido de um fluido newtoniano, incompressível e de viscosidade constante em um tubo reto e liso, com seção transversal circular, com raio interno R e comprimento L. A velocidade média do escoamento é Vm, e a viscosidade do fluido é µ.
A queda de pressão Δp do fluido através do tubo é 
Alternativas
Q1924695 Engenharia Mecânica
Sabe-se que o número de Nusselt para transferência de calor laminar em um tubo circular é 48/11.
Para um tubo com raio de 5 cm e um fluido com condutividade térmica de 0,5 W m-1 K-1 , o coeficiente de transferência de calor convectiva entre o fluido e o tubo, em W m-2 K-1 , é 
Alternativas
Q1924694 Física
Uma esfera tem raio R, massa específica ρ, calor específico c p e condutividade térmica k. A temperatura média inicial da esfera é T0 . No instante t = 0, a esfera é imersa em um fluido refrigerante, com temperatura constante Ta . O coeficiente de transferência de calor convectiva entre a esfera e o fluido é h.
Para número de Biot (h R/k) pequeno, a evolução temporal da temperatura média da esfera é dada por T(t)=Ta +(T0 -Ta )e-t/τ , onde a constante de tempo τ é dada por
Alternativas
Q1924693 Engenharia Química e Química Industrial
Na saída da turbina de um ciclo de Rankine simples, a entalpia específica do vapor é h3 = 2000 kJ kg-1 . Sabe-se que a entalpia específica do líquido saturado é hf = 200 kJ kg-1 e que a entalpia específica do vapor saturado é hg = 2700 kJ kg-1 .
O título (x) do vapor na saída da turbina é
Alternativas
Q1924692 Física
Um reator nuclear tem densidade de potência Q’’’ = 100 MW m-3 .
Se a potência térmica do reator for 471 MW, e o comprimento ativo do núcleo for 1,5 m, o diâmetro equivalente do núcleo desse reator, em m, é 
Dado π = 3,14
Alternativas
Q1924691 Física
Uma das peculiaridades da proteção radiológica em um reator nuclear é a dose advinda da exposição a nêutrons. Nesse contexto, verifica-se a dose no cristalino.
Qual o valor limite de dose anual no cristalino para um indivíduo ocupacionalmente exposto? 
Alternativas
Q1924690 Física
Considerando-se o coeficiente mássico total de atenuação de raios gama de 1 MeV para o chumbo (0,08 cm2 /g), qual a espessura, em cm, de chumbo para atenuar a intensidade de uma fonte pontual gama à metade?
Dado Densidade do chumbo = 11,34 g/cm3 ln 2 = 0,693 ln 3 = 1,099 ln 4 = 1,386
Alternativas
Q1924689 Física
Durante uma aula de Física de Reatores, o professor propôs que os alunos determinassem a condição de criticalidade para um reator cúbico de aresta a, imerso no vácuo, formado por uma mistura homogênea de material físsil e moderador, cujos parâmetros nucleares são: D, nΣf e Σa .
Qual é o tamanho da aresta a que torna o reator crítico?
Alternativas
Q1924688 Física
O fator de pico de potência, fp, em um reator nuclear, é de extrema importância na análise térmica do núcleo. Esse fator é definido pela razão entre a potência máxima e a potência média do núcleo do reator. Para um reator Slab homogêneo de dimensão a, cujos nêutrons se movem a uma única velocidade, o fluxo de nêutrons é: Imagem associada para resolução da questão Φ(x) = Φ0cosImagem associada para resolução da questão.

Nesse caso, o fator de pico de potência é dado por
Alternativas
Q1924687 Física
Admitindo-se que as larguras para emissão de radiação gama e de nêutrons, para o primeiro estado virtual de um isótopo qualquer, são, respectivamente, Γy = 0,076 eV e Γn = 0,024 eV, qual é a probabilidade relativa de que esse isótopo decaia do primeiro estado virtual por emissão de nêutrons?
Alternativas
Q1924686 Física
Os processos de moderação de nêutrons em reatores térmicos têm como objetivo provocar perda da energia dos nêutrons por colisões de espalhamento com o moderador.
Sabendo-se que os nêutrons nascidos da fissão nuclear possuem, em média, energia de 2MeV, e que, em cada colisão de nêutron com o moderador haja uma perda de 50% de sua energia, qual é o número, aproximadamente, de colisões, nc , com o moderador para que a energia final do nêutron seja 1eV?
Dado ln(2) = 0,693 ln(5) = 1,609 ln(10) = 2,302
Alternativas
Q1924685 Física

Abaixo, está representada uma reação de fissão.

Imagem associada para resolução da questão

O número de massa (A) do átomo X e o número atômico (Z) do átomo Y são, respectivamente: 

Alternativas
Q1924684 Física
Atualmente, há mais de 440 reatores nucleares em operação. Dentre esses reatores, destacam-se: PWR, BWR, CANDU e AGR.
Os materiais que são utilizados para remover o calor do núcleo desses reatores durante a operação são, respectivamente:
Alternativas
Q1924683 Física
Usando-se a definição do fator de multiplicação efetivo, k, e admitindo-se que inicialmente existiam N0 nêutrons no reator, o número de nêutrons, após n gerações, é
Alternativas
Q1924682 Física
Os reatores nucleares do tipo PWR representam a tecnologia de reatores mais difundida no mundo, respondendo por, aproximadamente, 60% dos reatores nucleares em operação.
Os reatores do tipo PWR, em condições normais de operação, caracterizam-se por utilizarem o(a)
Alternativas
Q1924681 Física
A seção de choque microscópica de captura, na região de ressonâncias resolvidas, é devidamente representada pela seguinte fórmula de Briet-Wigner:
Alternativas
Q1924680 Física
A técnica de ativação neutrônica pode ser empregada apartir de reatores de pesquisa, sujeitando a amostra a umfluxo de nêutrons com o objetivo de descobrir a composição química da amostra. Uma amostra sem nenhum radionuclídeo é exposta a um fluxo de nêutrons, Φ0m−2s-1,produzindo uma única espécie de radionuclídeo a umataxa constante de R0s-1.
Qual é o tempo necessário para que essa amostra alcance 80% da sua atividade máxima?
Alternativas
Q1924679 Física
Uma forma simples para o cálculo do fator de multiplicação consiste em utilizar a fórmula dos seis fatores, que são os apresentados a seguir.
I - fator de fissão rápida (ε) II - probabilidade de não fuga rápida (pnfr) III - probabilidade de escape da ressonância (pe ) IV - probabilidade de não fuga térmica (pnft) V - fator de utilização térmica (ƒt ) VI - fator de reprodução térmica (ηt )
Sob a condição de meio infinito, o fator de multiplicação fica
Alternativas
Q1924678 Física
Um modelo simples da cinética de reatores que permite avaliar o crescimento da população de nêutrons em função do tempo, utilizando apenas nêutrons prontos, é dado por
Dado N0 - População inicial de nêutrons no reator; k - Fator de multiplicação de nêutrons; ρ - Reatividade; l - Tempo de vida dos nêutrons prontos. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: E
5: D
6: D
7: C
8: A
9: A
10: C
11: E
12: D
13: E
14: C
15: D
16: C
17: E
18: B
19: C
20: A