Questões de Concurso Para médico - ultrassonografista

Foram encontradas 311 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3092716 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA com relação à classificação TI-RADS proposta pelo American College of Radiology (ACR) para avaliação de nódulos tireoidianos.
Alternativas
Q3092715 Medicina
O médico ultrassonografista realizou exame ecográfico obstétrico em uma gestante de 36 semanas e 5 dias, e deparou-se com a seguinte imagem:

Imagem associada para resolução da questão Hipoplasia ou agenesia do vérmis cerebelar e dilatação do quarto ventrículo, com formação cística na fossa posterior.
Fonte: CHARLES, H. Rodeck; WHITTLE, Martin J. Medicina fetal fundamentos e prática clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. p. 619-621.

Essa imagem permite afirmar que o feto apresenta
Alternativas
Q3092714 Medicina
Sobre o diagnóstico de endometriose por meio da ultrassonografia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3092713 Medicina
Paciente LMT, sexo feminino, 42 anos, realizou sua primeira mamografia de rotina em 12/11/2024, mas não apresenta queixas e nega história familiar positiva para neoplasia de mamas. O laudo apresenta nódulo oval e circunscrito no quadrante superolateral da mama direita, medindo 1,5 cm.
Esse achado deve ser classificado como:
Alternativas
Q3092712 Medicina
O mesmo recém-nascido pré-termo, 30 semanas e 3 dias, submetido à ultrassom transfontanela, tem na conclusão do laudo a seguinte classificação: Papile grau II. Qual achado pode ter sido descrito no relatório do exame?
Alternativas
Q3092711 Medicina
Recém-nascido prematuro (30 semanas e 3 dias) apresenta quadro de hipotonia e rebaixamento do nível de consciência. Realizou-se estudo ultrassonográfico transfontanela com evidência de hemorragia da matriz germinal, com componente hemorrágico intraventricular e dilatação ventricular, sem alterações no parênquima cerebral.
Segundo a classificação de Papile, a hemorragia desse recém-nascido é de
Alternativas
Q3092710 Medicina
Analise as alternativas a seguir e marque a que melhor descreve a holoprosencefalia.
Alternativas
Q3092709 Medicina
Sobre os protocolos de avaliação focada com Sonografia para Trauma (FAST) e FAST estendido (E-FAST) realizados à beira do leito, no departamento de emergência para pacientes com trauma, analise as afirmativas a seguir.

I- O exame FAST é normalmente realizado na parte "C” da avaliação primária, durante a avaliação da circulação e hemorragia, de acordo com as diretrizes do Advanced Trauma Life Support (ATLS).
II- O ultrassom fornece um importante exame de triagem inicial no paciente adulto com trauma. No entanto, o ultrassom não substitui os estudos de imagem mais sensíveis, muitas vezes necessários para identificar lesões específicas em pacientes com sintomas ou sinais abdominais ou torácicos preocupantes.
III- O objetivo principal do exame FAST é determinar a presença de líquido livre pericárdico, intratorácico ou intraperitoneal patológico, que aparece como uma coleção hiperecoica, ou a presença de pneumotórax.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3092708 Medicina
J. F. L., 40 anos, relata a seu médico que, ao realizar atividade física, apresenta cansaço excessivo e falta de ar, além de já acordar com suas pernas e pés inchados.
Diante desse relato, avalie as afirmativas a seguir quanto aos sinais de insuficiência cardíaca direita.

I- Dilatação da veia esplênica.
II- Veia cava inferior com diâmetro maior que 20 mm.
III- Veias hepáticas dilatadas.
IV- Derrame pleural.
V- Veia cava inferior sem colapso durante a inspiração.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3092707 Radiologia
Qual alternativa descreve corretamente o fenômeno de aliasing?
Alternativas
Q3066015 Radiologia
Paciente realiza ressonância magnética que individualiza múltiplas formações císticas pancreáticas, conforme a imagem a seguir:
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 43, n. 5, out. 1999.
Nesse caso, o paciente não possui maior risco de desenvolver:
Alternativas
Q3066014 Radiologia
De acordo com a classificação MY-RADS, no estágio 2, há:
I- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição ligeira do número e do tamanho das lesões focais.
II- Doença recidivada.
III- Aparecimento suspeito e ambíguo de nova lesão.
IV- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição inequívoca do número e do tamanho das lesões focais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3066013 Radiologia
Não são achados comuns na avaliação ultrassonográfica de pacientes com hepatopatia crônica e ascite:  
Alternativas
Q3066012 Radiologia
Paciente feminina, 55 anos, com queixa de dor abdominal de início há 2 dias e massa palpável no epigástrio, realiza ultrassonografia, evidenciando massa cística na cabeça do pâncreas, com aspecto em “favo de mel”, exibindo inúmeros finos septos no seu interior e múltiplos pequenos cistos com conteúdo homogêneo. Marcadores tumorais negativos (CEA e CA19-9).
Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3066011 Radiologia
AFB, sexo feminino, 35 anos, realiza ecografia de abdome de rotina identificando-se nódulo hepático isoecogênico ao parênquima circunjacente, apresentando, ao Doppler colorido, padrão de vascularização em “roda de carroça”. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q3066010 Radiologia
Sobre o uso do ultrassom em diversos ramos, analise as afirmativas a seguir.
I- Ao examinar os rins, irá gerar a possibilidade de detecção de algum tipo de problema em alguma dessas partes desse órgão, tais como: cálculos, dilatações, infecções, tumores (malignos ou benignos).
II- Ao examinar os rins, tem-se a possibilidade de visualização nítida da sua cápsula, sua estrutura funcional chamada de parênquima, assim como sua porção mais central e que, nas imagens ultrassonográficas, aparecem brilhantes, denominada de bacinete.
III- Na bexiga urinária, há a necessidade de uma repleção hídrica adequada, para que ela possa se distender. E, assim, obter imagens de suas paredes, da sua capacidade máxima de enchimento, dos meatos (que são os locais por onde desembocam os "canais" que trazem urina dos rins) e de sua capacidade de esvaziamento.
IV- Atualmente, o exame de ultrassom do trato urinário é uma excelente arma diagnóstica para ser usada em pacientes com queixas urinárias.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3066009 Radiologia
Qual alternativa descreve corretamente as noções básicas de anatomia e histologia óssea?
Alternativas
Q3066008 Radiologia
Diminuição ou perda da intensidade do sinal gerado pelas ondas de ultrassom, principalmente em estruturas profundas, pode ser compensado(a) fazendo um ajuste do ganho do aparelho com a finalidade de deixar a imagem mais homogênea. Qual é o artefato descrito? 
Alternativas
Q3066007 Radiologia
Uma onda de ultrassom se propaga por um meio biológico liberando parte de sua energia na forma de calor e vibração tecidual; resulta em diminuição da amplitude ou depressão da onda. Qual o fenômeno físico mencionado?
Alternativas
Q3066006 Radiologia
RN, pré-termo, sexo feminino, 31 semanas, submetido a ultrassom transfontanela, tem na conclusão do laudo a seguinte classificação: Papile grau II. Qual é o achado descrito no relatório do exame?
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: A
8: B
9: D
10: E
11: D
12: E
13: D
14: C
15: E
16: A
17: C
18: B
19: A
20: D