Questões de Concurso Para especialista em proteção radiológica

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1913354 Química

Considere-se uma situação em que é preciso selecionar os equipamentos de proteção individual (EPI) para um trabalhador que vai manusear uma fonte de calibração, eletrodepositada, de 210Po(Eα = 5,30 MeV).


Os EPI ou instrumentos necessários para esse fim são

Alternativas
Q1913353 Química

Considere uma fonte de 137Cs e uma pessoa a um metro de distância, em relação à fonte.


Quando essa pessoa se afasta, aumentando a distância para três metros, qual o fator de redução da sua exposição à radiação?

Alternativas
Q1913352 Química
No sistema internacional (SI), as unidades que expressam as grandezas radiológicas, dose equivalente e dose equivalente efetiva, respectivamente, são 
Alternativas
Q1913351 Química

O radônio (222Rn) é um gás radioativo natural, que se acumula no interior das residências, sendo considerado um dos principais contribuintes para exposição do homem à radiação ionizante.


Considerando-se o seu tempo de meia-vida de 3,82 dias, quanto tempo levaria para uma certa quantidade de 222Rn decair para 70% do seu valor inicial?

Alternativas
Q1913350 Química

No sistema internacional (SI), a unidade de atividade é o Bequerel (Bq). Outra unidade de atividade, o Curie (Ci), é adotada, em particular, nos Estados Unidos.


Quantos Bq equivalem a um micro-Ci?  

Alternativas
Q1913349 Radiologia

A grandeza exposição, definida somente para o ar e para as radiações X ou gama, é medida utilizando-se uma câmara de ionização a ar.


A unidade de exposição, no Sistema Internacional (SI), é

Alternativas
Q1913348 Radiologia

A reação biológica de um indivíduo à exposição de radiação depende de diversos fatores. Para fins de proteção radiológica, em função da dose e da forma de resposta, os efeitos biológicos da radiação são classificados em estocásticos e determinísticos (não estocásticos).


Qual é a probabilidade de ocorrência de um efeito determinístico para valores de dose acima do limiar de um determinado tecido ou órgão? 

Alternativas
Q1913347 Radiologia

A Norma CNEN NN 3.01, com relação à limitação de dose individual, estabelece: “A exposição normal dos indivíduos deve ser restringida de tal modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado pela referida norma, salvo em circunstâncias especiais, autorizadas pela CNEN. Esses limites de dose não se aplicam às exposições médicas.”


Considerando-se que a média aritmética, em 5 anos consecutivos, não pode exceder 50 mSv em qualquer ano, qual é o limite de dose efetiva anual, para corpo inteiro, para indivíduos ocupacionalmente expostos, de acordo com a referida Norma?

Alternativas
Q1913346 Radiologia

Os serviços de radioproteção devem possuir os equipamentos necessários para realizar a monitoração individual de trabalhadores, a monitoração de área, a monitoração ambiental, o ensaio de instrumentos, a proteção pessoal e a descontaminação externa de pessoas e superfícies.

Avaliação e controle das condições radiológicas das áreas de uma instalação, incluindo medição de grandezas relativas a campos externos de radiação, contaminação de superfícies e contaminação atmosférica, são procedimentos relativos à(ao)

Alternativas
Q1913345 Radiologia

A monitoração do Indivíduo Ocupacionalmente Exposto (IOE) à radiação ionizante é uma obrigação legal prevista nas legislações trabalhista e sanitária, e nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear Nacional (CNEN). A exposição externa pode ser avaliada mediante utilização de filmes dosimétricos, que são monitores passivos.


Qual é a periodicidade exigida, no Brasil, para a monitoração da dosimetria externa individual utilizando-se esses dosímetros?

Alternativas
Q1913344 Radiologia

Para fins de gerenciamento da proteção radiológica da instalação, os titulares devem classificar as áreas de trabalho com radiação ou com material radioativo.


A adoção de medidas específicas de proteção e segurança, para garantir que as exposições ocupacionais normais estejam em conformidade com os requisitos de otimização e de limitação de dose, além de prevenir ou reduzir a magnitude das exposições potenciais, é exigida em áreas 

Alternativas
Q1913343 Química

Na busca pelo equilíbrio nuclear, os nuclídeos podem emitir radiação e se transformar em nuclídeos filhos, formando um novo elemento radioativo. Esse processo continua até que seja formado um isótopo estável.

Na Figura abaixo, mostra-se a série radioativa do Urânio238, gerada por subsequentes desintegrações radioativas. Cada linha horizontal representa emissão de partícula a, e as linhas verticais são decorrentes de emissões β.


Imagem associada para resolução da questão


Qual é o elemento radioativo com o menor tempo de meia-vida na série radioativa do U238?

Alternativas
Q1913342 Radiologia

Os rejeitos radioativos são classificados em relação às suas meias-vidas, aos seus níveis e à natureza da radiação.


Rejeitos que contêm radionuclídeos com valores de atividade ou de concentração de atividade em massa ou em volume inferiores ou iguais aos respectivos níveis de dispensa, estabelecidos por Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN NN 8.01), são chamados de rejeitos

Alternativas
Q1913341 Química
Qual é o símbolo, desconsiderando-se a recomendação de cor, utilizado internacionalmente para indicar a presença de radiação ionizante?
Alternativas
Q1913340 Radiologia

O princípio de funcionamento de um determinado detector está baseado na captura de elétrons e de buracos por armadilhas presentes em alguns cristais inorgânicos, devido às imperfeições na rede cristalina. A probabilidade de esses elétrons e de esses buracos capturados escaparem das armadilhas à temperatura ambiente é muito pequena. Quando o cristal é aquecido, os elétrons aprisionados são liberados e perdem energia por meio da emissão de fótons na faixa da luz visível, sendo o sinal luminoso proporcional à radiação incidente.


A descrição básica do princípio de funcionamento descrito acima refere-se ao seguinte tipo de detector de radiação:

Alternativas
Q1913339 Radiologia

Rejeito radioativo é qualquer material resultante de atividades com radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção e para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista. A Agência Internacional de Energia Atômica estabeleceu os princípios fundamentais de gerenciamento responsável de rejeitos radioativos.


O princípio mais importante é

Alternativas
Q1913338 Química

Quando o número de prótons e nêutrons é elevado, o núcleo pode tornar-se instável devido à repulsão elétrica entre os prótons. Essa força pode superar a força nuclear atrativa de curto alcance, resultando na emissão, pelo núcleo, de partículas constituídas de 2 prótons e 2 nêutrons.


Qual é a partícula emitida nesse processo? 

Alternativas
Q1913337 Radiologia

Contaminação refere-se à presença indesejável de materiais radioativos em pessoas, materiais, meios e locais.

O nome do teste aplicado para detectar contaminação por substâncias radioativas em superfícies, que consiste em remover, parcialmente, através de um meio absorvedor, o material, de natureza radioativa ou não, depositado na superfície, é  

Alternativas
Q1913336 Química

Fontes radioativas são amplamente utilizadas em medicina, indústria, ensino e pesquisa científica.


As fontes radioativas encerradas hermeticamente em uma cápsula, ou ligadas totalmente a um material inativo envolvente, de forma que não possa haver dispersão da substância radioativa em condições normais e severas de uso, são classificadas como 

Alternativas
Q1913335 Radiologia

A presença de um campo de radiação ionizante não pode ser percebida pelos sentidos humanos. Dessa forma, são necessários dispositivos capazes de detectá-lo e quantificá-lo. O princípio utilizado para a detecção da radiação está baseado em sua interação com um determinado meio material. As técnicas de detecção mais antigas e amplamente usadas são aquelas baseadas nos efeitos produzidos quando uma partícula carregada atravessa um gás.


São exemplos de detectores a gás:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: D
5: C
6: A
7: E
8: D
9: B
10: C
11: B
12: C
13: E
14: C
15: B
16: D
17: C
18: C
19: E
20: E