Questões de Concurso
Para perito em acidente de trânsito
Foram encontradas 60 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Figura 2. Relação entre os níveis de acessibilidade e mobilidade para os diferentes tipos de vias urbanas
Fonte: MT/DNIT/IPR
Analise a Figura 1 que apresenta o posicionamento transversal dos sinais de indicação. Considerando a recomendação padrão estabelecida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinale a alternativa correta que apresenta os valores representados pelas letras X (distância) e Y (altura) na Figura 1.
Figura 1. Sinais de Indicação - Posicionamento transversal: recomendação padrão
Fonte: MT/DNIT/IPR
O ______ é o sistema de registro, gestão e controle de dados e informações sobre acidentes e estatísticas de trânsito, coletados pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e pelos demais órgãos e entidades que efetuam o registro de acidentes de trânsito, que apuram suas circunstâncias ou prestam atendimento às suas vítimas.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto.
“Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima: de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo; de adotar providências, podendo fazê-lo, no sentido de evitar perigo para o trânsito no local; de preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da polícia e da perícia; constitui infração ______, com penalidade multa (cinco vezes) e ______, além do ______ do documento de habilitação”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. A frenagem consiste em marca pneumática impressa na superfície asfáltica, caracterizada pelo desprendimento de material dos pneumáticos devido ao aquecimento quando da aplicação dos freios no processo de parada do veículo. Os veículos com sistema de freios do tipo ABS prejudicam a avaliação das marcas de frenagem.
II. Arrasto é uma marca pneumática impressa na superfície asfáltica ou concreto, caracterizada pelo desprendimento de material dos pneumáticos devido ao aquecimento, quando o veículo é deslocado transversalmente ou longitudinalmente.
III. A sulcagem é decorrente do contato violento entre as partes metálicas de dois veículos.
IV. Materiais inorgânicos como manchas de sangue, desprendimento de pele e até mesmo ossos são encontrados em locais de acidente de trânsito. Eles devem ser catalogados, identificados e posicionados no croqui no momento do levantamento.
Estão corretas as afirmativas:
“Um veículo estava trafegando por uma pista em reta e nível durante a noite. O motorista percebeu uma capivara parada a frente, no caminho, e acionou os freios, demarcando 20 m (metros) no pavimento. Apesar da reação do motorista o atropelamento do animal não pôde ser evitado e juntos, carro e animal, percorreram 25 m (metros) em reta até a parada, causando a morte do animal e diversos ferimentos no motorista, que seguiu para o hospital em estado grave. O veículo envolvido no acidente tem massa de 1.100 kg (quilogramas) e o animal 220 kg (quilogramas)”.
A equipe de perícia utilizou o PCQM unidimensional para calcular, por meio das massas, a relação entre a velocidade do veículo (V) no impacto e a velocidade final após o atropelamento (u) que é a mesma para o veículo e o carro, obtendo:
V1 = 1,20 u
Considerando o Coeficiente de Atrito Cinético μ = 0,8, a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 (metros por segundo ao quadrado) e as demais informações do texto, aplique o processo de dissipação da energia cinética na frenagem após o acidente (teorema da transformação de energia cinética em trabalho da força de atrito) para calcular a velocidade final u e, assim, calcular V. Assinale a alternativa correta que apresenta o valor da velocidade de impacto do veículo (V).
A partir de uma determinada velocidade, a força de sustentação hidrodinâmica exercida pela cunha de água sob o pneumático passa a ser igual à pressão exercida pela carga correspondente àquele pneumático, ocorrendo o deslizamento do pneumático sobre a água.
(Negrini Neto, O. e Kleinübing, R. Dinâmica dos acidentes de trânsito – Análises, Reconstruções e Prevenção. 3 ed. Campinas: Millennium Editora, 2009, p. 202)
O fenômeno da aquaplanagem é, por diversas vezes, atribuído como causa de acidentes de trânsito, entretanto, diversos fatores podem estar associados a esse fenômeno. Considerando a aquaplanagem e demais fatores causais associados, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Fatores humanos podem estar associados ao fenômeno de aquaplanagem, como a velocidade imprimida e manobras evasivas bruscas efetuadas pelo condutor do veículo.
( ) Fatores veiculares podem estar associados ao fenômeno de aquaplanagem, como o estado da borracha e a pressão de calibragem dos pneumáticos.
( ) As características físicas da via, como a infraestrutura viária de drenagem e as condições climáticas, são fatores viário-ambientais associados ao fenômeno de aquaplanagem.
( ) O porte do veículo e a construção dos pneumáticos, como o desenho das bandas de rodagem, são fatores veiculares associados ao fenômeno de aquaplanagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Para se certificar do grau de preservação do local, ou seja, que não tenham ocorrido alterações pelos envolvidos no acidente ou populares, o perito deve observar a concordância dos vestígios com as posições de veículos, vítimas, peças, entre outros; e em hipótese alguma deve-se pedir informações sobre o ocorrido no local.
II. O local e seus elementos devem ser fotografados de quantos ângulos forem necessários para uma análise completa sobre o ocorrido.
III. Para elaboração do croqui, todas as medidas devem ser assinaladas a partir de pontos que se possa considerar permanentes, como postes, árvores e construções.
Estão corretas as afirmativas:
(ALMEIDA, L. L. Manual de perícias em acidentes de trânsito. Campinas: Millennium Editora, 2011)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. A Colisão Traseira é aquela que ocorre entre dois ou mais veículos que trafegam na mesma via, na mesma faixa de rolamento e no mesmo sentido de tráfego; sendo que o veículo que trafega atrás atinge a porção posterior do veículo que trafega à frente.
II. Acidente de Acesso se caracteriza por uma colisão que ocorre entre dois veículos em vias com fluxos que se cruzam, sendo que um dos veículos detém prioridade de tráfego.
III. Invasão de Faixa é uma colisão que ocorre quando um veículo 1, que trafega na mesma via de um veículo 2, em faixas de mesmo sentido ou em pistas de mesmo sentido, invade a faixa de tráfego do veículo 2, na tentativa de adentrar sua faixa e manter-se trafegando por ela.
IV. Concurso por Faixa é uma colisão que ocorre quando um veículo 1 invade a faixa ou pista de tráfego de um veículo 2 que trafega em sentido oposto.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Os membros da equipe de resgate, no atendimento de acidentes com veículo submerso ou semi-submerso, devem portar colete salva-vidas e, caso haja correnteza acentuada, deverão estar amarrados à cordas de segurança fixadas nas margens.
( ) Em veículos submersos, que se encontram com vidros fechados e íntegros, a pressão hidráulica poderá dificultar, ou mesmo impedir, a abertura das portas. É necessário proteger os vidros para que os mesmos não sejam quebrados antes que as portas sejam abertas com ferramentas adequadas, visando a segurança dos ocupantes.
( ) Uma dificuldade a mais na retirada de acidentados dos veículos que caíram na água é a presença de lodo ou lama do fundo; que dificulta a movimentação da equipe de resgate e a abertura das portas dos veículos.
( ) Em acidentes em que veículos caem em grandes desníveis, o material utilizado para retirada do acidentado das ferragens, assim como a maca e o material de socorro médico, devem ser rigidamente amarrados quando da descida para o local do acidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.