Questões de Concurso
Para tecnologista pleno i - processamento de dados meteorológicos modelos numéricos e desenvolvimento de produtos na escala subsazonal e sazonal
Foram encontradas 26 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sistemas operativos que são instalados utilizando _____ como base possuem um _____ e um _____ que o rodeia, permitindo mediante _____ que usuário possa interagir com as diversas componentes do _____ e recursos do sistema, sejam elas físicas ou inclusive virtuais. O núcleo é mantido por um consórcio de padrão industrial liderado por _____ que acompanha os desenvolvimentos e tendências de hardware de forma que o núcleo das diferentes distribuições tenha as implementações adequadas, inclusive antes que o hardware seja lançado no mercado.
Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento.
O comando de shell que seria mais apropriado para mostrar o arquivo todo é o(a)
Essa ferramenta interpreta e executa os comandos fornecidos, atuando como uma ponte conversacional entre o usuário e o sistema operacional. Existem várias versões de shell, como o csh, tcsh, sh, bash, ksh e zsh, que compartilham funções básicas, mas se distinguem por características próprias e comandos exclusivos.
Assinale a opção que indica a primeira Shell criada para UNIX:
Nesse contexto, ler e manipular dados de um arquivo NetCDF usando o Python é possível
Observe os fenômenos meteorológicos objetos de modelagem, listados a seguir.
1. Sistemas frontais.
2. Tornados (Dust devils).
3. Efeitos de poluição urbana.
4. Turbulência isotrópica.
Assinale a opção que apresenta os fenômenos em ordem decrescente de escala espacial horizontal.
Os modelos globais simulam as condições atmosféricas de todo o planeta, tem resolução horizontal maior (da ordem de 100 km), vários níveis verticais, e precisam de condições iniciais de todo o globo. Esses modelos são eficientes para simular a circulação geral da atmosfera, mas não possuem precisão na modelagem de sistemas de menor escala, como brisas de vale e de montanha.
Como há uma limitação computacional em termos de tempo de processamento e de armazenamento para um acoplamento mais discretizado dos modelos globais, foram desenvolvidos modelos regionais que simulam as condições atmosféricas em porções menores do planeta (resolução horizontal na ordem de 10 km), trabalhando a partir de condições iniciais e de condições de contorno lateral (em geral vem das saídas de modelos globais).
Analise os modelos utilizados pelo CPTEC/INPE a seguir:
I. BAM.
II. ETA.
III. WRF.
São exemplos de modelos regionais:
Observe o Diagrama de Taylor construído para comparar 5 modelos regionais para a previsão de tempo e clima, que estão simulando o padrão espacial da precipitação acumulada de 24 horas (em mm) durante o outono.
A resolução espacial foi de 5 km, com saídas de hora em hora. Os modelos estão marcados no diagrama por I, II, III, IV e V.
Baseado no gráfico, assinale a afirmativa correta.
Relacione as equações diferenciais utilizadas em MCG com a física que pretendem atender.
1.
2.
3.
4.
( ) Conservação da quantidade de movimento.
( ) Conservação de massa de ar.
( ) Conservação de energia.
( ) Relação de estado.
Nota: nas equações, V é a velocidade, p é a pressão, ρ é a densidade, T é a temperatura e t é o tempo.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Dentro desse sistema podem ocorrer perturbações locais que geram oscilações que alteram esse padrão médio e se propagam para outras regiões, gerando anomalias que estão teleconectadas (conectadas a distância) às perturbações originais. Esses padrões com teleconexão apresentam longo prazo, com baixa frequência (variabilidade subsazonal a interanual) ou baixíssima frequência.
Analise as oscilações a seguir:
I. Dipolo Oceânico Índico.
II. Madden-Julian.
III. Decadal do Pacífico.
Assinale a opção que indica as oscilações que apresentam baixíssima frequência.
1. Modo Anular Norte (Northern Annular Mode).
2. El Niño Oscilação Sul (El Niño Southern Oscillation).
3. Oscilação Antártica (Antartic Oscillation).
4. Modo Dipolo do Oceano Índico (Indian Ocean Dipolo Mode)
( ) é o principal modo de variabilidade climática natural da circulação extratropical no Hemisfério Sul, caracterizada por perturbações de altura geopotencial zonalmente simétricas com sinais opostos entre a Antártica e as latitudes a cerca de 45°S.
( ) é um padrão climático caracterizado por ventos circulando no sentido anti-horário ao redor do Ártico a cerca de 55o N, que em sua fase positiva, atua para confinar o ar mais frio.
( ) é uma oscilação irregular das temperaturas da superfície do mar (TSM) em que o oceano ocidental (Mar da Arábia) torna-se alternadamente mais quente (fase positiva) e depois mais frio (fase negativa) do que a parte oriental do oceano (sul da Indonésia).
( ) é uma oscilação interanual na temperatura do Pacífico equatorial que ora está aquecido e provoca chuvas na região oriental do oceano e ora está arrefecido; estando intimamente relacionado a oscilação da pressão atmosférica no Pacífico ocidental.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Relacione as oscilações aos seus respectivos índices de monitoramento e previsão de teleconexões.
1. Oscilação de Madden-Julian (OMJ).
2. Oscilação Antártica
3. El Niño Oscilação Sul
4. Dipolo do Oceano Índico
( ) Índice AAO.
( ) Índice RMM.
( ) Índice ONI.
( ) Índice IOD.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
No que diz respeito as características dos oceanos e sua interação com a atmosfera, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação às características e às influências da Oscilação de Madden-Julian (OMJ) no Brasil e no entorno da América do Sul, analise as afirmativas a seguir.
I. A OMJ ora favorece, ora é neutra e ora desfavorece a formação de chuvas principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
II. Quando os movimentos subsidentes estão inibindo a formação de chuvas sobre a Indonésia, uma área de movimentos ascendentes favorece a formação de chuvas no Brasil.
III. A OMJ tem grande influência na ciclogenese tropical, provocando a formação de ciclones intertropicais na bacia sudoeste do Atlântico, próxima ao estado da Bahia.
Está correto o que se afirma em
No que diz respeito às correntes de jato, assinale a afirmativa correta.
Com relação às oscilações sazonais de posição da ZCIT em anos considerados normais na região equatorial do Atlântico, analise as afirmativas a seguir.
I. Durante o período de agosto a setembro, alcança sua posição mais ao norte (em torno de 140 N).
II. Durante o período de março a abril, alcança sua posição mais ao sul (em torno de 20 S).
III. Essa migração sazonal está associada aos fatores que causam o fortalecimento ou enfraquecimento dos alísios (de nordeste e sudeste) e tem papel importante na determinação da estação chuvosa no norte da região Nordeste brasileira.
Está correto o que se afirma em
Sobre o tema, leia o fragmento a seguir.
“O _____ é definido como o conjunto do estado das condições atmosféricas ou meteorológicas, ocorrido numa escala de poucas horas a poucos dias consecutivos; já _____ é definido a partir das médias observadas do tempo num longo período. Logo na previsão do _____, para minimizar os efeitos do caos atmosférico, várias simulações são realizadas para o mesmo período e, a seguir, a média dessas simulações é calculada a fim de fornecer a previsão sazonal do conjunto.”
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento.
Assinale a opção que indica o instrumento utilizado especificamente para medir a velocidade do vento.
Assinale a opção que indica a escala especificamente focada no desenvolvimento de ciclones extratropicais, na influência dinâmica da tropopausa e na vorticidade com estratificação.
Diante disso, a técnica de preenchimento de falhas em dados de precipitação coletados em séries históricas que emprega modelos estatísticos que estimam valores ausentes com base em variáveis preditoras que possuem correlações significativas com a variável de interesse é o(a)
Para isso, ele pretende aplicar um método que divide a área da bacia em polígonos que representam as zonas de influência de cada estação. Para criar esse mapa, o meteorologista deverá utilizar como método de distribuição o método