Questões de Concurso
Para tecnologista júnior i - manutenção de infraestrutura de energia (geração e distribuição) ar condicionado combate a incêndio e controle de acesso em instalações críticas de cpd de grande porte
Foram encontradas 41 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Tais procedimentos podem ser alterados, substituídos, ampliados ou eliminados, em função das peculiaridades de cada situação, desde que seja mantido o mesmo nível de segurança originalmente preconizado, por um profissional:
Durante a fase de validação do produto, realizou-se um teste de avaliação da sua vida útil. O teste consistiu em deixar 1000 lâmpadas acessas continuamente durante um período de 25000 horas.
Durante o período considerado, 500 lâmpadas apresentaram falhas, sendo retiradas do teste.
Com base nessas informações, a Taxa de Falhas estimada em falhas por milhão de horas para essas lâmpadas será de:
A ideia central foi priorizar a manutenção preventiva evitando paradas desnecessárias e longos tempos de reparo provocados pelo uso contínuo da manutenção corretiva, além de diminuir o nível de retrabalho.
Durante um período de observação de três meses após a implementação das mudanças, observou-se que:
- foram gastas 700 horas com manutenção preventiva e 300 horas com manutenção corretiva; e
- das 120 ordens de serviço de manutenção abertas no período, apenas 15 foram reabertas.
Dessa forma, o índice de manutenção preventiva e o índice de retrabalho no período considerado foram, respectivamente, de:
I. O Tempo Médio Entre Falhas (TMEF) é uma medida básica de confiabilidade de itens reparáveis.
II. O Tempo Médio Para Falha (TMPF) é uma medida básica de confiabilidade de itens não reparáveis.
III. O Custo de Manutenção por Valor de Reposição consiste na relação entre o custo total de manutenção de um equipamento com o seu valor de compra.
Está correto o que se afirma em:
I. De acordo com a manutenção centrada na confiabilidade o erro de projeto não pode ser considerado como uma possível causa de falha de equipamento.
II. Um erro recorrente na utilização do ciclo PDCA na manutenção é focar sempre em torno da fase de planejamento (Plan) não atentando para as demais.
III. O Diagrama de Pareto aplicado na análise de falhas ocorridas em um equipamento permite selecionar prioridades quando há um grande número de problemas.
Está correto o que se afirma em
- Tempo Médio Entre Falhas (TMEF): 900 horas;
- Tempo Médio Entre Manutenções (TMEM), o qual leva em conta todos os tipos de manutenção realizadas: 600 horas;
- Tempo Médio Para Reparos (TMPR): 100 horas; e
- Tempo Médio de Paralisações (TMP), o qual leva em conta todos os motivos de paralisação): 150 horas.
Com base nesses resultados, os valores da disponibilidade inerente e da disponibilidade operacional, em porcentagem, são, respectivamente:
Durante o teste de resistência do protótipo de um desses equipamentos, obteve-se os seguintes dados:
Onde:
- T1, T2, T3, T4 e T5 representam o número de horas até que ocorresse uma falha que impedisse o funcionamento do equipamento; e
- F1, F2, F3 e F4 representam as falhas que ocorreram entre as séries de funcionamento do equipamento.
Os tempos, em minutos, para os reparos das falhas apresentadas durante o teste foram os seguintes:
Com base nesses dados, a taxa de reparos (reparos por hora) desse equipamento será de:
Com relação à qualidade na manutenção, analise os itens a seguir:
I. A falta de um plano de ação (responsabilidades e prazos) não é um fator inibidor do processo de implantação da qualidade na manutenção.
II. A implantação da qualidade na manutenção gera uma redução dos custos de manutenção.
III. O excesso de burocracia é um fator inibidor do processo de implantação da qualidade na manutenção.
Está correto o que se afirma em:
( ) O custo do material de consumo pode ser considerado como um exemplo do custo indireto.
( ) Os custos diretos são aqueles necessários para manter os equipamentos em operação.
( ) O custo das peças sobressalentes pode ser considerado como um exemplo do custo direto.
As afirmativas são, respectivamente:
I. A manutenção corretiva planejada é a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, por decisão gerencial, ou seja, pela atuação em função de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra.
II. A manutenção detectiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal da operação e manutenção.
III. Na manutenção preditiva, as falhas necessitam ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progressão acompanhada.
Está correto o que se afirma em:
( ) Material de Consumo: aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.
( ) Material Permanente: aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.
( ) Material Permanente: aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física e/ou tem uma durabilidade superior a três anos.
( ) Material de Consumo: aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a três anos.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a opção que apresenta, em ordem cronológica, as 3 (três) fases que compõem essas curvas e as respectivas falhas associadas a cada fase.
( ) Para a gestão de riscos na terceirização, não é recomendado que os dados sigilosos relativos à operação da contratante e também de seus clientes sejam protegidos.
( ) A gestão de terceiros é uma prática administrativa que tem por objetivo garantir a boa atuação, a parceria adequada e a qualidade dos serviços e/ou produtos oferecidos por negócios ou prestadores de serviços terceirizados.
( ) Entre os vários benefícios da Gestão de Serviços de Terceiros, podemos explicitar a Redução de Custos, o acompanhamento pontual e eficaz dos serviços prestados e maiores chances de um serviço de qualidade.
( ) A entrega do serviço contratado com qualidade depende tanto do comprometimento do prestador de serviço, como também do correto monitoramento e controle da contratante.
As afirmativas são, respectivamente,
O quadro abaixo apresenta um controle de entradas e saídas do estoque de uma fábrica.
Utilizando os métodos de avaliação de estoque FIFO e LIFO, o valor
do estoque ao final desta operação, será respectivamente:
“é o indicador que demonstra o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média (caso não haja reposição).”
A definição acima se refere ao conceito: